Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 1 de junho de 2024

Telescópio James Webb detecta formação de 3 novas galáxias no espaço

 


Pesquisadores encontraram três galáxias em formação através de dados do Telescópio Espacial James Webb (JWST, na sigla em inglês), que revelaram que os achados no espaço possuem atualmente cerca de 13,8 bilhões de anos.

A descoberta foi possível por conta da quantidade elevada de gás ao redor das galáxias, que pode ser hidrogênio ou hélio, considerados os primeiros componentes do Universo. Diante disso, esses gases vão atuar como combustível para a formação de novas estrelas.
Segundo a coautora do estudo que localizou as galáxias, Simone Nielse, atualmente a área deixou de ver as galáxias como ecossistemas isolados e as novas descobertas ajudam a confirmar a mudança.
O estudo revelou ainda que a enorme reserva dos gases aponta que ainda não houve tempo suficiente para as três galáxias formarem a maior parte das suas estrelas. Agora os cientistas se debruçam para terem amostras sobre a característica das três descobertas.

A galáxia em primeiro plano é LEDA 2046648, e é vista há pouco mais de 1 bilhão de anos, enquanto a maioria das outras ficam ainda mais distantes, vistas em um passado distante - Sputnik Brasil, 1920, 08.03.2024
Ciência e sociedade
Astrônomos detectam galáxia extinta mais antiga já observada no Universo (FOTO)

Cabeça de Cavalo descoberta

Ainda no início deste mês, o telescópio também havia capturado imagens incrivelmente nítidas da nebulosa Cabeça de Cavalo, um dos corpos celestes mais impactantes no cosmo distante. As novas imagens mostravam ondas turbulentas de gás que se elevavam do lado ocidental da Orion B, uma nuvem molecular formadora de estrelas localizada a 1.300 anos-luz da Terra, na constelação de Orion.
A nebulosa em questão é uma nuvem em colapso de gás denso e frio que é iluminada por uma estrela jovem e quente embutida no seu canto superior esquerdo.
A estrutura semelhante a um cavalo que torna essa nebulosa tão distinta foi criada porque o gás mais leve se dissipou, deixando um grosso pilar de gás denso e poeira que é mais difícil de se dissipar. Entretanto isso não vai durar para sempre.
Os cientistas estimam que em cerca de 5 milhões de anos esse pilar de matéria mais densa vai desaparecer.

Bernie Sanders, senador dos EUA, chama Netanyahu de criminoso de guerra

 



Em uma publicação nas redes sociais, o senador dos EUA Bernie Sanders chamou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de criminoso de guerra e afirmou que não vai comparecer à reunião conjunta no Congresso norte-americano que contará com a presença do premiê israelense.

"Benjamin Netanyahu é um criminoso de guerra. Ele não deveria ser convidado para uma reunião conjunta no Congresso. Definitivamente não estarei lá" escreveu Sanders nas redes sociais.
Sanders disse concordar com o mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) para Netanyahu e também para o líder do Hamas. "Ambas as pessoas estão envolvidas em violações claras e ultrajantes das normas internacionais", enfatizou o senador.
senador escreveu ainda que "Israel não tem o direito de matar mais de 34 mil civis. Não tem o direito de deixar órfãs 19 mil crianças. Não tem o direito de aniquilar o sistema de saúde de Gaza, deixando 26 hospitais fora de serviço e matando mais de 400 profissionais de saúde".
Os líderes do Congresso dos EUA convidaram Netanyahu para discursar numa sessão conjunta do Legislativo, observando que se juntam ao Estado de Israel na luta contra o que classificam como terrorismo, especialmente à luz do fato de que o Hamas continua mantendo reféns cidadãos norte-americanos e israelenses. Netanyahu aceitou o convite.

Anteriormente, o promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, anunciou que estava solicitando à Câmara de Pré-Julgamento a emissão de mandados de prisão para o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e para o ministro da Defesa, Yoav Galant.
Na sua declaração, referiu que ambos são responsáveis ​​​​por crimes de guerra e crimes contra a humanidade cometidos desde outubro de 2023. O procurador também exigiu a emissão de mandados de prisão para o líder do Hamas na Faixa de Gaza, Yahya Sinwar, o comandante da ala militar das brigadas Al-Qassam, Mohammed Ad-Deifa e o chefe da ala política do Hamas, Ismail Haniyeh.

Minha lista de blogs