Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 4 de abril de 2020

Morre aos 16 anos Logan Williams, ator de 'The Flash'



Morreu na última quinta-feira (2) o ator Logan Williams, que interpretava o jovem Barry Allen na série "The Flash", da CW. Williams tinha apenas 16 anos e a causa de sua morte ainda não foi divulgada, segundo informações da revista Hollywood Reporter. O protagonista da série, Grant Gustin, lamentou a morte do colega de elenco com uma foto em que ele aparece com Williams. "Eu fiquei tão impressionado não apenas pelo talento de Logan, mas por seu profissionalismo nas gravações. Meus pensamentos e orações vão para ele e sua família neste que tenho certeza ser um momento inimaginavelmente difícil para eles", escreveu ele em seu perfil no Instagram. O ator ainda pediu que os fãs mantivessem Logan Williams e sua família presentes em suas orações, nestes tempos "estranhos e difíceis". "Enviamos amor para todos", concluiu.


Vítima de Covid-19 na Bahia morreu cinco dias após ter realizado sonho de ser mãe



A 7ª vítima fatal do coronavírus na Bahia foi a professora Rafaela da Silva de Jesus, 28. Ela passou os últimos cinco anos lutando pelo desejo de ser mãe e uma semana após realizar o sonho, foi separada da filha, a pequena Alice. Rafaela fez tratamentos médicos de fertilização e conseguiu, há nove meses, engravidar. A professora, que deu à luz no dia 25 de março, teve o sonho da maternidade interrompido pela Covid-19 na última quarta-feira (1). Rafaela procurou uma UPA cinco dias depois de ter deixado o hospital onde fez a cesárea, em Itapetinga, com febre baixa e falta de ar. Como tinha passado por Trancoso, local onde foram registrados casos do novo coronavírus, ela foi imediatamente isolada, intubada e ligada a um respirador mecânico. A professora seria transferida para Vitória da Conquista, já que em Itapetinga não tem leitos de UTI, mas morreu enquanto aguardava a chegada da ambulância. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

Bahia: Juazeiro tem novos casos suspeitos de H1N1 e COVID-19, neste sábado (04)



Neste sábado (04), a Secretaria da Saúde de Juazeiro informa que mais duas pessoas com sintomas de H1N1 foram notificadas, subindo para 56 o número de notificações. Mais dois resultados deram positivos, com isso agora são 15 casos confirmados de H1N1, incluindo dois óbitos. Atualmente, 19 casos suspeitos já foram descartados e 22 estão em investigação.

Para o coronavírus, o município registra 29 notificações com dois casos confirmados e curados clinicamente, 15 casos suspeitos já foram descartados, 12 estão  em análise pelo Laboratório Central (LACEN) em Salvador e não há nenhum óbito.

Evite aglomerações e mantenha os hábitos de higiene lavando bem as mãos.

Saúde é prioridade!

Ascom-PMJ



Bahia: Um dia após aniversário, jovem é executado com vários tiros dentro de casa em Retirolândia



Ivan Nascimento Lima, conhecido também como ‘Dey’, foi executado com vários tiros dentro de casa no bairro Retiro Velho, em Retirolândia, região sisaleira da Bahia, no início da noite desta sexta-feira (3). Ele tinha 21 anos, completados na quinta-feira (2). Não há detalhes sobre autoria nem motivação do assassinato. A Polícia Militar compareceu ao local e encontrou a vítima caída no chão da sala da residência, já sem vida. De acordo com informações da polícia, Ivan era suspeito de envolvimento em crimes como homicídio, roubo e tráfico de drogas. O corpo foi encaminhado para necropsia no Departamento de Polícia Técnica da cidade de Serrinha. A Polícia Civil deve investigar o caso.

Notícias de Santaluz

Salvador Bahia: Quatro mortos em tiroteio na Liberdade



Uma ação policial na noite desta sexta-feira (03/04), no bairro da Liberdade, em Salvador, deixou quatro homens mortos. De acordo com a fonte do Informe Baiano, militares realizavam uma investida contra o tráfico na localidade conhecida como Central e foram recebidos a tiros por um grupo com mais de 10 bandidos. Houve intenso confronto e seis escaparam. Os 4 baleados foram socorridos para o Hospital Ernesto Simões, mas não resistiram aos ferimentos. Os nomes dos criminosos ainda não foram divulgados. Um deles usava tornozeira eletrônica. Armas e drogas foram apreendidas. O balanço da operação deve ser divulgado no domingo pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).



Covid-19 na Bahia: Confirmado o primeiro caso de coronavírus em Jacobina



Neste sábado, 04 de abril de 2020, a Secretária de Saúde confirmou o primeiro caso positivo de Covid-19, o novo coronavírus no município de Jacobina.

Segundo o boletim informativo, trata-se de uma mulher que tem idade entre 20 e 40 anos, que havia chegado de viagem vem Jacobina, sendo o teste emitido pelo Lacen Laboratório Central de Salvador.

O Serviço de Vigilância Epidemiológica já trabalha no sentido de identificar as pessoas que tiveram contato com a mulher, bem como a equipe que fez o atendimento, para evitar a proliferação do Covid-19 no município.

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 10.278  e o total de mortes chegou a  432. 

Espanta Gado: Grupo Futebol Entre Amigos realiza Jogo Solidário e arrecada alimentos



Grupo Futebol Entre Amigos realiza Jogo Solidário e arrecada alimentos


Em tempos de Coronavírus, a solidariedade tem desempenhado um papel essencial para o combate a disseminação do vírus.

Foi pensando nisso que um grupo de amigos do Distrito de Espanta Gado realizou na tarde deste Sábado (04) um futebol solidário onde foram arrecardados alimentos em prol das famílias carentes.

Para Evair, o importante não foi o resultado e sim o objetivo em arrecardar alimentos para famílias carentes nesse tempo de pandemia do Covid-19.

“Acho que um fator muito importante desse trabalho é que as pessoas entendam que ajudar o próximo, nesse caso, é literalmente ajudar a si próprio e a todos nós”, frisou o mesmo

Fonte: Zebim News


Queimadas Bahia: Doutor Djalma Duarte fala sobre os cuidados contra o Coronavírus




O Doutor Djalma Duarte, participou do Jornal da Queimadas FM, para falar dos cuidados e enfrentamentos contra o Coronavírus. Segundo o médico, a máscara é o item mais importante para se manter protegido contra o vírus.  Antes ele indagou ao ministro Mandetta sobre as ações do Ministério da Saúde como lemos abaixo, e que foi postado numa rede social:

PERGUNTO AO COLEGA, MINISTRO DR. MANDETTA


O senhor ministro orientou que os médicos recém-formados, jovens portanto, em torno de 27 anos de idade, fossem colocados na linha de frente ao combate contra o COVID-19, justamente porque eles, presume-se, conforme o senhor explicou, caso fossem contaminados, desenvolveriam um estado gripal discreto com recuperação rápida em uma semana, voltando à linha de frente, enquanto os médicos mais velhos poderiam morrer infectados...


ISSO, MINISTRO MANDETTA, CHAMA-SE “TEORIA DA QUARENTENA VERTICAL”.

Por que o senhor não defende O MESMO para menores que 15 anos de idade, sugerindo que retornem às aulas, já que a taxa de óbito até 15 anos é ZERO no Brasil e apenas um adolescente morreu na Europa entre 15.000 pessoas (e era portador de uma doença imunológica, a Psoríase), enquanto a taxa de mortalidade nos em torno de 27 anos de idade é de cerca de 4% no Brasil, exatamente a faixa de idade dos médicos recém formados?

Isso é absolutamente injusto e completamente fora de lógica, a classe médica pode, muito bem, achar que o senhor os está USANDO e expondo a um risco de morte sob argumentos fictícios e questionáveis matematicamente, apenas para satisfazer imperativos políticos, enquanto que, para satisfazer esses mesmos imperativos, o senhor NÃO utiliza OS MESMOS ARGUMENTOS para sugerir, com muito mais conteúdo estatístico e matemático de segurança, que as crianças voltem às aulas.

Enfim, o senhor Ministro da Saúde acredita na imunização natural inócua de jovens expostos ao Coronavírus e, consequentemente, na quarentena vertical e na blindagem dos mais idosos nas suas residências, ou está usando esse argumento apenas para convencer seus colegas recém formados a, perigosamente, se exporem? - afinal, recém-formados também têm pais e avós em casa.

Dr. Djalma Duarte
Cremeb 8072







Para ficar bem informado e ouvir a melhor programação da região se ligue na Queimadas FM:

ACESSE: CLIQUE AQUI... 

Israel Lima falou no jornal do meio dia da Queimadas FM sobre os desafios da educação em tempos de Pandemia


Buscando alternativas para manter a educação ativa no município



O professor ISRAEL LIMA, que também é Presidente da APLB Sindicato, falou da situação atual da educação e como a classe dos profissionais educadores estão se virando para manter vivo o ensino dentro do município. Veja abaixo:





Para ficar bem informado e ouvir a melhor programação da região se ligue na Queimadas FM:

ACESSE: CLIQUE AQUI... 

Pastor da igreja de Michelle Bolsonaro está internado com coronavírus



Sócrates Oliveira é diretor-executivo da Convenção Batista Brasileira, que coordena as igrejas batistas do país, incluindo a do Recreio, no Rio de Janeiro, que é frequentada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro


Fórum - A Convenção Batista Brasileira (CBB) emitiu nota nesta sexta-feira (3) confirmando que o pastor Sócrates Oliveira de Souza foi diagnosticado com coronavírus.

“A Diretoria da Convenção Batista Brasileira recebeu da irmã Lúcia Cerqueira, esposa do pastor Sócrates Oliveira de Souza, a informação de que o pastor testou positivo para o coronavírus. No entanto, ele está bem e continuará o tratamento no hospital. Após 48h, será reavaliado, para saber se o tratamento prosseguirá na unidade de saúde ou se poderá ir para casa”, diz a nota.
Leia a íntegra na Fórum. 

Cônsul chinês diz que Eduardo Bolsonaro é ingênuo e ignorante


Em carta aberta divulgada nesta sexta-feira (3), o cônsul da China no Rio de Janeiro, Li Yang, criticou severamente o deputado Eduardo Bolsonaro, filho 03 do ocupante do Palácio do Planalto, por ele ter chamado o novo coronavírus de ‘vírus chinês’


Em carta ao deputado Eduardo Bolsonaro, o cônsul-geral da China no Rio de Janeiro, Li Yang, questionou “Você é realmente tão ingênuo e ignorante?”, para em seguida advertir: “Seria mais prudente não criar mais confusões”. 
Leia a íntegra da carta publicada no Brasil 2 Pontos 
"Deputado Eduardo, no tuíte que você postou no dia 1 de abril,  chamou o Covid-19 de “vírus chinês”, o que se trata de mais um insulto à China que você fez depois de ter postado tuítes em 18 de março para atacar maliciosamente a China.
Você é realmente tão ingênuo e ignorante? Como deputado federal da República Federativa do Brasil que possui alguma experiência em tratar dos assuntos internacionais, você deveria saber que os vírus que causam pandemia são inimigos comuns do ser humano, e a comunidade internacional nunca chama os vírus pelo nome de um país ou região para evitar a estigmatização e a discriminação contra qualquer grupo étnico específico. A Organização Mundial da Saúde seguiu esta regra do direito internacional para chamar o novo coronavírus de “Covid-19”. Além disso, ainda está por confirmar a origem deste vírus. O surto de Covid-19 em Wuhan não significa necessariamente que Wuhan foi a fonte inquestionável do novo coronavírus. O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos já reconheceu que, durante a chamada “epidemia de gripe” nos Estados Unidos, no ano passado, algumas pessoas teriam morrido por Covid-19. Isso justifica que, muito provavelmente, os Estados Unidos foram a fonte de Covid-19. Mas podemos batizar o Covid-19 como “vírus norte-americano”? Não! Do mesmo modo, ninguém no mundo pode chamar o Zika como “vírus brasileiro”, apesar do fato da epidemia de Zika ter acontecido e ainda acontecer casos frequentemente no Brasil.
É por causa do seu ódio à China que ataca frequentemente à China? Mas de onde vem esse ódio? A aproximação entre a China e o Brasil é resultado de um desenvolvimento histórico com alicerce natural. Tanto a China como o Brasil são grandes países emergentes com território e população gigantes, com culturas ricas e coloridas e povos simpáticos e amigos. Ambos os países possuem planos grandiosos para promover a prosperidade e riqueza nacionais, bem como ambição para salvaguardar a paz e justiça internacionais. É ainda mais importante o fato de que não há divergências históricas nem conflitos atuais entre os dois países que já se tornaram parceiros estratégicos globais. O povo chinês sempre abraça o povo brasileiro com sincera amizade, tratando o Brasil como nosso país irmão e parceiro. O respeito recíproco e a cooperação de ganhos mútuos de longo prazo entre os dois países trazem benefícios pragmáticos para os dois povos. Por dois anos consecutivos, dois terços do superávit do comércio exterior do Brasil vieram da China, o seu maior parceiro comercial! É por isso que tanto a geração do seu pai como a da sua idade estão todos se dedicando a promover a cooperação amigável sino-brasileira. Em resumo, os seus comportamentos remam contra a maré e não só colocam você no lugar adverso do povo chinês de 1,4 bilhões, mas também deixam a maioria absoluta dos brasileiros com vergonha, bem como criam transtornos ao seu pai, que é o Presidente da República. É realmente uma prova de ignorância a respeito do tempo atual!
Será que você recebeu uma lavagem cerebral dos Estados Unidos e quer ir firmemente na esteira deles contra a China? Os Estados Unidos eram realmente um país grande e glorioso. No entanto, neste ponto crítico do avanço da civilização humana, os EUA perderam sua posição histórica e o sentido de desenvolvimento, tornando-se quase totalmente causadores de problemas nos assuntos internacionais, e uma fonte de ameaça à paz e segurança mundiais. Os líderes atuais norte-americanos já se esqueceram dos ideais dos fundadores do país de assegurar a justiça. Ademais, tornaram-se monstros políticos cheios de preconceitos ideológicos contra os outros países e sem capacidade de governar, o que pode ser justificado pelo desempenho horrível no combate à pandemia de Covid-19 nos EUA. Por outro lado, sendo uma potência cheia de vitalidade e em ascensão, o Brasil deve e é capaz de fazer contribuições importantes para o progresso da civilização humana, desde que tenha sua própria visão estratégica, possua sua perspectiva correta sobre os assuntos internacionais e desempenhe seu próprio papel construtivo. O Brasil não deve tornar-se um vassalo ou uma peça de xadrez de um outro país, senão o resultado seria uma derrota total num jogo com boas cartas, como diz um provérbio chinês.
Deputado Eduardo, há pelo menos uma semelhança entre a cultura confucionista chinesa e a cultura cristã brasileira que é a crença em que sempre existe a causalidade em tudo, razão pela qual a gente tem que pensar nas consequências antes de fazer qualquer coisa. Como não é uma pessoa comum, você deveria entender melhor essa razão. O que é o mais importante para o Brasil agora? Sem dúvida, é salvaguardar a vida e a saúde de centenas de milhões de pessoas, e reduzir ao mínimo o impacto da pandemia na economia do Brasil, da China e do mundo, através da cooperação China-Brasil no combate ao Covid-19. A China nunca quis e nem quer criar inimizades com nenhum país. No entanto, se algum país insistir em ser inimigo da China, nós seremos o seu inimigo mais qualificado! Felizmente, mesmo com todos os seus insultos à China, você não conseguirá tornar a China inimiga do Brasil, porque você realmente não pode representar o grande país que é o Brasil. Porém, como é um deputado federal, as suas palavras inevitavelmente causarão impactos negativos nas relações bilaterais. Isso seria uma grande pena! Contaminaria e poluiria totalmente o ambiente saudável que China e Brasil conquistaram até aqui".
Portanto, é melhor ser mais sábio e racional. Você pode não pensar na China, mas não pode deixar de pensar no Brasil. O demônio do Covid-19 chegou finalmente à maravilhosa terra brasileira. Neste momento crucial da cooperação bilateral no combate à pandemia de Covid-19, seria mais prudente não criar mais confusões. Ainda mais importante, seja um verdadeiro brasileiro responsável, ao invés de ser usado como arma pelos outros!
Li Yang, Cônsul-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro

Weintraub agride a China e coloca em risco a economia nacional e as vidas de brasileiros



O ministro Abraham Weintraub, da educação, foi às redes sociais neste sábado com uma teoria conspiratória: a de que a pandemia de coronavírus não passa de uma conspiração chinesa para dominar o mundo; com isso, ele agride o país que mais importa produtos brasileiros, que mais investe no país e que poderia oferecer equipamentos de saúde


A guerra retórica entre Brasil e China não se limita mais apenas ao deputado Eduardo Bolsonaro, o filho 03 de Jair Bolsonaro. Neste sábado, o mnistro da educação, Abraham Weintraub, vendeu a tese de que a pandemia de coronavírus não passa de uma conspiração chinesa para dominar o mundo. Com isso, ele agride o país que mais importa produtos brasileiros, que mais investe no país e que poderia oferecer equipamentos de saúde. Confira seu tweet e também leia carta do cônsul chinês a Eduardo Bolsonaro:


Valorize as Relações China-Brasil, Deputado Eduardo
Deputado Eduardo, no tuíte que você postou no dia 1 de abril,  chamou o Covid-19 de “vírus chinês”, o que se trata de mais um insulto à China que você fez depois de ter postado tuítes em 18 de março para atacar maliciosamente a China.
Você é realmente tão ingênuo e ignorante? Como deputado federal da República Federativa do Brasil que possui alguma experiência em tratar dos assuntos internacionais, você deveria saber que os vírus que causam pandemia são inimigos comuns do ser humano, e a comunidade internacional nunca chama os vírus pelo nome de um país ou região para evitar a estigmatização e a discriminação contra qualquer grupo étnico específico. A Organização Mundial da Saúde seguiu esta regra do direito internacional para chamar o novo coronavírus de “Covid-19”. Além disso, ainda está por confirmar a origem deste vírus. O surto de Covid-19 em Wuhan não significa necessariamente que Wuhan foi a fonte inquestionável do novo coronavírus. O diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos já reconheceu que, durante a chamada “epidemia de gripe” nos Estados Unidos, no ano passado, algumas pessoas teriam morrido por Covid-19. Isso justifica que, muito provavelmente, os Estados Unidos foram a fonte de Covid-19. Mas podemos batizar o Covid-19 como “vírus norte-americano”? Não! Do mesmo modo, ninguém no mundo pode chamar o Zika como “vírus brasileiro”, apesar do fato da epidemia de Zika ter acontecido e ainda acontecer casos frequentemente no Brasil.
É por causa do seu ódio à China que ataca frequentemente à China? Mas de onde vem esse ódio? A aproximação entre a China e o Brasil é resultado de um desenvolvimento histórico com alicerce natural. Tanto a China como o Brasil são grandes países emergentes com território e população gigantes, com culturas ricas e coloridas e povos simpáticos e amigos. Ambos os países possuem planos grandiosos para promover a prosperidade e riqueza nacionais, bem como ambição para salvaguardar a paz e justiça internacionais. É ainda mais importante o fato de que não há divergências históricas nem conflitos atuais entre os dois países que já se tornaram parceiros estratégicos globais. O povo chinês sempre abraça o povo brasileiro com sincera amizade, tratando o Brasil como nosso país irmão e parceiro. O respeito recíproco e a cooperação de ganhos mútuos de longo prazo entre os dois países trazem benefícios pragmáticos para os dois povos. Por dois anos consecutivos, dois terços do superávit do comércio exterior do Brasil vieram da China, o seu maior parceiro comercial! É por isso que tanto a geração do seu pai como a da sua idade estão todos se dedicando a promover a cooperação amigável sino-brasileira. Em resumo, os seus comportamentos remam contra a maré e não só colocam você no lugar adverso do povo chinês de 1,4 bilhões, mas também deixam a maioria absoluta dos brasileiros com vergonha, bem como criam transtornos ao seu pai, que é o Presidente da República. É realmente uma prova de ignorância a respeito do tempo atual!
Será que você recebeu uma lavagem cerebral dos Estados Unidos e quer ir firmemente na esteira deles contra a China? Os Estados Unidos eram realmente um país grande e glorioso. No entanto, neste ponto crítico do avanço da civilização humana, os EUA perderam sua posição histórica e o sentido de desenvolvimento, tornando-se quase totalmente causadores de problemas nos assuntos internacionais, e uma fonte de ameaça à paz e segurança mundiais. Os líderes atuais norte-americanos já se esqueceram dos ideais dos fundadores do país de assegurar a justiça. Ademais, tornaram-se monstros políticos cheios de preconceitos ideológicos contra os outros países e sem capacidade de governar, o que pode ser justificado pelo desempenho horrível no combate à pandemia de Covid-19 nos EUA. Por outro lado, sendo uma potência cheia de vitalidade e em ascensão, o Brasil deve e é capaz de fazer contribuições importantes para o progresso da civilização humana, desde que tenha sua própria visão estratégica, possua sua perspectiva correta sobre os assuntos internacionais e desempenhe seu próprio papel construtivo. O Brasil não deve tornar-se um vassalo ou uma peça de xadrez de um outro país, senão o resultado seria uma derrota total num jogo com boas cartas, como diz um provérbio chinês.
Deputado Eduardo, há pelo menos uma semelhança entre a cultura confucionista chinesa e a cultura cristã brasileira que é a crença em que sempre existe a causalidade em tudo, razão pela qual a gente tem que pensar nas consequências antes de fazer qualquer coisa. Como não é uma pessoa comum, você deveria entender melhor essa razão. O que é o mais importante para o Brasil agora? Sem dúvida, é salvaguardar a vida e a saúde de centenas de milhões de pessoas, e reduzir ao mínimo o impacto da pandemia na economia do Brasil, da China e do mundo, através da cooperação China-Brasil no combate ao Covid-19. A China nunca quis e nem quer criar inimizades com nenhum país. No entanto, se algum país insistir em ser inimigo da China, nós seremos o seu inimigo mais qualificado! Felizmente, mesmo com todos os seus insultos à China, você não conseguirá tornar a China inimiga do Brasil, porque você realmente não pode representar o grande país que é o Brasil. Porém, como é um deputado federal, as suas palavras inevitavelmente causarão impactos negativos nas relações bilaterais. Isso seria uma grande pena! Contaminaria e poluiria totalmente o ambiente saudável que China e Brasil conquistaram até aqui.
Portanto, é melhor ser mais sábio e racional. Você pode não pensar na China, mas não pode deixar de pensar no Brasil. O demônio do Covid-19 chegou finalmente à maravilhosa terra brasileira. Neste momento crucial da cooperação bilateral no combate à pandemia de Covid-19, seria mais prudente não criar mais confusões. Ainda mais importante, seja um verdadeiro brasileiro responsável, ao invés de ser usado como arma pelos outros!
Li Yang
Cônsul-Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro

Moradores ficam preocupados com mairienses que chegam de São Paulo



Muitos mairienses que moram no estado de São Paulo e outros estados, estão chegando a Mairi-BA, principalmente em vans, deixando os moradores preocupados por causa do novo coronavírus (COVID-19).

Alguns áudios estão circulando em grupos de WhatsApp pedindo para os órgãos responsáveis tomarem providências no monitoramento dessas pessoas que estão chegando na cidade.  "Pois é, estão achando que aqui é colônia de férias, ou refúgio, e não pensam nas pessoas e principalmente nos idosos da cidade, até da própria família deles", disse outra internauta.

Algumas pessoas falando que é falta de responsabilidade das pessoas que estão viajando. Outro áudio diz que não é questão de irresponsabilidade, é questão de sobrevivência. "Caso vocês não queira a gente aí, é entrar em contato e saber como está a situação e mandar dinheiro para pagar o aluguel e o alimento necessário pra gente sobreviver aqui", disse um jovem.

Casos suspeitos em Mairi

Na manhã desta quinta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde divulgou 02 casos suspeitos de Covid-19 no município. As duas pessoas estão em isolamento domiciliar. Os resultados dos exames ainda serão divulgados.

Bahia tem 290 confirmações e seis óbitos por Covid-19

Bahia registra 290 casos confirmados. Até o momento, 1.913 casos foram descartados e houve seis óbitos. Ao todo, 63 pessoas estão recuperadas e 35 encontram-se internadas.

Morte registrada em Utinga

Morreu um homem de 80 anos, morador de Utinga-BA, na Chapada Diamantina. Esta foi a primeira morte ocorrida no interior do estado. As outras foram em Salvador.

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária do município, vem sempre realizando aferição de dados vitais, preenchimento do formulário do viajante e orienta essas pessoas sobre o estado de quarentena e protocolos de isolamento social.

Em Mairi, 121 pessoas estão sendo monitoradas

É ressaltado que todos aqueles que chegam a cidade, devem realizar isolamento social por 7 dias. Se apresentar sintomas como febre, coriza e tosse devem se apresentar as unidades de saúde da família para acompanhamento dos sintomas e monitoramento dos casos. Aqueles que descumprirem as orientações são passíveis de punições e podem responder judicialmente pela prática de crime contra saúde pública com pena de detenção, de um mês a um ano, e multa.

Barreiras sanitárias

No último sábado (28), a prefeitura montou barreiras sanitárias, com a participação do Conselho Tutelar, com o objetivo de orientar a população. Esse trabalho poderá ser realizado mais uma vez neste sábado (04).

Ações mais rígidas

O prefeito Jobope, a Secretária de Saúde, Sílvia, e agentes da Vigilância de Saúde se reuniram na manhã desta quinta-feira (02), para definir ações mais rígidas no combate à Covid-19, e que serão divulgadas em breve pela população.

Na última quarta-feira (1º), o prefeito Jobope assinou um novo decreto que dispõe sobre medidas de enfrentamento do coronavírus no município. Clique aqui e para ficar bem informado.


Secretária de Saúde é entrevistada na Mairi FM


Nesta sexta-feira, 03 de abril de 2020, a Secretária Municipal de Saúde de Mairi-BA, Sílvia Carneiro, foi entrevistada pelo locutor Diego Silva, durante o Jornal do Meio Dia, na Rádio Mairi FM. Assista trechos da entrevista no vídeo abaixo.





Procedimentos para abate de jumentos na Bahia são regulamentados pela ADAB



A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) regulamentou os procedimentos para o trânsito e o abate de jumentos na Bahia. Segundo informações da Adab, a preservação da espécie é garantida quando fica proibido o abate das fêmeas no terço final da gestação, o abate dos animais com peso inferior a 90 kg e na limitação de 40% do abate de fêmeas por lote. jumentos2 Foto reprodução De acordo com a agência, o bem-estar do jumentos é garantido pelas propriedades de triagem e criação, com responsável técnico, vinculado ao frigorífico e com capacidade de recepção e manutenção dos animais dentro das normas técnicas de bem-estar animal. As propriedades serão previamente cadastradas e fiscalizadas pelos técnicos da Adab. As empresas deverão ter estrutura de curral, cercas de divisas, bebedouros e alimentação suficiente para os jumentos. 

A Adab informou que, inicialmente, os animais serão abatidos pelo frigorífico da cidade de Amargosa, único no mundo credenciado pelo governo chinês para o abate de jumentos. A carne é utilizada para consumo humano e a pele é procurada pela indústria farmacêutica e de cosméticos. Os procedimentos foram regularizados no dia 17 de março. Em setembro do ano passado, o Tribunal Regional Federal (TRF) suspendeu a liminar da Justiça Federal que proibia os frigoríficos de abater jumentos na Bahia. 

 A ação estava em vigor desde dezembro do ano passado e atendia ao pedido de grupos defensores dos animais que denunciaram maus-tratos em um frigorífico da cidade de Itapetinga, sudoeste da Bahia. A fazenda de criação de jumentos onde os 200 animais morreram por maus-tratos foi interditada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente no início deste mês. O local é investigado pela Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MP-BA). A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia também atua no caso. Com a interdição, a empresa foi impedida de levar novos jumentos para a fazenda. Apenas os que já estavam no local seguiram no processo de abate, até dezembro do ano passado. O Frigorífico Sudoeste, responsável por abater os animais, se comprometeu a suspender a operação até que a empresa chinesa resolva as irregularidades. A reportagem tentou falar com a empresa responsável pelos jumentos, mas não conseguiu contato até a publicação da reportagem. Fonte: G1

Otto chama Bolsonaro de "fraco" e "confuso": "Não sabe diferenciar o real do irreal"



O senador Otto Alencar (PSD) voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro nas redes sociais. Em um post no Twitter, compartilhado na noite desta sexta-feira (3), baiano classificou o gestor federal como "fraco" e "confuso".

"Meu Deus, como um homem tão fraco, confuso, que não sabe diferenciar o real do irreal e com falsas crenças, pode, por meio do voto, tomar a dianteira  em um País tão maravilhoso como o nosso. Dura realidade!", escreveu.



Não é a primeira vez que o parlamentar faz duras críticas ao presidente. Em entrevista recente, ele chegou a sugerir que Bolsonaro procure um psiquiatra.

sexta-feira, 3 de abril de 2020

Governo Bolsonaro libera contratação de empresas condenadas por fraudes


Para combater a pandemia, o Ministério da Saúde já havia fechado pelo menos 30 contratos por dispensa de licitação até este sexta-feira. Valores superam R$ 150 milhões para compra de equipamentos e leitos de UTI


O governo de Jair Bolsonaro liberou a contratação de empresas condenadas por fraudes e cprrupção junto à administração pública enquanto durarem as medidas emergenciais contra a pandemia de coronavírus. 
Segundo o jornal Estado de S. Paulo, até a tarde desta sexta-feira, 3, o Ministério da Saúde havia fechado pelo menos 30 contratos por dispensa de licitação, por valores que superam a soma de R$ 150 milhões, para compra de equipamentos, leitos de UTI e outros produtos.
O governo já liberou mais de R$ 5 bilhões para aquisições na pasta da Saúde. Em entrevista coletiva, o ministro Luiz Henrique Mandetta disse que tem auxiliado o Ministério da Saúde no sentido de mitigar os riscos na realização das compras. 
“Dentro da área de auditoria estamos tentando não criar nenhum tipo de problema, tentando mitigar esses problemas”, disse Mandetta.

Denunciado em Haia, Bolsonaro pode pegar até 30 anos de prisão


Oficialmente denunciado como potencial autor de crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional de Haia, Bolsonaro pode ser condenado a até 30 anos de prisão. Corte tem poder de detenção em solo internacional, conforme tratado assinado pelo Brasil


Do Brasil de Fato - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pode ser condenado a até 30 anos de prisão caso o Tribunal Penal Internacional (TPI) entenda que ele cometeu crime contra a humanidade ao criar confusão pública sobre o novo coronavírus.
“Reunimos uma série de informações demonstrando que as ações do Jair Bolsonaro se enquadram nesse tipo penal, colocam em risco a saúde da população brasileira de maneira muito grave. A procuradora vai avaliar se é o caso ou não de dar andamento e transformar essa representação em uma denúncia”, explica o advogado Nuredin Ahmad Allan, membro da Executiva Nacional da ABJD.
Segundo o jurista, a representação internacional foi necessária porque todas as alternativas jurídicas dentro do país foram esgotadas.
“No caso do Jair Bolsonaro, cinco procuradorias regionais apresentaram um memorando ao [procurador-geral da República] Augusto Aras, pedindo para que ele recomendasse ao presidente que passasse a adotar e a verbalizar orientações oficiais da OMS e do Ministério da Saúde.
Ou seja, que ele parasse de fazer o que estava fazendo. A posição do Aras, que é o único que pode levar adiante qualquer tipo de procedimento contra o presidente, foi de arquivar o pedido”, relatou Allan.
Não há previsão de julgamento do presidente brasileiro pelo TPI. Em caso de condenação, a prisão é feita dentro do país. “Costuma demorar, justamente por ser um tribunal internacional. Quando vão casos concretos de outros países, o cuidado é muito grande, porque o tribunal não conhece a realidade de todas as situações”, ressalta o advogado.
Assista a entrevista com um dos autores da denúncia, o advogado Ricardo Franco, que explica, da Espanha, os detalhes dos desdobramentos da denúncia:
Brasil 247 

'Não tem coragem de demitir Mandetta', diz Maia sobre Bolsonaro




O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira (3) que, apesar dos ataques, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não tem coragem de demitir o ministro Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e mudar a política de enfrentamento ao coronavírus. As declarações foram feitas durante videoconferência promovida pelo jornal Valor Econômico com o banco Itaú e que contou com a participação de Mário Mesquita, economista-chefe do banco. O deputado criticou os ataques de Bolsonaro ao ministro da Saúde. "É fundamental que, no meio do processo [de enfrentamento à doença], a gente não tenha uma perda de um nome como o do Mandetta", disse. Segundo Maia, uma eventual troca mudaria a política do Ministério da Saúde e significaria que Bolsonaro não acredita no que o ministro está fazendo. "Ao mesmo tempo, ele não tem coragem de tirar o ministro e mudar oficialmente a política. Ele fica numa posição dúbia". Para o presidente da Câmara, Bolsonaro mais atrapalha do que ajuda quando vem a público criticar o ministro, mas Mandetta tem tido "paciência e todo equilíbrio" para continuar reafirmando a mesma posição do Ministério, sem se submeter à pressão do presidente. Maia lembrou que Mandetta foi escolhido por Bolsonaro. "Esse conflito que ele constrói agora com o ministro, do ponto de vista concreto, não faz sentido, porque ele delegou ao ministro a área técnica", afirmou o deputado. Ele ainda sugeriu que o presidente estaria ouvindo "quem quer o cargo do Mandetta de forma oportunista" e que uma troca de comando do Ministério da Saúde seria decisão política de Bolsonaro. "E toda decisão política tem consequência." Para Maia, apesar dos ataques, Bolsonaro reconhece o trabalho do ministro. "Temos toda confiança, e todo respaldo que o ministro precisar da maioria da Câmara, no meu mandato, na minha Presidência, ele tem." Na noite de quinta-feira (2), Bolsonaro afirmou que está faltando "humildade" ao ministro da Saúde. "Tá faltando um pouco mais de humildade pro Mandetta", disse o presidente. "O Mandetta em alguns momentos teria que ouvir um pouco mais o presidente da República." Questionado sobre as declarações do presidente, Mandetta apenas respondeu inicialmente: "ok". "Não comento o que o presidente da República fala. Ele tem mandato popular, e quem tem mandato popular fala, e quem não tem, como eu, trabalha", declarou. Em seguida, disse que estava analisando dados sobre o novo coronavírus e preocupado com a situação de algumas regiões. "Eu acho que estamos frente a uma doença nova, e está todo mundo aprendendo com essa doença. Vamos saber o que ela vai fazer com nosso sistema de saúde. Rezo a Deus que nada disso aconteça aqui, que eu esteja absolutamente errado, que toda a ciência esteja absolutamente errada", afirmou o ministro. Mandetta e Bolsonaro vem travando um embate desde o começo da crise. O ministro tem defendido políticas de isolamento social frente à pandemia, incluindo o fechamento de estabelecimentos comerciais, como forma de evitar aglomerações e a proliferação da doença. Bolsonaro, no entanto, tem criticado esse discurso e as medidas, defendidas por Mandetta, adotadas pelos governadores de decretar uma quarentena.

Em conversa tensa Mandetta dispara: 'O senhor que me demita, presidente'




Após ter sido publicamente atacado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (2), o ministro da Saúde participou de um jantar com os correligionários Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia, presidentes do Senado e da Câmara, respectivamente. Na conversa, o ministro, segundo reportagem da revista Veja, teria revelado o conteúdo de um diálogo tenso com o presidente no qual ouviu de Bolsonaro que deveria pedir demissão e rebateu: "O senhor que me demita, presidente". A partir desse momento, a conversa teria esquentado ainda mais, ao ponto de o ministro da Saúde recomendar ao presidente que ele se responsabilizasse sozinho pelas mortes causadas pelo coronavírus, que já infectou 8.230 brasileiros e matou 343 pessoas, diz a matéria. Durante o jantar, cuja conversa adentrou a madrugada de acordo com a Veja, Mandetta disse a Maia e Alcolumbre que, por ele, está fora do governo. Bolsonaro não mereceria o empenho dele e de seus técnicos. Os chefes do Legislativo apelaram para que ele resistisse o máximo possível no cargo. “Mandetta já sabe que estamos nos bicando. Ele está extrapolando. Mas não posso demitir ministro em meio ao combate. Nenhum ministro meu é indemissível”, disse Bolsonaro nesta quinta. Apesar do clima cada vez mais divergente, Mandetta realizou normalmente suas atividade nesta sexta (3).

Estudo de cientistas da Ufba sobre coronavírus pode ajudar a desenvolver remédios e vacina




Cientistas da Ufba fizeram o sequenciamento genético do novo coronavírus e conseguiram mostrar que o Sars-cov-2, responsável por infectar centenas de milhares de pessoas no mundo, já possui alterações que o diferenciam, por exemplo, do material genético chinês utilizado como referência. A investigação é um ponto de partida para diversas outras, sobre evolução do vírus, imunização e medicação. Essas pesquisas serão importantes para fornecer informações sobre a transmissão da Covid-19, e as mutações que acontecem em populações e regiões mundo a fora. 

 A pesquisadora Rejane Hughes, do Laboratório de Virologia do Instituto de Ciências da Saúde (ICS/Ufba), coordenado pelos professores Gúbio Soares e Silvia Sardi, explicou que o coronavírus é formado por uma cadeia de RNA, que traz as informações genéticas do vírus. “Algumas proteínas do vírus estão relacionadas com a parte imunogênica, responsável pela produção de anticorpos. Alterações na sequência do RNA podem influenciar no funcionamento ou não de uma vacina”, explica a bióloga molecular. Hughes também conta que o estudo identificou 15 mutações em relação ao genoma do vírus de referência. 

De acordo com ela, a descoberta não significa que o coronavírus se tornou mais ou menos agressivo, pois as mutações fazem parte da própria condição de existência do vírus. Segunda a pesquisadora, a explicação se dá pelo fato de o vírus "ser de RNA, reconhecido por ser mais instável que organismos de DNA. Assim, não significa que essas alterações tenham um papel ou modifiquem o vírus de alguma maneira. É muito cedo para afirmar isso”, contou. Doutora em genética biomédica no Erasmus Medical Center, na Holanda e atualmente bolsista da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), Hughes afirma que as mutações do coronavírus podem estar em regiões que não causem uma resposta imunogênica ou alterações na capacidade infecciosa. “É preciso acompanhar a evolução do vírus, quais bases do genoma estão sendo modificadas e qual a importância dessas alterações”, salientou. Foi o Laboratório de Virologia que identificou o coronavírus no segundo paciente a ter o diagnóstico confirmado pelo estado. 

O sequenciamento do coronavírus foi feito diretamente do material colhido do paciente e feita de forma metagenômica, ou seja, identificando quais organismos estão presentes nas secreções respiratórias. “Não é necessário isolar o coronavírus para identificar que existe o material genético dele na amostra”, explicou Hughes. As pesquisas sobre o novo coronavírus irão continuar no Laboratório de Virologia, reconhecido por suas contribuições na identificação de viroses no país, como a do zika vírus no Brasil em 2015. “Pretendemos continuar avaliando, fazer um perfil genético da Covid-19 circulante na Bahia, investigar o painel de resposta imune da população em relação ao vírus”, comentou Hughes. Entretanto, o financiamento à pesquisa é fundamental para dar condições ao estudo do coronavírus, pois, segundo a pesquisadora, pesquisas de sequenciamento genético são extremamente caras.

Segurança morto por coronavírus 'só saiu para ir ao mercado', diz filha




A filha do segurança particular Edson Oenning, 45, que morreu em decorrência da Covid-19, contou que o pai só tinha saído para ir ao mercado desde o início da quarentena. A morte dele foi registrada nesta quinta-feira (2), em um hospital particular da zona oeste da cidade, de acordo com o Uol. Ele havia sido liberado do trabalho três semanas antes, e estava junto com sua mulher e os três filhos na casa da família, localizada no Brás, região central de São Paulo. No começo da semana passada, o segurança foi ao mercado, acompanhado da esposa, para comprar alimentos e álcool gel. Assim que voltou para a casa, os sintomas começaram. Edson sentiu falta de ar e dor no corpo, principalmente na região do peito. Na terça-feira (24), a família o levou para um pronto-socorro particular, e foi-lhe dito para voltar para casa. Na quinta-feira (26), o segurança retornou ao hospital por não conseguir respirar, e em seguida foi entubado na UTI de outra unidade. Uma melhora foi apresentada na terça desta semana (31). No entanto, na quinta (02), o rim dele tinha parado de funcionar e havia água em seu pulmão. A morte ocorreu às 6h. Apesar de a filha, Jaqueline Gomes da Silva, de 22 anos, ter contado sobre a saída ao mercado, é difícil detectar o momento da infecção, já que os sintomas costumam demorar alguns dias para aparecer.

Covid-19: Uso de verbas emergenciais das prefeituras será fiscalizado pelo MP Eleitoral




A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) expediu nessa sexta-feira (3) orientação técnica para impedir o uso de recursos emergenciais em benefício de candidato ou partido político diante das verbas emergenciais e excepcionalidades criadas com a pandemia da Covid-19. O documento foi encaminhado a todos os promotores eleitorais da Bahia, que devem acompanhar a execução de medidas relacionadas ao estado de calamidade pública – reconhecido pelo Congresso Federal no último dia 20 de março (Decreto Legislativo nº 6/2020). Segundo o procurador Regional Eleitoral da Bahia, Cláudio Gusmão, a atuação do MP Eleitoral busca coibir o uso de recursos em ações ou programas sociais – distribuições de cestas básicas, auxílios financeiros e demais bens e incentivos – em benefício de candidato ou de partido político, especialmente sendo 2020 um ano de eleições municipais. Na orientação técnica a PRE/BA recomenda aos promotores eleitorais acompanhar e fiscalizar medidas de distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios para pessoas físicas ou jurídicas para impedir que programas sociais sejam executados por meio de instituições ligadas a candidato, como clínicas ou comércios; acompanhar e fiscalizar iniciativas para distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados pelo Poder Público, buscando evitar o seu uso promocional em favor de potenciais candidatos ou partidos. O Ministério Público Eleitoral é composto por membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Estadual. O procurador-geral da República exerce a função de procurador-geral Eleitoral perante o Tribunal Superior Eleitoral. Nos estados, um membro do MPF chefia o MP Eleitoral e atua como procurador regional Eleitoral. Já os promotores eleitorais são promotores de Justiça (membros do Ministério Público Estadual) que exercem as funções por delegação do MPF.

Covid-19 poder ser transmitido pela respiração e fala, dizem cientistas




O diretor do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas, Anthony Fauci – conselheiro do presidente americano, Donald Trump, sobre a epidemia – afirmou nesta sexta-feira (3) ao canal de televisão Fox News que "o vírus, na verdade, pode ser transmitido quando as pessoas estão apenas falando, além de quando tossem e espirram". De acordo com a AFP, a transmissão da Covid-19 pela expiração pode ser a explicação procurada durante os últimos meses para compreender a alta capacidade de contágio do vírus, já que pessoas assintomáticas seriam responsáveis por grande parte da propagação da doença. Até o momento, os cientistas haviam confirmado a transmissão da Covid-19 através de gotículas de saliva expelidas pela boca ou pela coriza nasal, mas jamais pelo ar liberado na expiração. A afirmação de Fauci é baseada se baseia em resultados de pesquisas científicas realizadas nos Estados Unidos que consideram que a Covid-19 também é propagada quando o ar é expirado pelas pessoas. "Os atuais trabalhos de pesquisa defendem a possibilidade de que a SARS-CoV-2 possa ser transmitida pelos bioaerosóis gerados diretamente pela expiração", escreve o presidente do comitê sobre as doenças infecciosas emergentes, Harvey Fineberg, em uma carta em nome de acadêmicos e cientistas americanos. Em um estudo, pesquisadores da Universidade do Nebraska encontraram amostras do código genético (RNA) do coronavírus onde pacientes estavam isolados. Eles lembram que detectar essas partículas não é equivalente a encontrar o vírus inteiro. Além disso, pesquisadores da Universidade de Hong Kong observaram recentemente que a utilização de máscaras reduziria a quantidade de vírus expelida pelos doentes, embora o teste tenha sido realizado com outros vírus e não com o SARS-CoV-2. Já pesquisadores chineses colheram, em Wuhan, epicentro da pandemia, amostras do coronavírus no ar em diversos hospitais da cidade. Eles descobriram, por exemplo, concentrações elevadas da Covid-19 nos banheiros e salas onde os profissionais da saúde retiravam seus equipamentos de proteção. Diante dessas novas evidências, autoridades sanitárias americanas se preparam para anunciar a utilização de máscaras em uma escala nacional. "Não acredito que será obrigatório", afirmou Trump na quinta-feira (2). Em Nova York, o prefeito Bill de Blasio já pediu que os moradores cubram os rostos ao saírem nas ruas.

Coronavírus faz Prefeitura de São Paulo aumentar em 55% frota de veículos funerários




A expectativa de um aumento significativo do número de vítimas do novo coronavírus ainda neste mês de abril levou a Prefeitura de São Paulo a ampliar em 55% a frota de veículos para transporte de corpos, de 36 para 56 carros funerários. Também serão contratados emergencialmente 220 novos coveiros para atender os 22 cemitérios públicos espalhados pela capital paulista. Esse batalhão de novos funcionários vai suprir uma baixa significativa na equipe atual, devida a afastamentos preventivos, e, ainda, conseguir ampliar a capacidade a média diária de sepultamentos na cidade de São Paulo. De acordo com dados da gestão Bruno Covas (PSDB), a capital tem 257 sepultadores, dos quais 152 deles foram afastados no mês passado por integrarem o grupo de risco --pessoas com mais de 60 anos ou com doenças como diabetes e hipertensão. A nova equipe assumiu os trabalhos na última segunda-feira (30), em contrato com empresa especializada pelo prazo de seis meses, ao custo de R$ 9 milhões. Ainda segundo a prefeitura, o Serviço Funerário Municipal realiza, em média, cerca de 250 sepultamentos ao dia na capital. No inverno, essa média sobre para cerca de 340 sepultamento. Isso se deve ao fato de que na estação crescem as doenças e complicações respiratórias. De acordo com o município, dez dos novos veículos funerários serão destinados exclusivamente para o transporte de corpos de vítimas da Covid-19, ou daqueles em que se suspeite que tenham morrido da doença. Também haver uma operação especial para higienização desses veículos ao final de cada turno de trabalho. Serão utilizados detergente, água sanitária e cloro. Todos os funcionários utilizarão equipamento de proteção individual,. Segundo dados da prefeitura, para todo o serviço funerário foram adquiridos 4.300 macacões, 5.000 embalagens especiais para corpos, cerca de 70 mil luvas e quase 100 mil máscaras. Nos cemitérios particulares existentes na Grande São Paulo e restante do estado, o número de sepultamentos não teve alterações significativas e, por isso, ainda não houve amploações, segundo o Rogério Cellino, diretor-jurídico do SemCesp (Sindicato dos Empregados em Cemitérios e Funerárias do Estado de São Paulo). De acordo com ele, as principais mudanças foram, até agora, as determinadas pelos órgãos de saúde e vigilância sanitária. Os enterros estão durando entre 10 minutos e 60 minutos, com a menor quantidade de pessoas possível. No caso de mortes associadas a complicações respiratórias, os caixões são lacrados e colocados ao ar livre. "Tem toda uma preocupação [da categoria], mas nada a ponto de suspender os trabalhos. Nós não podemos parar", disse Cellino. No Estado de São Paulo, há 240 cemitérios particulares e cerca de 3.000 coveiros em atividade. Procurada para comentar o assunto, a Prefeitura de São Paulo afirmou que as informações complementares sobre o serviço funcionário deveriam ser requisitadas ao secretário das Subprefeituras, Alexandre Modonezi, O secretário, no entanto, não estava disponível para atender à reportagem nesta sexta (3).

Minha lista de blogs