Total de visualizações de página

Leitores online

quinta-feira, 19 de maio de 2022

Agência Espacial Europeia divulga VÍDEOS do Sol feitos a partir da órbita de Mercúrio

 


Sonda espacial deu voltas ao redor do Sol e o resultado das filmagens é realmente impressionante.

 Orbitador Solar da Agência Espacial Europeia (ESA) entrou no primeiro periélio solar, uma zona de aproximação de 48 milhões de quilômetros de distância da estrela, em 26 de março, dentro da órbita de Mercúrio.
Com temperaturas atingindo cerca de 500 graus Celsius, os cientistas esperam que os periélios seguintes fiquem ainda mais próximos e mais quentes.
As novas observações, feitas com os dez instrumentos científicos do Orbitador Solar trabalhando juntos pela primeira vez, devem fornecer uma riqueza de dados para desvendar o comportamento do Sol, incluindo seus campos magnéticos selvagens e o clima caótico de nossa estrela no espaço interplanetário, de acordo com a Science Alert.
A ESA divulgou um vídeo com imagem panorâmica da nossa magnífica estrela com partes do Sol que normalmente não podemos ver. Por exemplo, seus polos, extremamente difíceis de estudar, são consideradas regiões muito importantes para os campos magnéticos solares que desempenham um papel crucial na atividade solar.

No dia 30 de março, a sonda revelou uma região fervendo no polo sul com linhas de campo magnético em arco que se afastam do Sol.


A ESA divulgou um vídeo com imagem panorâmica da nossa magnífica estrela com partes do Sol que normalmente não podemos ver. Por exemplo, seus polos, extremamente difíceis de estudar, são consideradas regiões muito importantes para os campos magnéticos solares que desempenham um papel crucial na atividade solar.
No dia 30 de março, a sonda revelou uma região fervendo no polo sul com linhas de campo magnético em arco que se afastam do Sol.
Os físicos solares ainda destacaram a descoberta do "ouriço solar", um fenômeno ainda misterioso que se manifestou em uma região relativamente pequena, com cerca de 25.000 quilômetros de diâmetro, para o qual ainda não se tem uma explicação concreta, fotografado em ultravioleta extremo.
"As imagens são realmente de tirar o fôlego", observou o físico solar do Observatório Real da Bélgica David Berghmans, que completou dizendo que "mesmo que o Orbitador Solar parasse de coletar dados amanhã, eu estaria ocupado por anos tentando descobrir todas essas coisas".
O principal objetivo do Orbitador Solar é ajudar os cientistas a entender o efeito que o Sol tem em toda a heliosfera, ou a esfera de influência solar definida pelo vento solar, cuja fronteira se estende além da órbita de Plutão. Esse vento solar sopra partículas e campos magnéticos para o espaço interplanetário, emaranhando-se com os planetas com efeitos tangíveis.
De acordo com os cientistas, outros instrumentos já captaram eventos solares que poderiam ter produzido as partículas, acelerando-as para o espaço, incluindo uma erupção solar e ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês).
O Sol está atualmente bastante ativo, o que significa que a espaçonave vai transmitir dados valiosos sobre a atividade solar, "É quase difícil acreditar que este é apenas o começo da missão. Nós estaremos realmente muito ocupados", concluiu.

Astronautas podem um dia beber água desde antigos vulcões lunares, sugere novo estudo

 


O programa da NASA Artemis não se prevê apenas levar astronauta de novo à Lua para um breve passeio: a agência planeja manter uma presença duradoura, o que coloca a questão de encontrar recursos hídricos na Lua.

Um novo estudo sugere que os astronautas deveriam buscar água deixada pelos vulcões antigos.
Hoje a Lua parece um lugar quieto, mas erupções vulcânicas abalaram-na há milhares de milhões de anos. Segundo a pesquisa realizada pelos pesquisadores da Universidade de Colorado em Boulder, nos EUA, pode haver camadas de gelo de até centenas de metros de espessura deixadas para trás nos polos da Lua como um legado de seu passado vulcânico.

"Imaginamo-lo como uma geada na Lua que se formou ao longo do tempo", disse Andrew Wilcoski, autor principal do artigo publicado na revista The Planetary Science Journal, citado pelo comunicado da Universidade desta quarta-feira (18).

A equipe usou simulações computadorizadas para estudar os efeitos dos vulcões. Os modelos demonstram que vulcões expeliram vapor de água, que retornou à superfície formando gelo, um processo que os pesquisadores comparam à formação de gelo na Terra após uma noite fria.

"De acordo com estimações do grupo, cerca de 41% da água dos vulcões pode ter condensado na Lua em forma de gelo", afirma a universidade.

Lua (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2022
Sociedade e cotidiano
Relatório de programa secreto de OVNIs revela plano dos EUA para bombardear a Lua

O estudo melhora compreensão dos cientistas sobre a evolução da água em nosso vizinho lunar. Em 2020, a NASA anunciou evidências da presença de água na Lua. Sabemos que ela está lá, mas ainda há perguntas sobre onde, quanto, de onde veio e como pode ser obtida.
Se as simulações de computador forem verdadeiras, isso significa que pode haver camadas de gelo escondidas sob o solo lunar. Essa água pode ser usada para beber ou para fazer combustível para foguetes. Exploradores robóticos ou humanos podem confirmar isso. Conforme disse Wilcoski: "Nós realmente precisamos perfurar e procurar isso".
O Viper, um rover lunar desenvolvido pela NASA, que deverá ser lançado em 2023, vai procurar depósitos de gelo no polo sul do satélite terrestre, dando aos pesquisadores um novo conjunto de dados e talvez permitindo esclarecer definitivamente a história da formação da água na Lua.

Pesquisadores usam galáxia como 'telescópio cósmico' para estudar centro do Universo (FOTO)

 


Astrônomos utilizaram uma galáxia como uma lente de aumento gigantesca para explorar berçários galácticos no centro do Universo jovem.

Depois do Big Bang, que teria ocorrido há cerca de 13,8 bilhões de anos, o Universo primitivo estava repleto de enormes nuvens de gás neutro e difuso, conhecidas como sistemas Lyman-alfa amortecidos (DLA, na sigla em inglês).
Estes DLA serviam como uma espécie de berçários galácticos, assim que os gases dentro destes sistemas lentamente se condensavam para estimular a formação de estrelas e galáxias. Eles ainda podem ser observados, mas não é fácil fazê-lo.

"DLA são fundamentais para entender como as galáxias se formam no Universo, mas eles são difíceis de observar, já que as nuvens são difusas demais e não emitem nenhuma luz por si mesmas", disse Rongmon Bordoloi, professor assistente de física da Universidade da Carolina do Norte (EUA) e autor correspondente da pesquisa.

Atualmente, os astrofísicos usam quasares – buracos negros supermassivos que emitem luz – como "luz de fundo" para detectar as nuvens de DLA. Enquanto este método não permite que os cientistas identifiquem a localização de DLA, a luz dos quasares atua apenas como pequenos espetos através de uma enorme nuvem, dificultando os esforços para medir a sua dimensão e massa total, escreve portal EurekAlert!
Mas Bordoloi e John O’Meara, cientista-chefe do Observatório W.M. Keck, no Havaí, encontraram uma maneira de contornar o problema usando uma galáxia com lentes gravitacionais e espectroscopia de campo integral para observar dois DLA e as galáxias hospedeiras que se formaram há cerca de 11 bilhões de anos, não muito tempo depois do Big Bang.
Na parte superior da imagem são indicadas com setas galáxias próximas que fazem parte do aglomerado, e na parte inferior a galáxia ampliada e esticada mais distante analisadas nesta pesquisa - Sputnik Brasil, 1920, 19.05.2022
Na parte superior da imagem são indicadas com setas galáxias próximas que fazem parte do aglomerado, e na parte inferior a galáxia ampliada e esticada mais distante analisadas nesta pesquisa

"Galáxias com lentes gravitacionais se referem a galáxias que parecem esticadas e iluminadas. Isto é porque há uma estrutura gravitacionalmente maciça na frente da galáxia que dobra a luz que vem dela enquanto viaja em nossa direção. Assim, acabamos vendo uma versão ampliada do objeto: é como se usássemos um telescópio cósmico que aumenta a ampliação e nos dá uma melhor visualização", explica Bordoloi.

A vantagem disso é dupla. Em primeiro lugar, o objeto de fundo é estendido pelo céu brilhante, então é fácil fazer leituras de espectro em diferentes partes do objeto. Em segundo lugar, porque o efeito de lente gravitacional estende o objeto, permitindo que possa ser examinado em escalas muito pequenas.
Por exemplo, se o objeto tem um ano-luz de diâmetro, podemos estudar pequenas partes em alta qualidade.
Astrônomos apontam que DLA não são apenas importantes, também são enormes. Com diâmetros superiores a 17,4 quiloparsecs, eles têm mais de dois terços do tamanho da Via Láctea atual. A luz levaria mais de 50 mil anos para atravessar cada um deles.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Astrônomos descobrem mais de 1.000 novos asteroides escondidos nos arquivos do Hubble (IMAGENS)

 


Ao analisar dados arquivados do Hubble dos últimos 20 anos, pesquisadores encontraram mais de 1.700 rastros de asteroides, entretanto, mais de 1.000 deles eram ainda desconhecidos.

No último esforço científico chamado Hubble Asteroid Hunter, ou Caçador de Asteroides do Hubble, pesquisadores encontraram mais de 1.000 novos asteroides que podem oferecer ainda mais pistas sobre a origem de nosso Sistema Solar.
O projeto foi criado em 2019 por um grupo de astrônomos e tinha como objetivo vasculhar os dados do Hubble para encontrar novos asteroides.

"O lixo de um astrônomo pode ser o tesouro de outro astrônomo", disse o autor principal e pesquisador do Instituto Max Planck de Física Extraterrestre, Sandor Kruk, em um comunicado à imprensa.

Divulgados pela Science Alert, os resultados da pesquisa foram obtidos ao analisar dados secundários e não examinados que ainda estão arquivados e disponíveis pelo Hubble.
Asteroides atravessam o campo de visão do Hubble - Sputnik Brasil, 1920, 17.05.2022
Asteroides atravessam o campo de visão do Hubble

Pastor afirmava que ungia em partes íntimas de mulheres para “tirar magia negra”

 


O pastor Lourival Santos de Andrade é suspeito de abusar mulheres em Confresa (MT). Ele alegava passar “óleo ungido” nas partes íntimas das vítimas para “tirar magia negra”. Quatro mulheres denunciaram os abusos, duas delas são menores de idade.





O pastor foi preso nesta quarta (18) em Cuiabá por estupro de vulnerável. Segundo a Polícia Civil de Mato Grosso (PCMT), o suspeito morava em Cuiabá e cometia os crimes quando ia à outra cidade realizar cultos. Lourival era pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular até 2016 e se desligou para fundar sua própria denominação evangélica.

Segundo denúncias, ele tinha um modus operandi: durante as orações, falava que tinha que passar um óleo ungido nas genitálias das vítimas porque alguém teria feito “magia negra”, segundo as denunciantes. Em seguida, ele as levava para um quarto da igreja, passava o produto no corpo delas e praticava o estupro.

Uma das vítimas registrou boletim de ocorrência em 2021 e contou que ele participava de uma conferência na igreja, quando chamou uma menor de idade para um quarto fechado. Ele usava o fato de ser pastor para se aproveitar da vulnerabilidade e da confiança das fiéis, segundo o depoimento.


Rosa Weber envia para a PGR pedido de investigação contra Bolsonaro por ataques ao sistema eleitoral

 



A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação contra os ataques de Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro. A informação foi divulgada pela GloboNews. 

Bolsonaro tem acusado o processo eleitoral brasileiro de ser inseguro, uma tentativa de preparar terreno para um golpe caso ele seja derrotado na eleição de outubro.

Apesar dos sinais de ser favorável a um golpe, Bolsonaro tem tido uam contraofensiva. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, informou nessa terça-feira (17) que o pleito no Brasil terá ao menos cem observadores internacionais

Juristas e professores enviaram um documento à Organização das Nações Unidos (ONU) repudiando os ataques sem provas feitos por Bolsonaro ao sistema eleitoral brasileiro. 

Na última sexta-feira (13), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu testes nas urnas eletrônicas e reforçou que ninguém conseguiu alterar votos ou afetar apuração.

  • ..
  • Você conhece as chaves da magia de Salomão? As magias cerimoniais do grande Sábio e Rei As Clavículas de Salomão é um dos livros m...
  •   A magia sagrada dos anéis mágicos    Em se tratando de magia e proteção, os anéis sempre foram uma das formas mais tradicionais e místic..

Câmara aprova projeto que regulamenta educação domiciliar, defendida por Bolsonaro

 



Agência Câmara - A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do Projeto de Lei 3179/12, que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, prevendo a obrigação do poder público de zelar pelo adequado desenvolvimento da aprendizagem do estudante.

De acordo com o substitutivo aprovado, da deputada Luisa Canziani (PSD-PR), para usufruir da educação domiciliar o estudante deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino, que deverá acompanhar a evolução do aprendizado.

O Plenário começará a analisar os destaques apresentados pelos partidos nesta quinta-feira (18).

Considerado “tragédia para o ensino do país” por entidades que trabalham pela dignidade da educação, o homeschooling é uma bandeira de grupos bolsonaristas. Desse modo, eles identificam o ensino em casa como um antídoto a uma suposta doutrinação ideológica nas escolas.

De acordo com o substitutivo preliminar da deputada Luisa Canziani (PSD-PR), para receber formalmente educação domiciliar o estudante deve estar matriculado em instituição regular de ensino, que deverá acompanhar a evolução do aprendizado. Se aprovada, a proposta vai permitir o ensino doméstico para toda a educação básica, da pré-escola ao ensino médio.

No entanto, deputados contrários afirmam que a educação domiciliar desvaloriza o professor, além de privar os estudantes do convívio com outras crianças e adolescentes da mesma idade. Nesse sentido, o deputado Alencar Santana (PT-SP), classificou a proposta como “excludente” e “antipedagógica”. “É uma pauta que vai na contramão do interesse público, da construção de uma sociedade baseada na convivência solidária e harmônica”.

“É entregar seus filhos para quem não foi formado para ensinar”, criticou o deputado Bacelar (PV-BA). “Vão demitir quantos professores? Isso não faz bem para a educação brasileira”, questionou Idilvan Alencar (PDT-CE). Já a deputada Maria do Rosário (PT-RS) classificou o projeto como “inconstitucional”.

Homeschooling e abusos

Por sua vez, a líder do Psol, deputada Sâmia Bomfim (SP), alertou que a proposta contribui, inclusive, para o aumento da violência doméstica. “Os deputados que votarem a favor vão colocar a digital em um projeto que pode aprofundar a violência sexual de crianças e adolescentes. Porque 80% dos abusos acontecem dentro de casa. E, muitas vezes, é nas escolas que é possível identificar”, alertou.

“No Dia do Combate à Exploração Infantil, esta é uma mensagem horrível que a Câmara dos Deputados vai dar. É um projeto que não olha para o trabalho infantil que existe e para a exploração sexual e violência doméstica”, disse a deputada Tabata Amaral (PSB-SP).

Minha lista de blogs