Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Pesquisadores descobrem eficácia 'altíssima' contra COVID-19 de antiviral já existente

 


Em pesquisa de laboratório, pesquisadores do Reino Unido e da China confirmaram a eficácia do medicamento antiviral já existente tapsigargina no tratamento do coronavírus.

Os resultados da pesquisa mostraram que o medicamento antiviral tapsigargina funciona centenas de vezes mais que outros medicamentos antivirais, sendo capaz de tratar até mesmo o novo coronavírus e o vírus da gripe comum, segundo estudo publicado na revista Viruses.

Anteriormente, foi revelado que, em doses pequenas, este medicamento, que é à base de plantas, ativa a resposta imune antiviral congênita contra três tipos de vírus respiratórios: vírus da gripe comum, vírus sincicial respiratório (VSR) e vírus influenza A (H1N1).

Os resultados dos testes de laboratório em culturas celulares e de animais mostraram que tapsigargina é eficaz como tratamento profilático e durante infecção ativa. O medicamento previne a replicação do vírus em células durante pelo menos 48 horas depois de apenas uma dose.

Os pesquisadores destacaram que o remédio demonstra estabilidade no ambiente ácido do estômago, e por isso pode ser tomado via oral. A segurança do medicamento foi testada durante tratamento medicamentoso do câncer de próstata. Não há fatos registrados da resistência do vírus à tapsigargina.

Outra vantagem é que tanto pessoas como animais de estimação podem tomar tapsigargina, de acordo com cientistas.

"A pandemia atual destaca a necessidade de antivirais eficazes para tratamento de infecções ativas, bem como vacinas, para prevenção da infecção", afirmou o líder do estudo Kin-Chow Chang da Escola de Medicina e Ciência Veterinária, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina e Química da Universidade de Nottingham, Reino Unido.

Os vírus da gripe, novo coronavírus e VSR são patógenos globais que atacam humanos e animais. Tapsigargina é um remédio da nova geração. Ao contrário dos medicamentos antivirais habituais, que têm o vírus como alvo, tapsigargina age no sistema imunológico e pode ser usado para tratar tanto os vírus contemporâneos como os futuros em humanos e animais.

'Atitudes criminosas': profissionais de Saúde pedem impeachment de Bolsonaro

 


A epidemiologista Ethel Maciel, que assinou o documento, cita uma série de fatores que considera inaceitáveis para o cargo, dentre eles os incentivos ao uso de medicamentos ineficazes contra a COVID-19, como a cloroquina.

Nesta sexta-feira (5), um grupo de oito profissionais de Saúde protocolou na Câmara dos Deputados um novo pedido de impeachment contra o presidente da República Jair Bolsonaro. A base para o documento é a atuação do mandatário durante a pandemia de COVID-19.

O pedido diz que Bolsonaro "viola incessantemente a dignidade, honra e decoro da presidência, o mais elevado cargo político da República, para disseminar mentiras, propagar desinformação sanitária e projetar dúvidas sobre a higidez de vacinas, também para o que julga ser seu benefício político pessoal".

O texto tem a assinatura de Gonzalo Vecina, fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e de José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde no governo Lula.

"Em meio à maior emergência de saúde pública dos últimos cem anos, o Sr. JAIR MESSIAS BOLSONARO, para sua conveniência política pessoal, usou seus poderes legais e sua força política para desacreditar medidas sanitárias de eficácia comprovada e desorientar a população cuja saúde deveria proteger", diz ainda o pedido.


© FOLHAPRESS / JORGE ARAUJO
Em São Paulo, o ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participa do Fórum de Tecnologia e Acesso à Saúde, promovido pelo jornal Folha de São Paulo no teatro Tuca Arena, em 31 de agosto de 2015

A epidemiologista Ethel Maciel, professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que também integra o grupo, afirmou, em entrevista à Sputnik Brasil, que Bolsonaro teve "atitudes criminosas" neste período da crise sanitária.

A pesquisadora citou uma série de fatores que considera inaceitáveis para o cargo, dentre eles os incentivos ao uso de medicamentos ineficazes contra a COVID-19, como a cloroquina.

"Eu diria que, frente à maior crise sanitária dos últimos 102 anos, as ações para disseminar desinformação, incitar o descumprimento de medidas sanitárias, como o distanciamento e uso de máscaras, e disseminar a ilusão de 'tratamentos precoces', podem ser apontadas como muito críticas na atuação dele, de fato atitudes criminosas, em face ao conhecimento científico no momento", disse a epidemiologista.

Este foi o primeiro pedido de impeachment protocolado contra Bolsonaro na gestão de Arthur Lira (PP-AL), aliado do presidente da República, que assumiu o comando da Câmara na última segunda-feira (1º). O antecessor, Rodrigo Maia (DEM-RJ), deixou o cargo com mais de 60 pedidos na gaveta.

Ethel Maciel diz que entende que "a independência dos poderes precisa ser preservada e "os crimes de responsabilidade investigados conforme os ritos democráticos".

A pesquisadora afirma que o presidente é "um protagonista do movimento antivacinas" em um dos momentos mais críticos já vividos pelo país.

"Espero que uma mobilização de pesquisadores e profissionais com experiência na área da Saúde possa ser um fator de fortalecimento para que seja pautado o impedimento e a investigação dos crimes cometidos", disse.


© AP PHOTO / ERALDO PERES
Manifestante segura cartaz durante manifestação em apoio ao impeachment de Jair Bolsonaro, Brasília, 24 de janeiro de 2021

Além de Ethel Maciel, Gonzalo Vecina e José Gomes Temporão, também assinam o documento os seguintes profissionais da Saúde: Eloan dos Santos Pinheiro, ex-diretora da Far-Manguinhos (Fiocruz) e especialista em em tecnologia farmacêutica e saúde pública; Reinaldo Ayer de Oliveira, médico e 1º secretário da Sociedade Brasileira de Bioética; Daniel de Araújo Dourado, médico, advogado e pesquisador do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da USP; Ubiratan de Paula Santos, pneumologista; e Ricardo Oliva, médico sanitarista.

As opiniões expressas nesta matéria podem não necessariamente coincidir com as da redação da Sputnik


PGR: Aras abre mais 8 apurações sobre conduta de Bolsonaro na pandemia

 


O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) informando ter aberto mais oito apurações preliminares sobre a conduta de Jair Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus.
Na quinta-feira, 4, a PGR abriu uma para analisar a conduta de Bolsonaro em relação à crise da Covid-19 no Amazonas e no Pará, onde houve falta de oxigênio para tratar os pacientes com a doença.

As apurações são para avaliar elementos apresentados em ações contra o governo federal e apenas ocorrem após Aras ser alvo de diversas críticas por sua omissão em relação aos desastres de Bolsonaro e sua não atuação diante das denúncias apresentadas contra e do governo.


MÃE DE DAN STULBACH ESTÁ NA UTI COM COVID DIAS APÓS O PAI DO ATOR MORRER POR CAUSA DA DOENÇA

 


No início da semana, o ator Dan Stulbach perdeu o pai, o engenheiro Jozef Stulbach, por complicações geradas pela covid-19. Dias depois, o artista vive um novo drama familiar. Sua mãe, Ewa Parszewska deu entrada no Hospital Albert Einstein e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).


Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do jornal O Dia, aos 80 anos, a arquiteta e tradutora está em estado grave. Ewa está hospitalizada na mesma unidade em que o pai do ator ficou antes de falecer.


Desesperado, pai vê filho morrer em tragédia envolvendo duas carretas; "eu amo todo mundo"

 


A BR-467 foi palco de uma tragédia familiar no município de Toledo, Oeste do Paraná. Um motorista viu o próprio filho morrer após a carreta em que dirigia se envolver em um acidente. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o pai, Ademir Antônio Mateus, dirigia um caminhão na estrada, na manhã da última quinta-feira (4/2). O filho, Henrique Mateus, 23, o seguia em outro veículo parecido. 


De acordo com os policiais, na altura do quilômetro 70, as duas carretas seguiam no sentido Toledo. Um carro, que também transitava no mesmo sentido, estava com velocidade reduzida na pista rápida. Para não bater no veículo menor, pai e filho voltaram rápido para a pista da direita, mas a carreta pilotada por Henrique acabou batendo na traseira do outro caminhão. 


Depois da colisão, os veículos se moveram por aproximadamente 500 metros até parar sobre o acostamento. Uma das carretas pegou fogo, justamente a que Henrique estava. Ao contrário do pai, que não sofreu nenhum ferimento, o jovem ficou preso às ferragens. Desesperado, Ademir Antônio tentava abrir a porta, mas por conta da alta temperatura das chamas não conseguia. Ele tentou usar um extintor para apagar o incêndio, em vão.


Tudo foi registrado em vídeo por um outro motorista. O homem aconselha o senhor durante a gravação. "Não dá mais. Não dá mais", dizia. O pai desesperado, no entanto, ainda esboçava fé. "Ele está vivo. Ele estava conversando comigo". A voz de Henrique falando com Antônio ainda podia ser ouvida: "Eu amo todo mundo", gritou, antes de não resistir aos ferimentos


A PRF disse que não foi possível avaliar a velocidade do veículo que incendiou, mas a carreta do pai do jovem trafegava a 90 km/h, dentro do limite da via.  Socorristas do Corpo de Bombeiros de Toledo e Cascavel foram acionados para prestar prestar socorro às vítimas. 


Aratu On / imagem Crédito YouTube




Vídeo: Professora capota carro e morre na zona urbana de Eunápolis, Bahia

 


Uma professora morreu em um acidente de carro, por volta das 19h desta quinta-feira (04/02), na zona urbana de Eunápolis.

Segundo testemunhas, Regyana Santos de Jesus, 38 anos, seguia em alta velocidade pela Avenida Brilhante, às margens da BR-367, quando perdeu o controle da direção. O veículo capotou em um barranco de quase quatro metros de altura e parou no largo do Pedrão.

Paramédicos do Samu retiraram Regyana de dentro do carro e a levaram para a ambulância. Os socorristas realizaram manobras de ressuscitação durante vários minutos.

A professora não resistiu aos ferimentos e morreu antes de dar entrada na emergência do Hospital Regional. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal. De acordo com pessoas próximas, Regyana era professora da rede pública municipal de ensino e tinha dois filhos menores.

Radar64




terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Bruna Marquezine abre álbum de viagem a Fernando de Noronha

 



Bruna Marquezine, de 25 anos, curte uma temporada em Fernando de Noronha. A atriz, que está hospedada na mais nova pousada de Bruno Gagliasso, compartilhou nesta terça-feira (2) em seu Instagram uma sequência de fotos da viagem.

 

"To? de casinha nova em Noronha. Que delícia de pousada! Bruno, por favor, deixa eu morar aqui?!", pediu ela na legenda da publicação.

 

Veja também

 


 

 

Em meio a rumores de que está tendo um romance com Bruna Marquezine, Enzo Celulari deixou os fãs empolgadados mais cedo ao postar fotos em seu Instagram porque, com um clique bem de pertinho, alguns acreditam ter visto o reflexo da atriz no olho do músico, filho de Claudia Raia e Edson Celulari.






Fonte: Quem

MULHER É ASSASSINADA COM DOIS TIROS NO ROSTO E TRÊS NO PEITO DENTRO DE COMÉRCIO


 MULHER É ASSASSINADA COM DOIS TIROS NO ROSTO E TRÊS NO PEITO DENTRO DE COMÉRCIO NO BAIRRO DO NOVO ALEIXO, ZONA NORTE DE MANAUS


Um jovem identificada como Gisele Castro de Azevedo, 25, foi assassinada no final da tarde desta terça-feira, 2, com dois tiros no rosto e três no peito.


O assassinato aconteceu no bairro do Novo Aleixo, próximo ao Bar e Restaurante Chapéu Goiano, na Zona Norte de Manaus.

 

De acordo com as testemunhas, a vítima estava em seu comércio quando um homem chegou ao local de arma em punho, efetuou os disparos e fugiu.

 

Veja também





O autor dos cinco disparos que mataram Gisele Castro correu para uma rua onde outro homem esperava em uma motocicleta e fugiram juntos.


Policiais da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) disseram que o crime teve característica de execução encomendada.



A mulher assassinada em seu comércio teve dois dos cinco tiros

disparados diretamente contra seu rosto (Foto: Divulgação)


Não houve qualquer informação de que o homem que cometeu o crime tenha tentado ou mesmo roubado nenhum valor da vítima ou de seu comércio.


Por esse motivo, a possibilidade de um latrocínio está descartada pela equipe de investigação que esteve no local do crime.


A polícia revelou que os dois tiros no rosto e os três que perfuraram o peito da mulher foram disparados com pistola calibre 380.

 

Para os policiais mais experientes, o fato de dois dos cinco tiros terem sido disparados diretamente contra o rosto da vítima, geralmente são crimes que expressam sentimento de ódio e de vingança por alguma razão pessoal de quem mata ou quem manda matar. 




Minha lista de blogs