Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

É possível ver 'filme' inteiro da vida logo antes de morrer? Pesquisadores acreditam que sim

 


Um grupo de pesquisadores internacionais analisou os últimos momentos da vida de um paciente de 87 anos internado em um hospital.

Os cientistas analisaram os 30 segundos antes e depois da morte de um paciente com 87 anos de idade que havia sido internado após uma queda que provocou hemorragia cerebral. Os pesquisadores realizaram um eletroencefalograma (EEG) para analisar a atividade elétrica em diferentes partes do cérebro. Contudo, no processo o doente faleceu de ataque cardíaco.

"Analisamos a gravação contínua de EEG de um cérebro humano durante o período de transição para a morte. A análise espectral revelou um aumento na potência gama absoluta após a supressão da atividade neuronal em ambos os hemisférios, seguido por uma diminuição acentuada após a parada cardíaca", escreveram os cientistas no estudo.

De acordo com os pesquisadores, a intrigante reação do cérebro determinada pelo aumento das atividades alfa e gama pode ser o equivalente à situação muito comum em filmes de Hollywood, em que a personagem vê um filme da sua própria vida logo antes de morrer.

"[Esta reação] está relacionada a processos cognitivos e recuperação de memória em indivíduos saudáveis, é intrigante especular que tal atividade poderia apoiar uma última 'lembrança da vida' que pode ocorrer no estado de quase morte", explicaram os especialistas.

No entanto, os autores do estudo, publicado na revista científica Frontiers in Ageing Neuroscience, ainda são cuidadosos com o resultado deste trabalho, porque se trata apenas de um caso e o paciente em questão havia sofrido uma lesão traumática na cabeça, que poderia afetar de alguma forma as ondas cerebrais.

Mas mesmo assim os resultados são animadores, o professor de neurociência da Universidade de Sussex, no Reino Unido, Anil Seth acredita que o recente estudo pode ser comparado com um outro trabalho que fez o mesmo tipo de análise, porém nos últimos segundos de vida de roedores.
Inteligência artificial (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 08.01.2022
Sociedade e cotidiano
China desenvolve robô capaz de ler mente humana com alta precisão
Seth afirmou, em entrevista ao The Guardian, que o recente projeto "estende o trabalho de cerca de dez anos atrás, mostrando 'explosões' características de atividade cerebral em roedores antes da morte, com alguma atividade cerebral persistindo mesmo após a parada cardíaca".

"Este estudo, ao mostrar descobertas semelhantes em um humano à beira da morte, é ao mesmo tempo comovente e fascinante, mas se a atividade está relacionada a qualquer tipo particular de experiência subjetiva, sejam as chamadas 'experiências de quase morte' ou impressões de vida passando diante de nossos olhos, é impossível dizer, e provavelmente continuará assim", disse Anil Seth.

As mais vistas da semana

Cientistas determinam maior árvore genealógica da história com 231 milhões de ancestrais (VÍDEO)

 


O inédito estudo só foi possível ser completado após duas equipes de pesquisadores rivais começarem a trabalhar em conjunto agregando todos os dados em um só projeto.

Os cientistas começaram a mesclar os dois estudos em junho de 2000 e, durante anos de pesquisas e compilações de dados, conseguiram criar um enorme mapa de cromossomos.

"Esta é a maior árvore genealógica humana de todos os tempos, que incluiu cerca de 3.600 indivíduos de todo o mundo. Conseguimos reunir todos esses dados nesta enorme rede de laços entre pessoas, por meio de ligação genética usando seus DNAs", explicou o geneticista da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e um dos autores do projeto, Yan Wong.

A árvore genealógica é formada por 231 milhões de linhagens ancestrais. A representação é feita por oito linhagens principais, que se multiplicam em milhares de gerações menores, chegando a momentos muito distantes, como se pode observar no vídeo demonstrativo divulgado pela Universidade de Oxford.

"Essencialmente, estamos reconstruindo os genomas de nossos ancestrais e usando-os para formar uma série de árvores evolutivas vinculadas entre si [...]. Assim nós podemos então estimar quando e onde esses ancestrais viveram", explicou o geneticista líder do estudo, Anthony Wilder Wohns, também pesquisador da Universidade de Oxford.


Uma das vantagens do modelo usado pelos pesquisadores, de acordo com Yan Wong, é que eles conseguem determinar as linhagens fazendo "poucas suposições sobre os dados analisados e podem incluir amostras de DNA modernas e antigas".
Local de enterro neolítico (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 24.12.2021
Sociedade e cotidiano
Descoberto no Reino Unido túmulo com família alargada mais antiga do mundo, dizem cientistas (FOTO)
O estudo publicado na revista científica Science é focado nos genomas dos seres humanos, mas, de acordo com os geneticistas, o mesmo modelo pode ser aplicado em diferentes espécies e ajudar a traçar detalhes sobre a evolução do planeta Terra e também propiciar avanços em estudos médicos.

"Embora os humanos sejam o foco deste estudo, o método é válido para a maioria dos seres vivos, de orangotangos a bactérias. [...] Poderia ser particularmente benéfico na genética médica, ao separar as verdadeiras associações entre regiões genéticas e doenças de conexões espúrias decorrentes de nossa história ancestral compartilhada", disse Whons.


fffff

NASA detecta compostos orgânicos em cratera no maior corpo celeste do cinturão de asteroides (FOTO)

 


Usando câmera de enquadramento (FC) e espectrômetro visível e infravermelho (VIR) a bordo da nave espacial Dawn da NASA, pesquisadores detectaram resíduos de salmouras brilhantes e compostos orgânicos na bacia de Urvara, uma das maiores estruturas de impacto no planeta anão Ceres.

Os resultados do estudo reforçam a hipótese de que Ceres é e tem sido um mundo geologicamente ativo mesmo em épocas recentes, com sais e material rico em compostos orgânicos desempenhando um papel importante em sua evolução.
Com um diâmetro de 940 km, Ceres é o maior objeto no cinturão de asteroides localizado entre Marte e Júpiter.
Achados da missão Dawn sugerem que o interior de Ceres consiste de uma fina camada de depósito de regolito, uma crosta que contém um oceano antigo, uma camada de salmoura na transição entre crosta e o manto e um manto inferior seco.

Com 170 km de largura, a bacia de Urvara é a terceira maior estrutura de impacto em Ceres. É considerado que o impacto que formou esta bacia há cerca de 250 milhões de anos expôs material de profundidades de até 50 km.
Bacia de Urvara no planeta anão Ceres localizado no cinturão de asteroides 
 - Sputnik Brasil, 1920, 24.02.2022
Bacia de Urvara no planeta anão Ceres localizado no cinturão de asteroides

"Nossa análise aponta que diferentes áreas da cratera têm idades muito diferentes", disse doutor Nico Schmedemann, um pesquisador do Instituto de Planetologia da Universidade de Munster, acrescentando que "a diferença de idades é de até 100 milhões de anos".

Nesta área ressurgida, uma escarpa no solo exibe um padrão de fluxo granular de material brilhante (sais), mostrando espectros consistentes com a presença de material orgânico, aponta portal Sci-News.
Este planeta anão é um sobrevivente do período mais antigo da formação do Sistema Solar e, portanto, a pesquisa detalhada sobre o seu interior proporciona uma compreensão fundamental sobre a formação e evolução de embriões planetários que se originaram do disco protoplanetário.

Segundo dia de conflito começa com ofensiva ucraniana em Donetsk

 


Nas últimas 24 horas, os ataques das forças ucranianas em Donetsk resultaram em dois civis mortos e outros 12 feridos.

Em declaração nesta quinta-feira (24), o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou o início de uma operação militar especial na região de Donbass, onde ficam as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL, respectivamente).
A Defesa russa informou que as Forças Armadas do país não realizam ataques aéreos, de foguetes ou de artilharia contra as cidades da Ucrânia.
As tensões entre os dois países já vinham aumentando nos últimos meses, devido a uma aproximação da Ucrânia com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e à possibilidade de instalação de poderosos armamentos ocidentais perto das fronteiras russas.
Para Moscou, a possível adesão da Ucrânia à aliança ocidental ultrapassa todos os limites aceitáveis, ameaçando gravemente a segurança russa. Apesar dos diversos apelos diplomáticos feitos pelo Kremlin na tentativa de que os Estados Unidos e seus aliados europeus levassem em conta as preocupações russas ligadas a esse avanço da organização militar liderada por Washington, não foram registrados progressos nas negociações.
A situação se deteriorou nos últimos dias, em meio a uma série de ataques das forças ucranianas contra o leste do país e de declarações polêmicas do governo de Vladimir Zelensky, de que Kiev poderia renunciar a seu status não nuclear, acordado em 1994 no Memorando de Budapeste.

Moraes determina bloqueio de perfis do Telegram e ameaça suspender aplicativo


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou o bloqueio do perfil do blogueiro bolsonarista de Allan dos Santos no Telegram em um prazo de 24 horas e alertou a empresa que, caso a ordem não seja cumprida, o aplicativo será suspenso e terá de pagar multa. O ministro é relator do inquérito sobre as milícias digitais na Corte.


“A efetivação da determinação judicial de bloqueio [dos perfis] deverá ocorrer no prazo máximo de 24 horas, sob pena de suspensão dos serviços do Telegram no Brasil, pelo prazo inicial de 48 horas”, diz Moraes na decisão, informa a coluna Painel, da Folha de S.Paulo.


Rachadinhas: Lewandowski envia à PGR notícia-crime contra Flávio Bolsonaro por uso ilegal da Receita Federal

 



O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia-crime contra o senador Flávio Bolsonaro pelo uso indevido da máquina administrativa do Estado para usar na sua defesa no caso das “rachadinhas”.

Flávio é investigado por ter usado servidores para enriquecer com seus salários quando era deputado estadual na Alerj. Lewandowski pediu para a PGR  investigar se o senador mobilizou servidores da Receita Federal para tentar ter provas de supostos vazamentos contra ele no caso. O órgão teria gastado R$ 500 mil para investigar funcionários a pedido de Flávio Bolsonaro.

“[...] Com efeito, o jornal Folha de São Paulo, em sua edição de 23 de fevereiro de 20221, trouxe à baila a comprovação de um crime que já se divisara meses atrás, consistente no uso da máquina administrativa do Governo Federal (Receita Federal do Brasil e Serpro), de forma ilegal e arbitrária, por um Senador, filho do Presidente da República, para coletar dados e informações que pudessem favorecer a defesa jurídica do referido Parlamentar, acusado de chefiar uma organização criminosas que atuava na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (quando era Deputado Estadual), desviando vultosos recursos dos servidores de seu gabinete (Rachadinha)”, diz o ministro do STF. 

Segundo a reportagem citada pelo mnistro, Jair Bolsonaro e seus advogados buscaram a ajuda de órgãos do governo federal para tentar reunir provas com o intuito de anular as investigações. Nesta quinta-feira, 24, a PGR instaurou três apurações preliminares para decidir se abrirá ou não uma investigação contra o parlamentar. 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Chefe de Defesa dos EUA ordena envio de 800 soldados e 20 helicópteros à região do Báltico

 


O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, determinou o envio de 800 soldados e 20 helicópteros AH-64 que já se encontram na Europa à região do Báltico, em meio às tensões em torno da situação na Ucrânia, informou a agência Reuters nesta terça-feira (22).

O movimento é uma resposta à decisão da Rússia de manter tropas em Belarus, conforme anunciou o presidente Joe Biden em declaração na Casa Branca um pouco antes, nesta terça-feira (22).
Os EUA também estão enviando oito F-35 da Alemanha para o flanco leste da OTAN e 12 helicópteros Apache da Grécia para a Polônia, segundo a mídia.

"Esse adicional está sendo reposicionado para tranquilizar nossos aliados da OTAN, deter qualquer potencial agressão contra os Estados-membros da organização e treinar com as forças da nação anfitriã", disse o alto funcionário de Defesa dos EUA, garantindo que nenhuma das novas forças sairia dos Estados Unidos.

Os EUA ressaltaram ainda que continuarão a fornecer assistência defensiva à Ucrânia.

O presidente dos EUA anunciou, nesta terça-feira (22), o que ele chamou de primeira parcela de sanções econômicas contra a Rússia, em resposta ao reconhecimento de Moscou das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk.
A decisão afeta um banco militar russo e a dívida soberana do país, além de "elites russas e suas famílias".
Biden também disse que trabalhou com o chanceler alemão Olaf Scholz para garantir que o gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), que traria gás natural liquefeito da Rússia para a Alemanha, não seja aberto.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, assina decretos que reconhecem a independência das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, 21 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 22.02.2022
Panorama internacional
Especialista: Rússia reconheceu repúblicas de Donbass após Ocidente ignorar exigências de segurança


"Vida do povo evangélico piorou com Bolsonaro", diz pastor

 



Por Alberto Cantalice e Pedro Camarão, Focus - Os evangélicos já representam mais de 30% da população brasileira, de acordo com um levantamento feito pelo Datafolha em 2020. A não realização do Censo pelo IBGE dificulta que se saiba o número mais próximo do real, mas é certo que o número de fiéis vem crescendo. O que não se pode esquecer é a diferença enorme que existe entre cada uma das igrejas evangélicas, alerta o pastor e historiador Oliver Costa Goiano.

Atual coordenador de Religião na Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, da Prefeitura Municipal de Maricá, o pastor integra o Núcleo Evangélico do Partido dos Trabalhadores. Ele afirma que os evangélicos se afastaram do PT em função da estratégia utilizada por um movimento conservador de tomada do Estado para a defesa da manutenção de privilégios dos mais ricos. Mas, agora, ocorre uma reaproximação.

Na visão do pastor da Igreja Batista da Lagoa, o motivo é pragmático. A piora das condições de vida em função da crise econômica e da péssima condução que o governo faz nessa área é o que leva evangélicos das mais diferentes igrejas a lembrarem de como a vida era melhor durante os governos do PT. Por isso, ele alerta sobre a necessidade de se tomar muito cuidado com o discurso a ser utilizado e defende a necessidade de o partido dialogar com as religiões, deixando claro que é um grupo político diverso e que respeita as diferenças.

O pastor Oliver acredita que, se não fosse pela crise, talvez o bolsonarismo estivesse mais forte. Nesta entrevista à revista Focus Brasil, ele defende que os valores da esquerda são mais próximos ao que diz a Bíblia e que o bolsonarismo é o contrário. Segundo ele, os evangélicos pagam um preço alto pelo apoio que deram a Bolsonaro em 2018. Ele ainda explica porque o movimento anti-vacina encontra algum apoio dentro de grupos evangélicos. 

Leia a entrevista da Focus.

Minha lista de blogs