Total de visualizações de página

Leitores online

quarta-feira, 16 de junho de 2021

Movimento de 'escala inédita' é detectado no espaço intergaláctico, diz estudo

 


Os grandes filamentos intergalácticos, invisíveis diretamente, porém cuja presença no espaço é observada devido à influência que exercem na luz emitida por outros corpos celestes mais distantes, estão em movimento.

Eles não estão simplesmente se afastando ou se aproximando de nós, mas também estão girando, comunicou o Instituto da Astrofísica Leibniz.

Os pesquisadores puderam calcular o momento angular para alguns destes movimentos. Este momento é a função fundamental para descobrir precisamente a rotação e mostra que estes conectores de matéria giram "a escalas jamais vistas antes", que abrangem centenas de milhões de anos-luz.

O primeiro autor desta descoberta, o astrofísico Peng Wang, refere-se a estes filamentos detectáveis como uma espécie de "super-rodovias cósmicas".

Estes "finos cilindros", comparáveis em suas proporções com um lápis, contêm galáxias, porém, "a estas escalas, as galáxias dentro deles são amostras de poeira".

Normalmente, a matéria flui das regiões menos densas para as superdensas, e seu movimento ocorre em vórtices ou em órbitas em forma de hélice. No entanto, as forças responsáveis por esta rotação colossal são um problema não resolvido para a equipe de Potsdam, já que "não há uma rotação primordial no Universo" e qualquer rotação é gerada à medida que as estruturas se formam no espaço.

"A rotação do filamento pode ser detectada mais claramente quando é observada pelo canto", detalham os pesquisadores, ressaltando que, quanto mais massivos são os halos que rodeiam as fontes de luz localizadas em cada extremidade dos filamentos, mais rotação poderá ser detectada.

Rússia e China apresentam plano para criar Estação Científica Internacional na Lua até 2035

 


Nesta quarta-feira (16), as delegações da Rússia e da China apresentaram uma estratégia para criar uma Estação Científica Internacional na Lua até 2035.

A estação vai ser construída em três estágios. Durante o primeiro, de 2026 a 2030, os dois países vão iniciar as operações conjuntas, obter amostras da superfície lunar e testar as tecnologias do centro de comando da estação.

Depois disso, os países vão implantar sistemas responsáveis pela energia, comunicação e entrega de equipamentos na órbita e na Lua. O segundo estágio ocorrerá de 2031 a 2035.

Rússia e China pretendem colocar a estação totalmente em serviço durante o terceiro estágio.

O vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês), Wu Yanhua, afirmou que diversos países já expressaram interesse em participar do projeto.

"Alguns países, como a Tailândia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos também demonstraram interesse em participar do programa", afirmou Wu.

Bolsonaro mentiu 3.151 vezes desde que assumiu a presidência e pode entrar para o Guinness Book

 


Até o dia 15 de junho de 2021, o presidente Jair Bolsonaro tinha atingido a marca histórica de 3.151 declarações mentirosas ou distorcidas em 896 dias como presidente . Isso dá quase quatro mentiras por dia – em um país em que parte considerável da população não consegue sequer fazer as 3 refeições do dia e acaba tendo que engolir ensopado de fake news.


O monitoramento das declarações de Bolsonaro é feito desde o dia de sua posse como presidente pela agência de checagem Aos Fatos. Dividido em 26 temas, o banco de checagens do Aos Fatos é um verdadeiro passeio pelo inferno das mentiras e permite visualizar como Bolsonaro colocou o pé no acelerador desde o ano passado e passou a metralhar mentiras sem parar.


As declarações oficiais de Bolsonaro não são a única linha de produção de mentiras utilizada na fabricação de fake news e de sentimentos mentirosos na internet, como se poder perceber a seguir.



O caso da Motociata


No último final de semana (12/6), tivemos um ótimo exemplo de como funciona a fábrica de mentiras. As deputadas Carla Zambelli e Bia Kicks, auxiliares de primeira ordem das mentiras de Jair Bolsonaro, postaram em suas redes que já havia mais de 300 mil motos inscritas em uma manifestação pró- Bolsonaro e que o Guinness Book estaria lá para averiguar “a maior Motociata do mundo”. Criou-se uma expectativa e trabalhou- se com o engajamento das pessoas (em cima de mentiras).


Durante o evento, alguns vídeos, com enquadramento muito específico, começaram a aparecer e logo a internet tinha sido invadida por perfis falsos espalhando a “maior motociata do mundo”. Já eram milhões de motos na internet, quase zilhões… quando o governo do Estado de São Paulo anunciou que foram 12 mil motos. E, segundo a análise técnica e contagem das motos neste vídeo, na verdade seriam 6.253 motos.


E o Guinness, hein?


Procurada por agências de checagem, jornalistas e afins, a Guinness nega que tenha ocorrido ‘tentativa oficial’ de recorde e diz que eventos ‘com motivação política’ nem sequer podem obter tal título. Agora, como Bolsonaro mentiu 3.151 vezes desde que assumiu a presidência será que ele pode entrar para o Guinness Book como o maior mentiroso do mundo tooooodinho!

Originalmente publicado no SITE DO LULA


AMAZONENSES SÃO ENCONTRADAS MORTAS APÓS DESAPARECER EM BAILE FUNK EM SÃO PAULO

 


Na manhã da última terça-feira (15), os corpos de Júlia Renata Garcia Rafael, de 25 anos, e de Claudia Cristina Pinto Pereira, de 35 anos, foram encontrados em São Paulo. As jovens estavam desaparecidas desde a madrugada do dia 03 de junho, no feriado de Corpus Christi.


No dia 03, as jovens haviam saído para um baile funk na comunidade de Paraisópolis e desde então não foram mais vistas.


Na manhã de hoje, a irmã de Júlia informou que os corpos foram achados e, segundo a Polícia Civil de São Paulo, eles receberam uma denúncia anônima informando que os corpos estavam em um terreno na região de Itapecerica da Serra.


Portal do Zacarias

Mais vistas da semana

Meio Ambiente: Workshop debate as nascentes do Itapicuru e conservação das Serras de Jacobina nesta sexta (18) às 14h

 


Meio Ambiente: Workshop debate as nascentes do Itapicuru como estratégia de conservação das Serras de Jacobina nesta sexta (18) às 14h



Representado o Fórum Mais Água e Associação dos Irrigantes do Rio Itapicuru, o empresário pontonovense, Artur Paiva participa nesta sexta-feira (18), às 14h no canal do Youtube do GEMA UNIVASF, da 3ª Semana do Meio Ambiente, com o tema: Área de Proteção Ambiental (APA) nascentes do Itapicuru como estratégia de conservação das Serras de Jacobina.


O evento contará com:


Richard Silva – Administrador, Esp. Em Péricia e Auditória Ambiental e Téc. em Meio Ambiente;


Gustavo Negreiros – Prof. UNIVASF, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru;


Caique Rodrigues – Agroecologia, Presidente da COFASPI, Téc. de Campo no Projeto ATER Agroecologia. 


As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.sistemas.univasf.edu.br/sge/inscricao/


Da redação: Web Interativa


As mais vistas da semana

Minha lista de blogs