Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 23 de maio de 2020

Impossível escapar: o que a Rússia preparou para destruir porta-aviões inimigos



Velocidade supersônica, ogivas altamente explosivas ou nucleares e uma trajetória de voo absolutamente imprevisível – os mísseis antinavio soviéticos e russos são considerados os melhores do mundo.

Desenvolvidos desde meados do século passado e permanentemente modernizados, estes sistemas antinavio estão atualmente baseados em navios, submarinos, aviões e até mesmo na costa.

NOTÍCIAS MAIS ACESSADAS


Enxame dirigido

Um moderno míssil antinavio não é apenas um projétil com um motor e uma ogiva, mas um elemento de um sistema sofisticado ligado a um portador e sistemas de detecção de alvos e orientação. Cada "charuto" alado tem seu próprio cérebro – o sistema de controle de bordo, que lhe diz o que fazer em um momento ou outro.
"Ao disparar, você precisa calcular muito rigorosamente a altitude e velocidade de voo", afirmou à Sputnik o ex-comandante da Frota Norte da Rússia, almirante Vyacheslav Popov, acrescentando que hoje os radares só detectam os mísseis se dirigindo ao navio quando já é tarde demais para os abater.
Popov recordou o sistema soviético Granit, apelidado de "assassino de porta-aviões". Foi adotado em serviço em 1983 e instalado tanto em submarinos quanto em navios de superfície.
"O sistema é programado de tal forma que os primeiros a serem lançados esperam pelos outros, e todos se alinham de acordo com um determinado sistema", explica Popov.
Assim é "muito mais difícil derrubar um enxame", tanto mais que os computadores de bordo dos Granit levam programadas as características dos navios inimigos, de modo que os mísseis determinam de forma autônoma qual o alvo principal e os secundários.

Esgueirar-se e destruir

De acordo com estimativas de especialistas, para afundar um porta-aviões nuclear, tendo em conta a defesa antiaérea, são precisos pelo menos 20 mísseis Granit.

© REUTERS / YONHAP
O porta-aviões nuclear norte-americano USS Carl Vinson da classe Nimitz (foto de arquivo)

Segundo o almirante, a principal dificuldade é que o alcance efetivo não ultrapassa 500-600 quilômetros. Para atacar, é preciso se aproximar da esquadra inimiga e passar despercebido.
"Cada grupo de porta-aviões está equipado com um poderoso sistema de defesa antiaérea, que cobre uma área com um raio de até 1.500 quilômetros", explica o ex-comandante da Frota do Mar Negro, almirante Vladimir Komoyedov.
"É por isso que as posições de disparo dos nossos submarinos estão, regra geral, dentro deste círculo. O submarino precisa chegar lá despercebido e necessariamente sob cobertura de um submarino polivalente", acrescentou.
precisão dos modernos mísseis antinavio é tão alta, diz o almirante, que é quase impossível evitá-los.

Do P-6 ao Tsirkon

A União Soviética se focou nos mísseis antinavio na segunda metade do século XX, depois que os EUA apostaram em porta-aviões.
Além de minas e torpedos, a frota precisava de uma arma fundamentalmente nova, capaz de manobrar, escolher e atingir alvos de forma autônoma a distâncias de centenas de quilômetros.
Os mísseis foram se tornando "inteligentes" muito rapidamente. Se os primeiros P-6 eram guiados por equipamentos retransmissores, isso rapidamente deixou de ser necessário.
Em 1968, a Marinha soviética adotou o sistema de mísseis P-70 Ametist de lançamento submarino, e mais tarde o P-500 Bazalt de longo alcance.
O Bazalt era praticamente invulnerável na zona de defesa antiaérea do navio atacado, tendo sido o primeiro míssil antinavio capaz de acelerar até Mach 2 e voar por 550 quilômetros. O sistema equipava submarinos e porta-aviões.

© SPUTNIK / ALEKSEI DANICHEV
Fragata russa Admiral Gorshkov

sistema hipersônico Tsirkon é o mais moderno sistema de mísseis antinavio russo. Seu míssil voa a uma velocidade de Mach 9 por mais de mil quilômetros. Essa alta velocidade faz com que ele seja invulnerável a qualquer sistema de defesa antiaérea, sendo impossível interceptá-lo.
Segundo o Ministério da Defesa russo, nos próximos anos com o Tsirkon serão equipados os submarinos nucleares dos projetos 885, 885M e 949AM, os navios de superfície dos projetos 22350 e 23560, bem como o cruzador nuclear pesado Admiral Nakhimov.
Está previsto que o novo sistema entre em funcionamento no mais tardar em 2021.

Asteroide de 300 metros avança a quase 13 km/s em direção à Terra




O Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da NASA está observando de perto todos os asteroides que se aproximam da Terra a uma distância de 0,05 unidade astronômica.

O asteroide Apollo 441987, também conhecido como 2010 NY65, segue avançando e deve se aproximar da Terra no dia 24 de junho, segundo rastreamento da NASA.
O corpo celeste mede entre 140 e 310 metros, com base em como reflete as luzes. Além disso, estima-se que seja um objeto pequeno nos termos da NASA. Entretanto, ele se aproximará a uma velocidade de quase 13 quilômetros por segundo, chegando tão perto quanto 0,02512 unidade astronômica da Terra.

Ilustração artística de asteroide se aproximando da Terra
Como citado anteriormente, o CNEOS da NASA é encarregado de observar todos os asteroides que se aproximam da Terra em 0,05 unidade astronômica, ou aproximadamente 7,5 milhões de quilômetros.
O 2010 NY65, observado pela primeira vez em julho de 2010, passará pelo nosso planeta no início da manhã do dia 24 de junho, a uma distância de 3,7 milhões de quilômetros.
Apesar de ser pequeno, o asteroide 2010 NY65 pode causar danos significativos ao nosso planeta devido aos efeitos secundários, como tsunamis, que podem ser criados mesmo estando distante.

OSTAGENS MAIS VISITADAS

Barracos na reunião: Damares, diz ‘Pacto com o diabo!’ e Paulo Guedes retruca: ‘deixa cada um se foder’


Os desdobramentos da reunião ministerial mais bestializada da história mal começaram. O novo trecho viral é o diálogo de Paulo Guedes e Damares: ela surta com a proposta de resorts com jogos, feita pelo ministro do Turismo e Guedes a tranquiliza: ‘deixa cada um se foder’


Quando o titular da pasta de Turismo, o ministro Marcelo Álvaro Antonio propôs regulamentar a prática de jogos de azar para tentar aumentar o número de visitantes no país, Damares Alves, entoou: “pacto com o diabo!”. Paulo Guedes, acalmou a ministra, sugerindo a ela, que deixasse “cada um se foder”, referindo-se aos frequentadores.

A reportagem do jornal O Globo destaca que “a criação de resorts integrados, onde fossem permitidos jogos e apostas, foi um assunto que gerou atritos entre os ministros, na reunião da equipe com o presidente Jair Bolsonaro, no dia 22 de abril. Quando o titular da pasta de Turismo, o ministro Marcelo Álvaro Antonio sugeriu regulamentar a prática para tentar aumentar o número de visitantes no país — o setor foi um dos mais prejudicados pela epidemia de Covid-19 —, enfrentou a resistência da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que disse que a ideia era um “pacto com o diabo”. O ministro da Economia, Paulo Guedes, acalmou a ministra, sugerindo a ela, que deixasse “cada um se foder”, referindo-se aos frequentadores.”
A matéria ainda relata que “quando começou sua defesa dos resorts integrados, Marcelo Álvaro Antonio logo viu que o assunto não estava agradando Damares: “Damares tá olhando de cara feia para mim” — comentou. Na ocasião, o ministro disse saber que o assunto era polêmico, mas defendeu um plano de atração de investimentos: “sei que é urna pauta muito sensível também a ela, que é a questão, presidente, é ... porque o ministério do Turismo agora tem que ter um planejamento, um plano de atração de investimentos, que é o que gera emprego, renda, é o que ajuda, obviamente, a economia do Brasil. E pra isso presidente, eu acredito que o momento propício nesse planejamento da retomada, discutir os resorts integrados. Não é legalização de jogos, não é bingo, não é caça níquel, não é ... são resorts integrados. Obviamente, presidente, uma pauta que precisa de ser construída a - Damares tá olhando com cara feia pra mim - uma pauta que precisa de ser construída com as bancadas da Câmara, tanto a evangélica, quanto a católica, mostrando ou desmistificando vários mitos que giram em torno disso.”

Bahia: Serrolândia tem primeiro caso de COVID-19 CONFIRMADO



O prefeito de Serrolândia-BA, Gonçalves do Sacolão, emitiu nota através de um vídeo na manhã desta sexta-feira (22), confirmando o primeiro caso positivo para a COVID-19, no município, através de teste rápido.

O prefeito ressalta a importância de a população manter as medidas de isolamento social. Segundo Gonçalves, trata-se de um paciente de 42 anos de idade e  o mesmo encontra-se em isolamento domiciliar e não se encontra mais com sintomas.

O caso, segundo o prefeito, é importado de Salvador, tendo em vista que o paciente havia sentido sintomas quando ainda estava na capital Baiana e, chegando em Serrolândia fez o teste rápido e deu positivo.

CONFIRA A FALA DO PREFEITO:


Hilário! Prefeita de Capim Grosso fechou o comércio quando tinha poucos casos e vai reabrir quando aumentou!


Capim Grosso: Comitê de Combate ao Covid-19 autoriza abertura do comércio nesta segunda-feira

Via entender a ganância desse povo? A Bahia está aumentando perigosamente o contágio pelo Coronavírus, tanto que o governador Rui Costa, está até antecipando feriados. Então, novamente esse comitê de Capim Grosso, quer novamente reabrir o comércio! Da outra vez avisamos aqui e infelizmente, foi dito e feito, aumentou os casos. Mas, se comerciantes não tem recursos para aguentar uma quarentena, nos perguntamos que tipo de lucratividade esse pessoal tem? Se perderem o controle, como também alertamos, Valente, Jacobina, Coité e Feira de Santana, queremos saber se vão ter mais lucros? Estaremos aqui acompanhando atentamente essa irresponsabilidade por ganância e ideologias... O Coronavírus é uma doença muito traiçoeira!

Nesta sexta-feira (22), o Comitê de Combate ao Covid-19, decidiu pela a abertura do comércio, a partir desta segunda-feira (25

A Prefeita Lydia Pinheiro, abriu a reunião e explicou o que está sendo realizado na UPA e no IGH. Disse ainda que outras decisões podem ser tomadas a qualquer momento, pois como prefeita precisa cuidar da saúde da população e também do comércio da cidade e dos empregos da cidade.

O Comitê é um encontro entre a sociedade civil e a gestão, e ficou com a responsabilidade da decisão pela abertura do comércio apenas para moradores do município e com as devidas precauções de fiscalização e combate ao coronavírus e decidiram também que Transportes Alternativos não serão permitidos entrarem na cidade e bares e distribuidoras de bebidas continuam fechados.

O Coordenador do Combate ao Covid-19 em Capim Grosso, Ed Carlos, comentou que tem como flexibilizar e garantir os empregos, com cuidado em relação também à economia da cidade.

O vice-prefeito Frank Neto disse que as pessoas vão lidando com a situação e algumas medidas não se perpetuam, dentro do contexto, lida- se com as questões sociais e as ações avançaram com um controle maior e não será diferente no momento de condição de abertura do comércio.

O advogado, Dr Daniel Novaes, relatou que o município recebeu até o momento 413 mil reais, para serem usados nesse período, com uma promessa de entrar mais de dois milhões e setecentos mil reais, que já foi aprovado pelo Senado. A prefeitura está tentando a compra de respiradores. A leitura feita é que estamos diante de um problema grande e foram tomadas medidas de prevenção que estabilizou os casos e está se tentando retardar a curva de contaminação, desenvolvendo um plano de monitoramento para reabertura do comércio.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Bolsonaro diz que 'morre mais gente de pavor' do que de Covid-19



Bolsonaro voltou a criticar as medidas de isolamento social e afirmou, durante transmissão acreditar que “mais importante que a vida, é a liberdade”


Jair Bolsonaro voltou a debochar das vítimas de Covid-19 nesta quinta-feira, 21, dia em que o Brasil ultrapassou as 20 mil mortes por coronavírus, das quais 1.188 mortes nas últimas 24 horas

"Pessoal tem gente morrendo todo dia. A gente lamenta. Morre muito mais gente do pavor do que o ato [coronavírus] em si. O pavor também mata, leva ao estresse, leva ao infarto…", disse Bolsonaro em sua live semanal as redes sociais.


Bolsonaro voltou a criticar as medidas de isolamento social e afirmou, durante transmissão acreditar que “mais importante que a vida, é a liberdade”.
Assista:

Imagem revela como pode ser a formação turbulenta de um planeta



Astrônomos capturaram foto de espiral de gás e poria em torno da estrela jovem AB Aurigae, a 530 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos de diversas universidades francesas capturou uma imagem que possivelmente retrata o processo de formação de planetas. Em artigo publicado na revista científica Astronomy & Astrophysics, o grupo diz ter identificado o fenômeno nos arredores da estrela jovem AB Aurigae, a 530 anos-luz da Terra.
A gravura apresentada no estudo mostra uma grande estrutura espiral de gás e poeira em torno da estrela. Segundo os cientistas, esse fenômeno é responsável por criar protoplanetas. Porém, embora o processo seja amplamente descrito em trabalhos teóricos no campo da astrofísica, evidências observacionais ainda são raras e inconclusivas.



Disco protoplanetário ao redor da estrela AB Aurigae. Imagem: ESO/Boccaletti et al
“No estágio inicial da formação do planeta, simulações hidrodinâmicas indicam que o processo de acreção [acúmulo de matéria na superfície de um astro] gera no local de [formação] do planeta padrões em espiral no sentido interno e externo devido à ressonâncias induzidas pelas interações do disco-planeta”, diz o estudo.

Nascimento de um planeta

Segundo os pesquisadores, o nascimento de um planeta ocorre a partir de um disco gigante de poeira e gás que alimenta a formação de uma estrela. Forças eletrostáticas em meio ao fenômeno provocam o agrupamento de resquícios de materiais desse disco. O resultado é a formação de objetos espaciais que passam a gerar forças gravitacionais suficientes para atrair ainda mais materiais.
Durante todo esse processo, as órbitas das partículas de poeira ao redor do planeta em formação são perturbadas e a órbita do protoplaneta cresce em um formato elíptico, de maneira a criar uma oscilação entre o ponto mais próximo e o mais distante do campo. Essa oscilação pode resultar em uma ressonância, conhecida como ressonância LindBlad, que gera o padrão espiral.
Astrônomos ainda acreditam que a ressonância observada no fenômeno de formação dos planetas também é responsável pela composição das estruturas espirais características de algumas galáxias. O mesmo processo ainda reflete na formação de anéis planetários, por exemplo nos anéis de Saturno e de protoplanetas.

Metodologia e desafios

Observar os discos de protoplanetas, no entanto, ainda é um grande desafio para a astronomia.
Muitos dos astros estão a distâncias que dificultam o estudo e, além disso, a luz emitida pelas estrelas dos planetas em formação às vezes é tão brilhante que ofusca características que podem revelar os processos de constituição planetária.


A AB Aurigae, porém, é um dos corpos espaciais mais próximos com características que a tornam um objeto valioso para observação: a estrela é muito jovem, com menos de 10 milhões de anos de idade, e cercada por um disco protoplanetário. Foram esses fatores que atraíram as atenções dos astrônomos.
De dezembro de 2019 a janeiro de 2020, eles realizaram observações da AB Aurigae por meio do sistema SPHERE, ligado às instalações do Observatório Europeu do Sul (ESO), no Chile. Os cientista ainda compararam o conteúdo obtido com outra pesquisa feita em 2017 com equipamentos do rádio-observatório Atacama Large Millimeter Array (ALMA), também localizado em território chileno.
A pesquisa então detectou a perturbação em forma de S no disco protoplanetário que, segundo o estudo, assemelha-se às estruturas espirais previstas no processo de formação de um protoplaneta. Apesar das evidências não confirmarem com total precisão que a imagem realmente retrata o fenômeno pontuado pelos cientistas, o estudo indica pelo menos que a AB Aurigae é uma candidata promissora para as observações de acompanhamento com telescópios mais poderosos que ainda estão em construção.

Fonte: Science Alert

Minha lista de blogs