Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Se uma pessoa caísse em buraco negro ficaria congelada no espaço e tempo para sempre, diz cientista

 


Os buracos negros são o bicho-papão do Universo: estão sempre algures na vastidão no espaço, mas quase impossíveis de detectar.

O famoso físico teórico Albert Einstein já teorizava sobre a existência de buracos negros, que posteriormente foram descobertos por Stephen Hawking, outro físico teórico renomado.
Estes objetos espaciais são tão densos e possuem uma gravidade tão forte que nem a luz pode escapar deles. Durante um longo período de tempo eles tinham permanecido um mistério, e só agora estamos começando a entender exatamente o que são e como funcionam em termos de física.
De acordo com doutora Becky Smethurst, astrofísica e comunicadora científica, os buracos negros não são negros nem são buracos.

"Eles são mais como montanhas de matéria do que buracos", disse ela à Newsweek. "Não há outro lado deles que levem a algum lugar", observou a cientista.

"Eles [também não] são negros. Eles são alguns dos objetos mais brilhantes em todo o Universo. Não necessariamente o buraco negro em si, porque são prisões para a luz e você não pode receber luz do buraco negro, mas da região ao redor do buraco negro", explicou Smethurst.
Concepção artística de um buraco negro supermassivo de ponto preto central primitivo - Sputnik Brasil, 1920, 10.02.2022
Ciência e sociedade
Buraco negro supermassivo é flagrado lançando rajadas de gás a 70 milhões de anos-luz (FOTO)
Os buracos negros têm um horizonte de eventos, que é o ponto de não retorno para toda a matéria e energia: uma vez esse [limite] é ultrapassado, não há escapatória da gravidade. Após o horizonte de eventos há a singularidade, o inimaginável ponto único onde a imensa massa do buraco negro está localizada.
Se uma pessoa estivesse observando outra caindo no buraco negro ela não veria nada disso.

"Digamos que você tinha um sinalizador de luz em sua espaçonave que seria como um pequeno farol piscando a cada 30 segundos. Seus sinais de luz levariam cada vez mais tempo para chegar até você entre cada lampejo devido à força da gravidade, basicamente quase como abrandando a [velocidade da] luz à medida que se aproxima cada vez mais do buraco negro. E, portanto, [o observador] nunca iria realmente ver você cruzar esse horizonte de eventos. Você apareceria congelado para sempre no espaço e no tempo", disse Smethurst.

Informa-se que o maior buraco negro descoberto até agora, o TON 618, é mais de 40 vezes maior do que a distância de Netuno ao Sol.

Cientistas chineses descobrem novo mineral na Lua

 


A partir de missão lunar chinesa em 2020, cientistas da China National Nuclear Corporation (CNNC) descobriram o mineral fosfato Changesite-(Y), que foi isolado por uma série de processos, incluindo difração de raios X.

Amostras de rocha e poeira coletadas pela missão lunar Chang'e-5, da China, em 2020, estimularam a descoberta de um novo mineral, chamado Changesite-(Y), anunciaram autoridades nesta sexta-feira (9).
Cientistas chineses descobriram o novo mineral na Lua, tornando a China a terceira nação, depois dos Estados Unidos e da Rússia, a descobrir um mineral lunar, informaram as autoridades.
A Chang'e-5 foi a primeira missão do país a devolver uma amostra lunar.
Os dois satélites Gaojing-1 01/02 são lançados do cosmódromo de Taiyuan, na província de Shanxi, pelo foguete espacial Longa Marcha-2D - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Ciência e sociedade
China testa poderoso motor de foguete para pouso na Lua e em Marte: 100% mais potente que o da NASA
O Changesite-(Y) é um fosfato encontrado em basaltos lunares e o sexto novo mineral descoberto na Lua por humanos.
Uma equipe do Instituto de Pesquisa de Geologia do Urânio de Pequim, uma subsidiária da China National Nuclear Corporation, isolou uma única partícula cristalina do material de mais de 140 mil partículas lunares usando processos de alta tecnologia, incluindo difração de raios X.
De acordo com Wang Xuejun, funcionário da CNNC entrevistado pelo South China Morning Post, a partícula tinha cerca de 10 mícrons de diâmetro, ou cerca de um décimo de um fio de cabelo humano.

"A China também se tornou o terceiro país a recuperar amostras lunares e descobrir novos minerais lunares depois dos EUA e da Rússia", disse.

Missão chinesa Chang'e 4 na Lua, em 12 de janeiro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 04.09.2022
Ciência e sociedade
China quer base lunar em cavernas vulcânicas para estadias mais longas
Wang, da CNNC, disse que a descoberta do Changesite-(Y) foi um avanço na mineralogia e forneceu um novo suporte importante para a história de evolução da Lua e para a exploração do espaço profundo.
Como em outras missões lunares da China, o novo mineral tem em parte o nome da deusa chinesa da Lua, Chang'e. A missão Chang'e-5 retornou à Terra em dezembro de 2020 com cerca de 1,73 quilo de amostras de rochas da superfície e de 2 metros abaixo do solo de uma região vulcânica alta no lado próximo da Lua onde a nave pousou.
A China pretende lançar a sonda Chang'e-6 por volta de 2024 para coletar amostras de uma bacia localizada no Polo Sul lunar, uma cratera no lado escuro da Lua.
Conceito do Radiotelescópio da Cratera Lunar  no lado oculto da Lua - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2021
Amostras coletadas pela missão chinesa Chang'e-5 revelam idade de rochas lunares

Bolsonarista assassina eleitor de Lula a facadas após discussão política em Confresa - Mato Grosso

 



Uma discussão entre um eleitor do ex-presidente Lula (PT) e um bolsonarista acabou em morte no município de Confresa (a 1.135 km de Cuiabá, capital do Mato Grosso).

Benedito Cardoso dos Santos, 42, foi assassinado na madrugada desta quinta-feira (8) pelo colega de trabalho, Rafael Silva de Oliveira, 24, que confessou o crime à polícia, informa o site hnt notícias.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a dupla teria dado início a uma discussão política entre a noite da última quarta-feira e a madrugada de quinta. Os dois chegaram a se agredir fisicamente até que o suspeito "saiu de si" e matou o colega a facadas, conforme ele próprio relatou. Depois, ainda tentou decapitar a vítima.

Ao confessar o crime, Rafael confirmou que agiu motivado pelas discordâncias ideológicas entre ele e seu colega. Segundo o site Olhar Alerta, a motivação do homicídio foi “ódio político”.

Em seu depoimento, Rafael informou à equipe de Polícia Civil que a motivação do crime seria por uma desavença política. Benedito seria a favor da eleição do ex-presidente Lula e, Rafael, seria eleitor do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. 

O crime ocorreu em uma chácara da Agrovila Lumiar, zona rural de Confresa.

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Primeira sonda lunar sul-coreana manda suas primeiras FOTOS da Lua e da Terra

 


O primeiro orbitador lunar da Coreia do Sul enviou os primeiros resultados visuais de seu trabalho, tendo o objetivo de estudar o único satélite natural da Terra.

A sonda Danuri, o primeiro orbitador lunar da Coreia do Sul, enviou de volta imagens da Terra e da Lua tiradas a 1,24 milhão de quilômetros de nosso planeta, revelou na quinta-feira (1º) o portal do Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Coreia (KARI, na sigla em inglês).
Danuri obteve as primeiras imagens da Terra e da Lua usando a câmera de alta resolução Visualizador de Terreno Lunar (LUTI, na sigla em inglês) em 26 de agosto de 2022.
Primeiras fotografias da Terra e da Lua tiradas pela sonda sul-coreana Danuri - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2022
Primeiras fotografias da Terra e da Lua tiradas pela sonda sul-coreana Danuri
Esta operação confirmou a funcionalidade da câmera, que estudou o lado oculto da Lua a partir de uma área fora do espaço gravitacional da Terra, segundo engenheiros sul-coreanos.
A imagem da Terra mostra a Austrália e a Ásia da Terra e o lado "escuro" do nosso satélite. Também são visíveis as crateras chamadas Mare Moscoviense, Mare Orientale, a bacia do Polo Sul-Aitken, a maior bacia de impacto na superfície da Lua, e a cratera de impacto Jackson, que tem raios brilhantes, escreveu na segunda-feira (5) o portal russo N+1.
Fotografias da Terra e da Lua tiradas de longe pela sonda sul-coreana Danuri - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2022
Fotografias da Terra e da Lua tiradas de longe pela sonda sul-coreana Danuri
Na sexta-feira (2), a Danuri realizou uma segunda manobra de correção de trajetória, e está programada para entrar na órbita lunar em 17 de dezembro. Depois disso, a sonda deve ser colocada em uma órbita polar a uma altitude de 100 quilômetros para começar um programa científico projetado para durar pelo menos um ano.
A Danuri, desenvolvida em cooperação com a agência espacial norte-americana NASA, foi lançada no espaço no início de agosto de 2022, e está equipada com três câmeras, um magnetômetro e um espectrômetro de raios gama.
O programa científico da Danuri estuda a estrutura e composição da superfície da Lua, e também seu campo magnético e vórtices lunares. O projeto também está buscando gelo em crateras permanentemente sombreadas perto dos polos lunares e desenvolver uma experiência para criar um canal de comunicação estável com a Terra.

Israel recupera raro documento da época do Primeiro Templo (FOTO, VÍDEO)

 


O antigo manuscrito hebreu foi recuperado durante os trabalhos da equipe de especialistas da Autoridade de Antiguidades de Israel.

O papiro, datado do período do Primeiro Templo, foi encontrado nas cavernas do Deserto da Judeia e possui quatro linhas iniciadas com as palavras "Para Ishmael enviar...," indicando que é um fragmento de uma carta contendo instruções ao destinatário.
Israel recupera raro documento da época do Primeiro Templo - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2022
Israel recupera raro documento da época do Primeiro Templo
Conforme o jornal Haaretz, com base na escrita, supõe-se que se trate do "Papiro de Ishmael", preservado devido ao clima seco do deserto.
De acordo com os especialistas, o nome Ishmael, mencionado no documento, era um nome comum no período bíblico e significava "Deus vai escutar".

Raras placas de marfim citadas na Bíblia são descobertas em Israel (FOTOS, VÍDEO)

 


Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém raras placas de marfim que podem ter feito parte do trono do Templo de Salomão.

A Autoridade de Antiguidades de Israel afirmou que os itens descobertos são um conjunto de placas de marfim do período do Primeiro Templo, sendo as primeiras de seu tipo a serem encontradas na Cidade de Davi, um sítio arqueológico que se acredita ser o centro original de Jerusalém durante a Idade do Bronze e a Idade do Ferro.
Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém raras placas de marfim que podem ter feito parte do trono do Templo de Salomão - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém raras placas de marfim que podem ter feito parte do trono do Templo de Salomão
As placas são feitas de marfim, uma das matérias-primas mais caras do mundo antigo, sendo mais valorizada do que o ouro.
Os itens foram descobertos entre as ruínas de um palácio usado quando Jerusalém estava no auge, nos séculos VIII e VII a.C.
Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém raras placas de marfim que podem ter feito parte do trono do Templo de Salomão - Sputnik Brasil, 1920, 06.09.2022
Uma equipe de arqueólogos descobriu em Jerusalém raras placas de marfim que podem ter feito parte do trono do Templo de Salomão
A descoberta ajudará na compreensão do status político e econômico da cidade como parte da administração e economia global.
Durante a escavação, a equipe encontrou 1.500 fragmentos de marfim, restos de pelo menos 12 pequenas placas quadradas.

Minha lista de blogs