Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 9 de janeiro de 2021

Após fracasso no plano de vacinação, Bolsonaro culpa Pazuello por atrasos e queda de popularidade

 


Esquivando-se do fracasso por não ter conseguido colocar um plano de vacinação em prática e observando sua queda de popularidade, Jair Bolsonaro colocou a culpa pelas recentes trapalhadas do governo no colo do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

Segundo a coluna Radar, do portal Veja, ele disse na reunião ministerial com tom de brincadeira que a Covid-19 “baqueou Pazuello e que ele não dá conta de mais nada”.

A coluna ainda informa que o clima para Pazuello só melhorou depois de o ministro ter saído do seu tradicional isolamento para praticar o esporte preferido do presidente: bater na imprensa. As declarações de quinta agradaram ao chefe e serviram para aliviar um pouco a pressão sobre o general. Só um pouco.

Popularidade em queda

A reprovação popular ao governo deu um salto espantoso de seis pontos percentuais em apenas 15 dias, conforme pesquisa do instituto PoderData. A desaprovação passou de 46% em 21-23 de dezembro para 52% na primeira semana de janeiro. A aprovação caiu de 47% para 44%.

A desaprovação, de 52%, é a mais alta na série do PoderData, iniciada em junho. Este número ainda não mede o impacto do fim dos pagamentos do auxílio emergencial para brasileiros de baixa renda. O programa do governo pagou 5 parcelas de R$ 600 e mais 3 extras de R$ 300 para pessoas que foram severamente afetadas pela pandemia. Houve pagamentos em dezembro e haverá alguns residuais em janeiro, mas o programa está encerrado.

O conhecimento liberta. Saiba mais

Coronel indicado por Bolsonaro que duvidava da pandemia está na UTI com Covid-19


 

O tenente-coronel Jorge Luiz Kormann, indicado para a Anvisa, bombardeava um grupo de WhatsApp dos servidores do ministério da Saúde com mensagens para que a pasta mudasse o método de contagem dos infectados pela Covid-19

Da Fórum - Crítico da CoronaVac e defensor dos tratamentos sem comprovação científica a base de cloroquina, o tenente-coronel Jorge Luiz Kormann, que foi indicado por Jair Bolsonaro (Sem Partido) para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com Covid-19. A informação é do jornal Valor Econômico.

Kormann atua secretário-executivo adjunto no Ministério da Saúde. A indicação dele para a Anvisa ainda não foi analisada pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.

Segundo técnicos do ministério, o tenente-coronel bombardeava um grupo de WhatsApp dos servidores com mensagens para que a pasta mudasse o método de contagem dos infectados pela Covid-19.

Leia a íntegra na Fórum.


Rodrigo Maia sinaliza que pode vir a apoiar pedido de impeachment de Bolsonaro

 


O presidente da Câmara dos Deputados fez os ataques mais contundentes contra Bolsonaro neste sábado, chamando-o de “covarde” e afirmando que “não podemos mais aceitar um presidente irresponsável que nega o vírus"

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que ignorou até agora os 59 pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro, indicou neste sábado que pode estar mudando de posição. Ele escreveu dois tweets agressivos na tarde deste sábado (9), num deles chamando Bolsonaro de covarde e dizendo que o presidente é o culpado pelo país ter batido a marca de 200 mil pessoas mortas pela doença.Ao falar ao Painel, da Folha de S. Paulo, Maia foi ainda mais assertivo. "Está na hora de todo mundo colocar de forma clara essa indignação", afirmou. E completou: "Não podemos mais aceitar um ministro que não entende de saúde e um presidente irresponsável que nega o vírus".

"Todos estamos cansados disso, desse negacionismo e dessa irresponsabilidade. Está na hora de uma reação forte de todos nós, brasileiros, contra a irresponsabilidade do governo".

Logo depois de suas postagens, Maia foi fortemente cobrado quanto à abertura dos processos de impeachment contra Bolsonaro, mas não respondeu ainda aos questionamentos.

Veja os tweets de Maia:

 

O conhecimento liberta. Saiba mais


Covid-19 em Senhor do Bonfim: Morre Raimundo Paiva

 


Faleceu neste sábado dia 09, em um hospital na capital Baiana, aos 79 anos, o servidor publico aposentado “Raimundo Ribeiro Paiva”, na quinta-feira, tinha sido transferido de avião para Salvador, tendo invista suas complicações pela COVID-19.


Raimundo Paiva, era uma personalidade querida no Município de Senhor do Bonfim, foi gestor do INSS e 27º CIRETRAN, Professor na rede pública e privada .


Muito apaixonado pela política, sempre teve uma visão critica sobre o movimento político em nosso Município. Durante muito tempo prestou consultoria para aqueles que buscavam informações para aposentadorias, tendo invista sua experiência como ex-gestor do INSS, também assessorava com orientação de defesa para aqueles penalizados com multas de trânsito.


Redação do Cleber Vieira News


Mais uma morte em Senhor do Bonfim, causada pela Covid-19 segundo o novo boletim epidemiológico

 


Dados atualizados da Covid-19 desta sexta-feira (08) no município de Senhor do Bonfim.


Qualquer dúvida relacionada ao Covid-19, utilize a central de atendimento enviando mensagem pelo WhatsApp ou ligando para (74) 98857 9069. Atendimento de segunda a domingo, das 08 às 18h





GCM de Rio Preto flagra festa clandestina com jovens e bebidas alcoólicas

 


Segundo a Guarda Civil Municipal, as fiscalizações vão continuar no fim de semana

Uma festa clandestina com diversos jovens e bebidas alcoólicas foi fechada neste sábado (9), em uma chácara no bairro Recreio da Felicidade, área rural de São José do Rio Preto (SP). A ação foi realizada com em conjunto pela Guarda Municipal e a Vara da Infância e Juventude.


Segundo a prefeitura, o flagrante foi por volta das 3h da manhã. Quando as viaturas chegaram, diversos jovens começaram a correr e se dispersaram para evitar a abordagem. No local também tinha um serv-festa destinado para a venda de bebidas alcoólicas.



Os proprietários do local e do serv-fest foram identificados e serão autuados. A GCM informou que as fiscalizações continuarão neste fim de semana.


GCM aposentado é morto com três perfurações no peito em São Vicente, SP

 


Caso ocorreu na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Itararé

Um guarda civil municipal aposentado, de 60 anos, foi encontrado morto dentro do carro que dirigia, com três perfurações no tórax, em São Vicente, no litoral de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (7). Segundo apurado pelo G1, a vítima parou o veículo no meio de uma avenida. A Polícia Militar foi acionada e, junto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), constatou o óbito.


De acordo com a PM, o caso ocorreu na Avenida Padre Manoel da Nóbrega, no bairro Itararé, às 16h40. A corporação foi acionada para atender a uma ocorrência de um carro que estacionou no meio de via pública. Chegando ao local, as equipes viram que o motorista tinha ferimentos no tórax, e que havia grande quantidade de sangue no carro.


Segundo a polícia, ainda não é possível informar se o ferimento foi causado por arma de fogo ou por uma faca. A informação será confirmada posteriormente pela Polícia Civil.



A ocorrência foi apresentada no 1º Distrito Policial de São Vicente para início da investigação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), foi acionada a perícia ao local e solicitado o assessoramento a equipes da Delegacia de Homicídios, da Deic de Santos. O boletim de ocorrência foi registrado para as demais providências de Polícia Judiciária.

A Prefeitura de São Vicente, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), confirmou que o guarda aposentado Roberto Aguiar Ramos apresentava três perfurações no tórax, e que ele chegou a conduzir o carro em direção à Praia do Itararé, pela pista sentido Ilha Porchat, parando o veículo em um posto de combustíveis próximo ao limite com Santos.

Ainda de acordo com a prefeitura, o Samu foi acionado, mas, chegando ao local, a vítima já estava sem vida.


APÓS QUASE MORRER: Pastor que negava gravidade da pandemia muda de ideia depois de 'vale da sombra da morte'

 


O cenário fúnebre descrito na Bíblia virou uma experiência que ele encara como "totalmente real". "Era um lugar tenebroso, mas eu não sentia medo. Escuro para todos os lados, a única coisa clara era onde eu pisava, [o chão era] como um verme gigantesco com pelos, que se movimentava como esteira rolante de aeroporto." Dinho quase morreu. Duas vezes. O que era para ser uma gripezinha, conta à reportagem, "complicou bastante". Passou 51 dias na UTI de um hospital de Campo Grande (MS), onde foi intubado, submetido a uma traqueostomia e isolado após "virar um perigo para os outros pacientes" –teve dois choques sépticos quando contraiu "a pior bactéria hospitalar".


Também sofreu um enfisema que fez o ar vazar dentro do corpo. "Ficou tudo inflado do abdome para cima." Murcha ficou sua impressão de que a doença que lhe fez perder um terço dos 90 kg que tinha antes da internação não era nada demais. Em dezembro, voltou à sua igreja, Ministério Atos de Justiça, e lá admitiu: "Menosprezei um pouco a capacidade de contágio e até a gravidade da enfermidade, achando que, se tivesse Covid, seria, assim, uma gripe, e que no máximo eu ficaria distanciado da igreja por 15 dias".


Dinho retornou ao púlpito mais de cem dias depois e nele elencou o que hoje considera "avaliações erradas que fiz sobre o período da pandemia". Para começo de conversa, acha que a certa altura deu "uma relaxada". Outro equívoco: minimizar a importância do protocolo recomendado por infectologistas. "Cheguei a ficar com raiva da máscara, [dizer] 'estão colocando cabresto social nas pessoas'."


O líder evangélico agora recorre às Escrituras, mais precisamente ao livro de Levítico, que fala sobre "a praga da lepra", para defender as medidas sanitárias. Na passagem, Deus diz que cabe a sacerdotes avaliarem pústulas e estipularem um período de isolamento. "Quem ficar leproso, apresentando quaisquer desses sintomas, usará roupas rasgadas, andará descabelado, cobrirá a parte inferior do rosto e gritará: 'Impuro! Impuro!'. Enquanto tiver a doença, estará impuro. Viver á separado, fora do acampamento", diz trecho do Antigo Testamento. "Distanciamento social e máscara são bíblicos. Há 3.500 Deus já estava nos ensinando isso", afirma Dinho.


Ainda continua imunizado, contudo, contra a esquerda. Inclusive acha que há interesses econômicos por trás da disseminação global do vírus, e progressistas teriam tudo a ver com isso. "Vocês nunca viram o sr. [Bill] Gates de máscara, nem George Soros. Vocês não vão ver. Existe manipulação? Existe", afirma, evocando uma teoria da conspiração sem qualquer lastro factual (ou seja, fake news).


O pastor não sabe como contraiu o coronavírus. Talvez na igreja, talvez quando acompanhou, por dois dias, a esposa no hospital –ela foi trocar uma prótese. Primeiro sintoma: dor nas costas. Logo vieram febre e diarreia. Ele conta que tomou o "kit Covid", que contém remédios como ivermectina e cloroquina, com eficácia questionada pela maior parte da comunidade científica. "Se existe possibilidade de fazer bem, por que não tomar? O problema dessa medicação é que a discussão se tornou ideológica. Mal não me fez."


Também não ajudou. Aos 57 anos e com zero histórico de comorbidades, ele pegou uma das manifestações mais virulentas da moléstia. Dinho considera seu aniversário, em dezembro, um renascimento. Hoje, diz, "vivo pela fé, mas sou zeloso com cuidados na saúde".


Continuará pregando, até porque "tem que cuidar também da alma e do espírito, e nisso a igreja é fundamental, é necessário que as pessoas tenham esse tipo de apoio para o espírito sem descuidar do cuidado com corpo". Cultos lotados e com fiéis desmascarados, porém, estão descartados. Algum conselho para Jair Bolsonaro, o presidente que em diversas ocasiões incentivou aglomerações e diminuiu a magnitude da pandemia? Dinho diz que não. Gosta dele.

 


Antes, afirma: "Covid não é questão política, é de saúde. O vírus não é de direita nem de esquerda. Existe um exagero, uma polarização. É ruim tanto para um lado quanto para o outro. Entendo que questão econômica é fundamental. O Brasil estaria há um ano sem gerar renda se fosse fazer a vontade dos extremistas."

Anna Virginia Balloussier - Folhapress

Minha lista de blogs