Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Governo prepara redução de FGTS e multa por demissão

 



Metrópoles - A equipe econômica do governo federal está elaborando um plano de estímulo ao emprego que prevê uma forte redução da contribuição dos patrões para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), revelou nesta sexta-feira (13/5) o jornal Folha de S.Paulo. O Palácio do Planalto e o Ministério da Economia não se pronunciaram sobre a notícia.

O plano, de acordo com a apuração da Folha, é reduzir o depósito mensal que os empregadores fazem, de 8% para 2% do salário, e cortar a multa paga na demissão, de 40% para 20% do total do FGTS.

A flexibilização do contrato de trabalho regido pela CLT seria feita por meio de Medida Provisória, instrumento usado pelo Poder Executivo com validade imediata, mas que depois precisa ser votado pelo Legislativo. A Folha informa ter tido acesso a três minutas (versões) dessa possível MP.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

NASA divulga pela 1ª vez IMAGEM nítida de galáxia próxima à Via Láctea



 

A imagem de uma galáxia próxima à Via Láctea, divulgada pela NASA, é a mais nítida já vista pelo olho humano.

A imagem foi registrada pelo telescópio James Webb, e mostra parte da galáxia Grande Nuvem de Magalhães com nível de detalhes impressionante.
A imagem à esquerda foi captada pelo telescópio Spitzer, enquanto à direita, está a imagem nítida captada pelo telescópio Webb - Sputnik Brasil, 1920, 11.05.2022
A imagem à esquerda foi captada pelo telescópio Spitzer, enquanto à direita, está a imagem nítida captada pelo telescópio Webb
Tanto que é possível observar a emissão dos "hidrocarbonetos policíclicos aromáticos", ou moléculas de carbono e hidrogênio que têm papel importante no equilíbrio térmico e na química do gás interestelar.

"O Webb, com seu espelho primário significativamente maior e seus detectores melhorados, nos permitirá ver o céu infravermelho com maior clareza, permitindo realizar novas descobertas", informou a NASA.


O telescópio espacial James Webb foi lançado no dia 25 de dezembro de 2021 para possibilitar a observação de todos os cantos do Universo, incluindo os remotos.

Astrônomos alegam conhecer origem de pequenos pontos brilhantes identificados no Sol (FOTO)

 


Depois de realizarem um estudo minucioso em nosso Sol, físicos solares dizem ter descoberto segredos por trás de pequenos pontos brilhantes que emergem temporariamente na superfície solar em regiões em que os arcos de plasma se elevam.

Chamados de "pontos solares" pelos pesquisadores envolvidos no estudo, divulgado pela Science Alert, o fenômeno fugaz deve ser provavelmente o resultado de mudanças no campo magnético solar.
A descoberta sugere que o Sol é ainda mais complexo do que sabíamos, e graças à análise desses pontos solares poderemos melhorar nossa compreensão da dinâmica do campo magnético de nossa estrela-mãe.
Em 20 de maio de 2020, a espaçonave Orbitador Solar da NASA e Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês) fotografou algumas regiões de fluxo magnético muito intenso, com laços magnéticos saindo da fotosfera solar.
O campo magnético solar ainda é um desafio à compreensão humana. Não sabemos exatamente como funciona, mas as linhas de campo magnético resultantes da atividade solar são numerosas, dinâmicas e complexas.
Imagens obtidas pelo Extreme Ultraviolet Imager (EUI) do Orbitador Solar da NASA e ESA, 30 de maio de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 10.05.2022
Imagens obtidas pelo Extreme Ultraviolet Imager (EUI) do Orbitador Solar da NASA e ESA, 30 de maio de 2020
As manchas solares, por exemplo, são regiões onde os campos magnéticos são particularmente fortes, e as erupções solares e ejeções de massa coronal são produzidas por linhas de campo magnético que se rompem e se reconectam.
De acordo com o novo estudo liderado pelo astrofísico do Laboratório Solar e Astrofísico da Lockheed Martin, Sanjiv Tiwari, as regiões de fluxo magnético, fotografadas em comprimentos de onda ultravioleta extremos, puderam ser analisadas com maior nível de detalhes a ponto de permitir que a equipe fosse capaz de observar e caracterizar cerca de 170 pontos brilhantes no Sol.
Em geral, os pontos tinham cerca de 675 quilômetros de diâmetro, eram cerca de 30% mais brilhantes que o plasma circundante e duravam apenas 50 segundos, em média, antes de desaparecer novamente. Aproximadamente metade dos pontos permaneceram isolados durante suas breves vidas, enquanto o restante se dividiu em dois, fundiu-se com outros pontos ou desenvolveu arcos ou jatos explosivos e, apesar de aparecerem ao longo de todo o campo de visão do Orbitador Solar, estavam densamente agrupados nas regiões magneticamente mais ativas.
O par de galáxias em interação NGC 1512 e NGC 1510 no centro da imagem da Dark Energy Camera, um imageador de campo amplo de última geração do Telescópio Víctor M. Blanco no Observatório Interamericano Cerro Tololo - Sputnik Brasil, 1920, 08.05.2022
Sociedade e cotidiano
Astrônomos divulgam nova IMAGEM de colisão galáctica aparentemente tranquila
De posse desses dados, os cientistas puderam desenvolver uma simulação que revelou que os pontos podem ser momentos de reconexão magnética entre as linhas de campo magnético que emergem da superfície solar e as linhas de campo magnético que descem para ela.
Como a reconexão magnética na atmosfera solar produz arcos, isso explicaria por que muitos dos pontos se estendem em um arco estendido durante sua evolução. No entanto, o mistério está longe de ser resolvido. Os pontos fotografados pelo Orbitador Solar não são os únicos pontos vistos no Sol e foram observados em diferentes comprimentos de onda e ambientes magnéticos diversos.

Forte erupção solar provoca apagões em alguns pontos da Terra (VÍDEO)

 


Uma forte erupção solar de classe X1.5 foi registrada na terça-feira (10). O fenômeno provocou um apagão em algumas redes de comunicação na Terra.

Conforme dados do Centro de Prevenção do Clima Espacial, a erupção ocorreu no hemisfério Sul do Sol, em uma região ativa chamada AR3006.
O impacto do fenômeno, registrado pela NASA, atingiu as zonas expostas que cobrem grande parte do oceano Atlântico, bem como regiões da América do Norte e Sul, além da África Ocidental e Europa.
Na região do Atlântico, foi registrado um apagão de rádio, afetando as emissões nas frequências inferiores a 30 MHz.
O campo magnético do núcleo primário do AR3006 é considerado "interessante e perigoso" por ser diferente do resto do seu território.
Foram registradas diversas ejeções de massa coronal, ondas de radiação e vento solar, fenômenos que podem afetar as redes de comunicação na Terra.


segunda-feira, 9 de maio de 2022

NASA publica VÍDEO dos buracos negros mais conhecidos e objetos ao redor deles

 


Foi revelado um vídeo que mostra a aparência e movimento de vários sistemas de buracos negros à escala, em uma espreitadela de como eles surgiriam na realidade.

A agência espacial norte-americana NASA comunicou na última segunda-feira (2) ter criado uma animação que mostra de perto os sistemas de buracos negros mais conhecidos e os corpos celestes circundantes.
A visualização gráfica revela 22 sistemas binários de raios X na Via Láctea e na Grande Nuvem de Magalhães, a última a 160.000 anos-luz de distância da Terra. Cada um dos sistemas mostrados foi desenhado à mesma escala física, teve seu movimento orbital real acelerado em cerca de 22.000 vezes, e tem um buraco negro de massa estelar verificada no centro. No entanto, as superfícies dos buracos negros foram mostradas como muito maiores que na realidade.
As temperaturas das estrelas são exibidas por cores, que vão desde o azul-branco ao vermelho, representando de 55% a 500% da temperatura do Sol. Já os discos de acreção têm temperaturas ainda maiores, pelo que usam um esquema de cores diferente.
A maioria dos sistemas de buracos negros tem uma corrente de matéria vinda de uma estrela, que pode ser gás ou poeira, que flui para o buraco negro e cria um disco de acreção ao seu redor, notam os cientistas da NASA.
Em outros casos, como o sistema Cygnux X-1, indica, a estrela produz um forte fluxo denso chamado vento solar, que é parcialmente arrastado pela atração gravitacional do buraco negro, formando um disco de acreção. O disco de maior acreção visto no vídeo pertence ao sistema binário GRS-1915, cuja distância é maior do que a distância entre Mercúrio e o Sol.

Manuscrito das 'profecias' de Nostradamus é recuperado na Itália

 


As autoridades italianas recuperaram um antigo manuscrito das profecias do astrólogo francês Michel de Nostredame, também conhecido como Nostradamus.


De acordo com as autoridades, o texto indicava que a obra, "As profecias de M. Michel", escrita em 1568, estava na Biblioteca SS. Blasi Cairoli del Urbe, em Roma, até 1991, quando foi levada à Biblioteca Generalizada Barabiti, onde foi roubado.
A data exata de quando o objeto foi roubado ainda é desconhecida, contudo uma denúncia de roubo foi realizada em 2007.
Manuscrito (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 01.09.2021
Cerimônia antiga pode revelar mistérios de Manuscritos do Mar Morto, aponta estudo
Posteriormente, o manuscrito foi posto à venda em uma casa de leilão da Alemanha, com um valor inicial de € 12.000 (R$ 64.000).
A partir daí, as autoridades italianas deram início a uma investigação para a recuperação do manuscrito, e graças a um selo da antiga biblioteca a que pertencia, foi possível confirmar que se tratava do manuscrito roubado.
Após a confirmação, a casa de leilão alemã suspendeu a venda e o manuscrito foi retido pela Polícia de Stuttgart, devolvendo a obra à Itália.

As mais vistas da semana

IMAGENS mostram 'impressões digitais' sobre superfície de Marte

 


Novas imagens mostram fossas semelhantes a "impressões digitais" sobre a superfície de Marte, que, na verdade, trata-se de uma rede de ranhuras.

As imagens revelaram uma rede de longas ranhuras que podem alcançar 10 quilômetros de comprimento e 350 metros de profundidade.
De acordo com o comunicado da ESA, as marcas parecem ter sido "raspadas com as unhas", abrindo grandes fossas.
Algumas belas imagens fornecidas pelo Orbitador Expresso de Marte da ESA, que avistou algumas linhas em forma de impressão através da superfície marciana e duas crateras, cada uma indicando um momento diferente de seu desenvolvimento, vistas de um sistema padrão conhecido como Tantalus Fossae.
Estas marcas são conhecidas como Fossas de Tantalus, que apresentam uma rede de ranhuras que podem atingir 10 quilômetros de comprimento e 350 metros de profundidade, estendendo-se por aproximadamente 1.000 quilômetros pelo lado leste de um vulcão sob o relevo, chamado Alba Mons.
Segundo os especialistas, as fossas teriam surgido em decorrência da cúpula do vulcão marciano, que, ao se elevar, criou um vácuo no terreno, deformando e rompendo o terreno.

Culpa de Bolsonaro! Aumento do diesel chega a 165% desde 2019

 



Rede Brasil Atual - Anunciado nesta segunda-feira (9), o novo aumento no preço do diesel nas refinarias, de 8,87%, provocou indignação dos caminhoneiros. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) afirmou que “é mais uma medida com impactos cruéis sobre a inflação”. Segundo o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, a alta “contribui ainda mais para a explosão dos preços da comida dos brasileiros”.

A inflação, que não para de subir desde meados de 2020, já corroeu um terço do poder de compra dos salários, considerando-se o período a partir de 2017. “Bolsonaro mente mais uma vez quando diz não poder mudar o PPI, política que reajusta preços de acordo com a variação do petróleo no mercado internacional, oscilação cambial e custo de importação”, diz Bacelar no site da entidade.

“A Petrobras não é forçada a utilizar o PPI”, acrescenta o dirigente, em alusão ao preço de paridade de importação (PPI) em vigor desde o governo de Michel Temer. Para ele, Bolsonaro não muda tal política para não desagradar os acionistas privados, que têm no sistema de reajuste “a garantia de altos lucros gerados pela estatal, cuja diretoria é nomeada pelo próprio presidente da República”.

De acordo com a FUP, só no governo Bolsonaro, de janeiro de 2019 até hoje, a gasolina já acumula 155,8% de aumento nas refinarias, o diesel subiu 165,6%, e o GLP aumentou 119,1%, com o preço médio do botijão de gás de cozinha acima de R$ 120,00.

Bolsonaro de 2018 vs. Bolsonaro de 2022

Apesar de Bolsonaro agora criticar a alta do preço, este não é fixado por lei, como o chefe de governo quer fazer crer, “tentando tirar o corpo fora do problema”, anota a FUP. Em artigo no Uol, o jornalista Leonardo Sakamoto ironiza: “o Bolsonaro de quatro anos atrás apoiaria protestos contra o Bolsonaro de 2022 por conta do aumento no preço do diesel. Mas o Jair de hoje terceiriza a responsabilidade para a Petrobras, como se ele ainda não fosse presidente, mas candidato à Presidência”.

Em 2018, Bolsonaro defendeu que “apenas a paralisação (que estava sendo organizada na época) poderá forçar o presidente da República a dar uma solução para o caso”, conforme disse o Bolsonaro candidato na ocasião. Em maio daquele ano, o protesto do então postulante à Presidência era contra o aumento do preço médio do litro do diesel nas refinarias de R$ 2,3488 para R$ 2,3716.

Caminhoneiro arrependido

Já a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), em nota, afirmou que “essa luta pelo fim do PPI não é só dos caminhoneiros, mas sim de toda a população brasileira, principalmente os mais vulneráveis e a classe média”. O presidente da Abrava, Wallace Landim, conhecido como Chorão, é apoiador “arrependido” de Bolsonaro. Ainda em 2018, o líder dos caminhoneiros disse que sua categoria foi “traída” por Bolsonaro e declarou, à época, que se arrependera de ter apoiado o vencedor da eleição em 2018.

Em vídeo distribuído hoje à sua base, o dirigente declarou-se “indignado” com o reajuste do diesel. “Gente, não podemos ficar quietos”, afirmou. “Nós precisamos fazer alguma coisa.”

A FUP diz que Bolsonaro é “cara de pau” ao se dizer “indignado” com a alta dos preços praticados pela gestão da Petrobras de seu próprio governo. A estatal, uma empresa de economia mista, é controlada pelo Estado brasileiro. “Sem o menor constrangimento, o presidente Bolsonaro ainda debocha da situação, ao esconder que o único responsável pelos aumentos absurdos nos preços dos combustíveis é ele mesmo”, continua a entidade.

Minha lista de blogs