Total de visualizações de página

Leitores online

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Exoplanetas totalmente diferentes da Terra podem ter condições favoráveis para existência de vida

 


Novas pesquisas realizadas pela Universidade de Berna e Universidade de Zurique descobriram que as condições favoráveis para que haja água, e talvez vida, podem ser encontradas em planetas totalmente diferentes da Terra

De acordo com o estudo, publicado pela revista Nature, a pré-condição necessária para a existência de água líquida nos planetas é que haja uma atmosfera primordial, formada principalmente por hidrogênio e hélio, permitindo a manutenção de temperaturas adequadas.
Após analisar os resultados, os cientistas descobriram que, nos "casos em que a superfície recebe calor geotérmico, a radiação de uma estrela como o Sol não é necessária para que ocorram as condições que permitem a existência de água líquida", explicou Marit Mol Lous, coautora do estudo.


Planeta de baixa massa com uma atmosfera primordial de hidrogênio e hélio - Sputnik Brasil, 1920, 29.06.2022
Planeta de baixa massa com uma atmosfera primordial de hidrogênio e hélio
O estudo também apontou que os exoplanetas com uma atmosfera primordial suficientemente espessa poderiam ser quentes o suficiente para manter a presença de água líquida ao longo de até 10 bilhões de anos, tempo necessário para que a vida possa ser desenvolvida.
Com isso, a pesquisa demonstra que a ideia focada na Terra como um planeta extremamente específico e com condições únicas propícias para a vida pode não ser correta.

Após escândalo do MEC, Bolsonaro reconhece que existe corrupção no governo: "casos isolados que pipocam"

 


Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado em seu discurso de que não há corrupção em seu governo e agora já reconhece "casos isolados". A mudança na narrativa do chefe do executivo ocorreu durante discurso em evento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta quarta-feira (29), e após a divulgação do escândalo no Ministério da Educação, envolvendo o ex-ministro Milton Ribeiro e pastores próximos ao presidente.

Em trecho do discurso de hoje de Bolsonaro, recuperado pelo jornal O Globo, o presidente afirma: "(...) bem como o combate à corrupção. Isso nós estamos muito bem no governo. Não temos nenhuma corrupção endêmica no governo. Tem casos isolados que pipocam e a gente busca solução para isso."

O jornal lembra que, há poucos meses, em março, Bolsonaro havia afirmado categoricamente que seu governo estava 'limpo' de esquemas: "E quando se fala em corrupção, nós temos que falar: três anos e três meses sem qualquer denúncia de corrupção em nossos ministérios. Tentam a toda maneira nos igualar com quem nos antecedeu, mas não conseguirão, porque é um governo que acima de tudo tem profundo respeito pela sua população."

PF apura novo foco de corrupção no governo Bolsonaro

 

Jorge Kajuru, Elias Vaz, Polícia Federal e o Palácio do Planalto (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado | ABr | Billy Boss/Câmara dos Deputados)


A Polícia Federal instaurou inquérito com o objetivo de apurar superfaturamento nos gastos do governo de Jair Bolsonaro com propaganda. O delegado José Augusto Campos Versiani ficou responsável pelo Inquérito Policial 2022.0030159, em consequência de uma representação feita pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO) e pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) ao Ministério Público Federal em outubro do ano passado. A informação foi publicada pela coluna Radar, de Veja, nesta quarta-feira (29).

Os parlamentares identificaram gastos milionários para a produção de vídeos por empresas contratadas pelo governo federal. 

Segundo Elias Vaz, "as irregularidades vão desde a cobrança de serviços que não foram prestados, passam por altos salários e número elevado de profissionais, equipamentos pagos e que não foram utilizados e o pagamento de valores muito acima dos de mercado". 

"É dinheiro público usado de forma indevida, enquanto o povo sofre para colocar comida na mesa. O correto seria que os responsáveis devolvessem os recursos para os cofres públicos", afirmou. 

Escândalo no MEC

A PF investiga um esquema de tráfico de influência e corrupção no Ministério da Educação. A corporação iniciou as apurações após a divulgação de um áudio, em março, quando Ribeiro afirmou que, a pedido de Bolsonaro, liberava dinheiro do MEC por indicação de dois pastores, Arilton Moura e Gilmar Santos.

O caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) após a informação de que Jair Bolsonaro (PL) tinha avisado o ex-ministro sobre uma operação no MEC. O STF pediu um posicionamento da Procuradoria-Geral da República (PGR). 

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou que decidirá na próxima semana sobre o pedido de instalação da CPI do MEC protocolado pela oposição ao governo nessa terça-feira (28). 

Ministério Público do Trabalho dá 10 dias para Caixa e Pedro Guimarães esclarecerem denúncias de assédio sexual

 



Metrópoles - O Ministério Público do Trabalho (MPT) expediu, nesta quarta-feira (29/6), notificação para que a Caixa e o ex-presidente do banco Pedro Guimarães apresentem esclarecimentos sobre as denúncias de assédio sexual.

A coluna do jornalista Rodrigo Rangel, do Metrópoles, revelou que Pedro Guimarães é acusado por um grupo de funcionárias do banco de assédio sexual. O caso é investigado, sob sigilo, pelo Ministério Público Federal.

Pedro Guimarães foi exonerado da presidência da Caixa nesta quarta-feira, um dia após a publicação do caso.


segunda-feira, 27 de junho de 2022

Antigo lago 'favorável à vida' de 1,3 bilhão de anos é encontrado em Marte (FOTO)

A região de Marte chamada Ladon Valles pode ter sido habitável repetidamente ao longo da história do planeta


Conforme comunicado da instituição não governamental Planetary Society, esta conclusão é baseada na descoberta de sedimentos argilosos feita pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter.

"Usando imagens orbitais, identificamos sedimentos argilosos dentro do norte de Ladon Valles, no sul desta região planetária e nas terras altas do sudoeste que há ao seu redor", afirmou a cientista Catherine Weitz.

De acordo com a equipe liderada por Weitz, as argilas são formadas e permanecem estáveis em condições de pH neutro, onde a água persiste a longo prazo, minimizando a evaporação para formar outros minerais como sulfatos, o que sugere que o local tenha abrigado um lago.
Os sedimentos coloridos em camadas de tons claros mostram mergulhos do leito relativamente baixos e contêm argilas ao longo de 200 quilômetros de distância - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2022
Os sedimentos coloridos em camadas de tons claros mostram mergulhos do leito relativamente baixos e contêm argilas ao longo de 200 quilômetros de distância
Além disso, a especialista afirma que os sedimentos mostram que a região esteve coberta de água há aproximadamente 1,3 bilhão de anos.

"Os sedimentos coloridos em camadas de tons claros mostram mergulhos do leito relativamente baixos e contêm argilas ao longo de 200 quilômetros de distância", explicou.

Desta forma, a descoberta é uma evidência de que provavelmente houve um lago dentro de Ladon Valles e ao norte do local, que poderia abrigar vida no Planeta Vermelho.

No auge da primavera marciana, superfície de Marte fica coberta por bizarros 'polígonos' (FOTO)

 


Agora é primavera em Marte e os misteriosos polígonos deste planeta estão em plena "floração", mostra a nova imagem da câmera orbital HiRISE

Capturada em 30 de março de 2022, a imagem revela uma espécie de colcha de retalhos com ziguezagues brancos que irrompem através do solo marciano nas latitudes altas, com traços ocasionais de névoa preta e azul se espalhando entre eles. Os ziguezagues e as manchas coloridas são características da primavera marciana, quando reservatórios subterrâneos de gelo irrompem da superfície marciana seca.
A explicação foi dada por pesquisadores da Universidade do Arizona, que gerencia a missão HiRISE, em um comunicado divulgado na semana passada.
Bizarros "polígonos" aparecem na imagem da primavera de Marte
"Tanto a água quanto o gelo seco têm um papel importante na modelação da superfície de Marte nas latitudes altas", escrevem os pesquisadores, citados pelo portal Live Science. "O gelo d'água congelado sob a superfície divide o solo em polígonos."
As bordas desses polígonos ficam rachadas na primavera, à medida que o gelo da superfície se transforma de sólido em gasoso - um processo conhecido como sublimação. Quando essa transformação ocorre, as aberturas de gelo seco irrompem da superfície marciana, deixando depósitos escuros de partículas em forma de leque espalhados pelo solo, disseram os pesquisadores. Onde as partículas escuras voltam a se afundar no gelo seco na superfície, provocam marcas brilhantes (vistas como listras azul-esbranquiçadas na imagem acima) no chão.
Um único respiradouro de gelo pode abrir e fechar várias vezes, pulverizando partículas em diferentes direções através da superfície marciana, dependendo do vento. É por isso que algumas áreas mostram diferentes listras claras e escuras saindo de um único respiradouro. Tanto os "leques" quanto os polígonos podem permanecer por muitos anos, modelando lentamente a paisagem marciana à medida que o gelo se expande e se contrai sazonalmente.

Capim Grosso: Arraiá do Capitão e os erros da organização do evento




As prefeituras capricharam nas atrações do São João 2022, bandas caras, que o povo queria ver. E com a sede de festa que a população estava, lotaram as praças. Certamente, muito negativo para controle da pandemia, pois os casos estão aumentando novamente com muita velocidade, porém, como o povo estava enfadado com a pandemia, todos saíram para curtir muito a festança. Como eu disse, as prefeituras não economizaram nas contratações, no entanto, tomaram algumas decisões idiotas e desnecessárias, como por exemplo, a prefeitura de Capim Grosso, que fez um lindo arraial com bandas incríveis que o povo gostou muito, mas, exageros no excesso de segurança, fazendo o povo encarar, longas filas sem a menor necessidade. 




O CIRCUITO tinha muitos policiais, câmeras e o povo só queria se divertir. Mas, algum imbecil, não se sabe quem, teve a estúpida ideia de colocar poucas entradas, tornando quase num circuito fechado uma festa de largo. Sem a menor necessidade, pois anos anteriores, nunca teve isso e tudo sempre ocorreu bm. O PRÓPRIO PREFEITO de Capim Grosso, filmou as pessoas penando numa fila gigantesca para entrar no arraial, como se isso fosse uma coisa bonita!




Isso tudo é porque estamos em tempo de eleições e gestores costumam vir com kaô pra dizer que estao preocupados com segurança. E o mais hilário é que as polícias que na maior parte é bolsonarista e apoia as causas idiotas do Bolsonaro, como é o caso de armar todo mundo, acharam importante revistar todo mundo num evento gigante como este! Ou seja, se como o Bolsonaro quer que todo mundo ande armado e se dez pessoas com porte de armas entrassem no circuito, as tais revistas já não serviriam de nada, caso algum, quisesse aprontar algo... ou seja, armar a população é uma idiotice e as proprias polícias sacam isso, quando tem uma festa como esta. MAS, INVENTAR ESSAS REVISTAS NUMA FESTA DE LARGO COMO ESTA, CAUSANDO LONGAS FILAS É NO MÍNIMO, EXCESSO DE SOFRIMENTO PARA O POVO.

Devemos ressaltar que Caprim Grosso não foi a única cidade que tomou essa iniciativa exagerada, pois vimos também PONTO NOVO e Senhor do Bonfim também fazer isso, além de outras cidades, mas, Caprim Grosso, nos pareceu mais exagerado com revistas desnecessárias e filas demoradas. OUTRO PONTO NEGATIVO do evento é a lentidão da sonorização para colocar a atração seguinte pra tocar. MUITO DEMORA para que a próxima atração suba ao palco.

Ainda sobre as filas e excesso desnecessários, é claro que em ano eleitoral, políticos vão enfiar goela abaixo da população que era VISANDO A SEGURANÇA, quando na verdade, sabemos que não passa apenas de pirotecnia de político. Outra coisa que não deu pra entender, poi o tanto de gente com cooler de bebidas, o que não deve ter agradado nenhum pouco os comerciantes que estavam no circuito. 




Minha lista de blogs