Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 27 de novembro de 2021

China posiciona forças navais e aéreas no estreito de Taiwan durante visita americana à ilha

 


O Comando do Teatro Leste do Exército de Libertação Popular da China (ELP) implantou forças navais e aéreas, em estado de prontidão de combate, para patrulhar o estreito de Taiwan.

De acordo com o porta-voz do Comando do Teatro Leste do ELP, coronel Shi Yi, citado pelo jornal Global Times, as ações são uma resposta à situação no estreito. O patrulhamento ocorre em meio à visita de uma delegação do Congresso dos EUA à ilha que, por sinal, é a segunda em um mês.
O ELP enviou à região oito aeronaves, incluindo um avião de alerta e controle aéreo KJ-500, uma aeronave antissubmarino Y-8, um bombardeiro estratégico H-6 e quatro caças J-16.
Submarino Yuan da Marinha Popular de Libertação da China, ancorado na Base Naval de Zhoushan. - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2021
VÍDEO mostra novo submarino da China saindo para o mar para rodada de testes


De acordo com especialistas chineses, o ELP estaria aguardando a chegada do avião dos congressistas norte-americanos, enquanto percorria a zona de identificação de defesa aérea sudoeste de Taiwan.

Os militares chineses permaneceram em alerta máximo e tomaram todas as medidas necessárias para lutar a qualquer momento contra a interferência de forças estrangeiras, afirmou o porta-voz.
Especialistas ainda afirmaram que a ação militar realizada pela China na sexta-feira (26) deixa claro que ela foi um aviso para alguns políticos americanos.

Após ameaçar Terra em 2018, asteroide regressa para 'vingança', relata NASA

 


Em 27 de dezembro, o asteroide 2018 AH, de 84 a 190 metros de diâmetro, passará próximo de nosso planeta. Ele é o maior a ameaçar potencialmente a Terra desde 1971

Um grande asteroide, com maior potência que uma bomba nuclear, se aproximará da Terra no final de dezembro, indica o portal de rastreamento de asteroides da NASA.
Os pesquisadores da agência espacial norte-americana estimam que o corpo celeste tenha entre 84 e 190 metros de diâmetro, algo que o torna potencialmente tão potente como o asteroide que caiu próximo ao rio Podkamennaya Tunguska, na Sibéria em 1908 e resultou em uma explosão equivalente à liberação de 12 toneladas de TNT.
A NASA classificou o 2018 AH de objeto próximo da Terra, pertencente à categoria Apollo, que inclui os asteroides mais perigosos. Os asteroides Apollo têm órbitas que intersectam a órbita da Terra, colocando em perigo nosso planeta. No entanto, a agência afirma que é pouco provável que ele colida conosco.
Asteroide (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2021
Pelo menos 4 asteroides de até 230 metros de diâmetro se aproximam da Terra a partir deste domingo


No entanto, se o 2018 AH mudar sua trajetória, o impacto teria consequências terríveis. Por exemplo, o meteoro de 17 metros de diâmetro que explodiu em 2013 sobre o céu de Chelyabinsk, Rússia, danificou mais de 7.000 prédios e resultou em US$ 33 milhões (R$ 185,12 milhões) de danos.

Em 2018 o asteroide 2018 AH passou a 296.758 km da Terra, menos que a distância entre nosso planeta e a Lua, mas sem ser noticiado na época devido à sua obscuridade. O 2018 AH será o maior asteroide conhecido a passar tão perto de nosso planeta desde o 2002 JE9, em 1971. O próximo corpo celeste a passar tão perto será o 2001 WN5, de quase um quilômetro de diâmetro, que voará nas proximidades da Terra em 2028.


  • ...
  • PLANETAS EXTERIORES A 1 de Novembro de 1977, o astrónomo americano Charles Kowal descobriu um pequeno planeta com uma órbita extrao...
  •   Reencarnação Por que a ideia da reencarnação têm encontrado tão granítica rejeição no mundo cristão, apesar da sua profunda lógica, já que...
  •   A Umbanda é uma religião tipicamente brasileira. Mas, ao contrario do que muitos pensam, suas origens são muito remotas. Além do sincreti...

Sonda da NASA quebra 2 recordes se aproximando da superfície do Sol

 


Viajando a uma velocidade impressionante que a levaria da Terra à Lua em menos de uma hora, a sonda Parker Solar Probe da NASA completou a sua 10ª aproximação ao Sol em 21 de novembro, passando a 8,5 milhões de quilômetros da superfície solar

Além de estabelecer o recorde de aproximação ao nosso astro, a sonda bateu o recorde de velocidade máxima de um objeto alguma vez criado pelo homem em toda a história: 586 mil km/h. Perto do Sol o aparelho permanecerá até 26 de novembro, depois começará seu afastamento, escreve NASA.
Os dois recordes não influenciaram a operacionalidade da nave, todos os sistemas estão funcionando bem.
A sonda tem de conseguir aguentar temperaturas de 1.127 °C. Para tal, foi equipada com um escudo térmico feito à base de carbono.
Sonda solar Parker da NASA estabelece recorde durante mais uma passagem perto do Sol. Em uma velocidade recorde que a levaria da Terra à Lua em menos de uma hora, ela completou sua 10ª aproximação ao Sol.

Entre 23 de dezembro e 9 de janeiro a nave transmitirá à Terra dados científicos da aproximação, em grande parte sobre as propriedades e estrutura do vento solar, bem como sobre o ambiente perto do Sol.
Em fevereiro de 2020, a Parker tinha chegado perto da nossa estrela a uma distância de 18,6 milhões de quilômetros, enquanto se movia a uma velocidade de 393 mil quilômetros por hora.
A Parker Solar Probe é uma sonda espacial da NASA que foi lançada em agosto de 2018 para estudar a coroa exterior do Sol.

Com nova cepa Ômicron, especialista teme que surja variante de COVID-19 tão perigosa quanto ebola

 



Na África Austral o coronavírus está se transformando em uma variante "preocupante", batizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o nome de Ômicron.

No mundo podem surgir mutações tão perigosas quanto o vírus ebola, aponta o presidente da Associação Médica Mundial (WMA, na sigla em inglês), Frank Ulrich Montgomery.
Montgomery alerta para a possibilidade de surgimento de uma supervariante de coronavirus.

"Minha grande preocupação é que possa surgir uma variante tão infecciosa quanto a Delta e tão perigosa quanto o ebola", disse ele em entrevista ao grupo de mídia Funke.

Por enquanto, não há informações precisas sobre os riscos da mutação Ômicron, mas aparentemente ela se propaga muito rapidamente, observou Montgomery, ressaltando que no início da pandemia, o mundo subestimou a sua magnitude.

"Eu também pensei que era uma cepa de gripe. Mais tarde, decidimos que poderíamos conseguir chegar à imunidade de rebanho, mas depois veio a Delta – uma variante altamente contagiosa", disse presidente da WMA.
Imagem ilustrativa do SARS-CoV-2, vírus que causa a COVID-19 - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2021
Propagação e combate à COVID-19
Com 50 mutações, OMS declara a B.1.1.529 como variante de preocupação e dá o nome de 'Ômicron'


Ele não descartou a possibilidade de ser necessário realizar revacinação contra a COVID-19 anualmente.
A nova variante foi detectada pela primeira vez em 9 de novembro na África do Sul por meio de uma análise genética.
Muitos apontam para a sua alta transmissibilidade e resistência às vacinas: a variante recém-descoberta (B.1.1.529 ou Ômicron) tem mais mutações na proteína spike do que todas as outras variantes da COVID-19. Nesta sexta-feira (26), a OMS classificou-a como uma variante preocupante.

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Covid: Com 50 mutações, OMS declara a B.1.1.529 como variante de preocupação e dá o nome de 'Ômicron'

 


Nova variante da COVID-19 detectada originalmente na África do Sul, batizada de Ômicron, causa preocupação entre as autoridades de saúde em todo o mundo

Nesta sexta-feira (26), a Organização Mundial da Saúde (OMS) batizou a variante classificada como B.1.1.529 com o nome de Ômicron. Ela foi identificada em ao menos três lugares do mundo, além do continente africano.
Na Europa, o primeiro caso foi confirmado na Bélgica, em um paciente que havia chegado do Egito no início de novembro. Além disso, há casos confirmados em Israel, Hong Kong e Botsuana.
Com medo, o Reino Unido fechou as fronteiras a viajantes do sul do continente africano, e a Comissão Europeia estuda adotar a proposta semelhante.
O Grupo de Aconselhamento Técnico sobre sobre a evolução do vírus SARS-CoV-2 se reuniu hoje [26] para revisar o que se sabe sobre a variante B.1.1.529. Eles informaram à OMS que a cepa deveria ser designada uma variante de preocupação. A OMS a nomeou Ômicron, de acordo com os protocolos de nomenclatura.

O que sabemos sobre a Omicron?

A OMS, após uma reunião de emergência nesta sexta-feira (26), decidiu classificar a nova variante do coronavírus encontrada na África do Sul como causadora de preocupação, disse o Escritório Federal Suíço de Saúde Pública (FOPH, na sigla em inglês) em um comunicado.

Pesquisadores avisaram que a cepa B.1.1.529 tem um número "extremamente alto" de mutações na proteína spike, e pode ser resistente aos anticorpos que podem combater outras versões do vírus.
"As vacinas de coronavírus existentes podem ser menos eficazes contra a nova variante COVID-19", disse o escritório, acrescentando que "a nova variante é mais transmissível do que a cepa Delta", que anteriormente se tornou globalmente dominante.
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). - Sputnik Brasil, 1920, 26.11.2021
Propagação e combate à COVID-19
Nova variante da COVID-19: Anvisa recomenda restrição de viajantes de 6 países da África


quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Terra pode desenvolver 'anéis de Saturno' formados por lixo espacial

 



Atualmente existem milhares de escombros orbitais que constituem uma ameaça para os voos espaciais humanos e as missões robóticas


O professor de robótica da Universidade de Utah, Jake Abbott, afirmou em uma entrevista ao The Salt Lake Tribune, que o lixo espacial que orbita o nosso planeta poderia chegar a um ponto em que formaria anéis semelhantes aos de Saturno.

"A Terra está a caminho de ter seus próprios anéis. Serão compostos simplesmente por lixo", declarou.

O lixo espacial é um tipo de poluição produzida pelo homem e está se convertendo em um problema cada vez mais grave devido ao aumento do turismo espacial, das missões espaciais e do lançamento de novos satélites.

A NASA rastreia atualmente mais de 27 mil pedaços de escombros orbitais, embora próximo da Terra existam muitos resíduos demasiado pequenos para serem rastreados, porém suficientemente grandes para ameaçarem os voos espaciais humanos e as missões robóticas.
"Dado que os escombros, tal como as naves espaciais, viajam a velocidades extremamente altas [aproximadamente 25 mil quilômetros por hora na órbita terrestre baixa], o impacto de um pequeno fragmento de escombros orbitais com uma nave espacial pode criar grandes problemas", observa a agência americana, que estima que haja meio milhão de escombros do tamanho de uma bola de gude e aproximadamente outros 100 milhões de até um milímetro.
Lançamento do foguete SpaceX Falcon 9 com a cápsula Crew Dragon, levando a bordo astronautas da NASA e da ESA para a Estação Espacial Internacional, Flórida, EUA, 10 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 24.11.2021
Sociedade e cotidiano
NASA lança missão para mudar trajetória de asteroide no espaço (VÍDEO)



Nos últimos anos, os astrônomos e engenheiros estão tentando resolver este problema de alguma forma. Abbott, coautor do estudo publicado na revista Nature, também está nesta "batalha" com sua equipe e forneceu uma nova solução, o uso de imãs.
Nem todo o lixo espacial é metálico e, por isso, utilizar imãs para mover e eventualmente coletar estes resíduos parecia impossível.
Abbott explica que os escombros orbitais não magnéticos podem conduzir eletricidade e, ao serem expostos à ação dos imãs, começariam a girar e ativariam as chamadas correntes de Foucault, um fenômeno elétrico que, por sua vez, geraria seu próprio campo magnético.
Segundo o cientista, isso possibilitaria o uso controlado da força e do torque (movimento de rotação de um corpo após a aplicação de determinada força sobre ele) para desacelerar os objetos, movê-los e coletá-los.
"Basicamente, criamos o primeiro raio trator do mundo", assegurou Abbott, afirmando que construí-lo e lançá-lo "é apenas uma questão de engenharia".


Nova variante da COVID-19 com alta capacidade de mutação é detectada em 3 países

 


A variante B.1.1.529 foi detectada pela primeira vez no dia 11 de novembro em Botsuana, onde já houve três casos. Posteriormente, foram confirmados seis casos na África do Sul e um em Hong Kong

O virologista Tom Peacock, do Colégio Imperial de Londres, publicou no portal GitHub detalhes sobre uma nova variante da COVID-19 que possui um número "extremamente alto" de mutações e que poderia desencadear novas ondas da doença.

"A quantidade incrivelmente alta de mutações na proteína S sugere que esta poderia ser uma preocupação real", escreveu.

Concretamente, a nova variante apresenta 32 mutações na proteína S, capazes de afetar a capacidade do vírus para infectar as células e se propagar, bem como dificultar que as células imunes do corpo a ataquem.

Peacock observa que "[a nova variante] deveria ser monitorada atentamente devido a este terrível perfil de picos".
Imunização contra a COVID-19 com a vacina da Pfizer em São Paulo, 17 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.11.2021
Propagação e combate à COVID-19
COVID-19: cientistas revelam se vacinados podem transmitir coronavírus
variante B.1.1.529 foi detectada pela primeira vez no dia 11 de novembro em Botsuana, onde três casos já haviam sido sequenciados.
Posteriormente, foram confirmados seis casos na África do Sul e um em Hong Kong, em um passageiro que voltava do país africano.
O especialista concluiu que a exportação da variante à Ásia implica que "poderia estar mais estendida" do que mostram os dados de sequenciamento de genomas.

Minha lista de blogs