Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 25 de junho de 2022

Nave espacial mostra FOTO detalhada de superfície bombardeada de Mercúrio

 


Responsável pela missão BepiColombo de exploração de Mercúrio, a equipe de astrônomos europeus e japoneses compartilhou uma imagem do recente sobrevoo da nave espacial perto do planeta

A imagem feita pelo Orbitador Planetário de Mercúrio (MPO, na sigla em inglês) mostra a superfície do planeta em detalhes incríveis marcada por inúmeras crateras causadas pelos impactos de asteroides e cometas.
O aparelho capturou a imagem em 23 de junho a cerca de 920 quilômetros acima da superfície do planeta. A ESA informou que a nave espacial realizou um sobrevoo ainda mais próximo do planeta, cinco minutos antes de tirar a imagem acima mencionada chegando a apenas 200 km da superfície de Mercúrio.
Trata-se da segunda passagem próxima da missão por Mercúrio, a primeira foi realizada em outubro de 2021.
Aqui está a primeira imagem de hoje do sobrevoo de Mercúrio capturando uma incrível variedade de características geológicas magníficas do planeta.
Durante este sobrevoo, BepiColombo se aproximou de Mercúrio do lado noturno, disse Johannes Benkhoff, cientista da missão conjunta da ESA, o que significa que a visualização só poderia começar quatro minutos após a passagem mais próxima, quando o planeta estava suficientemente iluminado, escreve portal Space.
O orbitador estava tirando imagens do planeta durante este sobrevoo com suas câmeras de monitoramento de baixa resolução que estão montadas no módulo de transferência da nave espacial.
BepiColombo é uma missão conjunta da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência da Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) lançada em 2018. A missão é composta por dois orbitadores que voam em torno de Mercúrio colocados um em cima do outro.


As mais vistas da semana

Cratera dupla deixada por misterioso objeto é encontrada no lado oculto da Lua (FOTOS)

 


As observações realizadas pela NASA permitiram que os cientistas identificassem o local onde um misterioso objeto, provavelmente o corpo de um foguete descartado, caiu na Lua em março passado

A missão confirmou que o impacto ocorreu próximo da cratera Hertzsprung, no lado oculto da Lua.
As imagens do antes e depois coletadas pela sonda da NASA permitiram detectar duas crateras recém-formadas, surgidas no dia 4 de março devido a um impacto, segundo a agência espacial norte-americana.
As observações realizadas pela NASA permitiram que os cientistas identificassem o local onde um misterioso objeto, provavelmente o corpo de um foguete descartado, caiu na Lua em março passado - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2022
As observações realizadas pela NASA permitiram que os cientistas identificassem o local onde um misterioso objeto, provavelmente o corpo de um foguete descartado, caiu na Lua em março passado
De acordo com a agência, uma das crateras tem 18 metros de largura, enquanto a outra possui 16 metros. Nenhum outro impacto de foguetes na Lua criou crateras duplas.
"A dupla cratera é algo inesperado e pode indicar que o corpo do foguete tinha grandes massas em cada extremo [...] Uma vez que a origem do corpo do foguete permanece incerta, a natureza da dupla cratera pode indicar sua identidade", observou a NASA.
As observações realizadas pela NASA permitiram que os cientistas identificassem o local onde um misterioso objeto, provavelmente o corpo de um foguete descartado, caiu na Lua em março passado - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2022
As observações realizadas pela NASA permitiram que os cientistas identificassem o local onde um misterioso objeto, provavelmente o corpo de um foguete descartado, caiu na Lua em março passado
Esta é a primeira vez que um conjunto de resíduos espaciais colide involuntariamente com a Lua, já que todos os impactos anteriores foram provocados, segundo a Gizmodo.


Asteroide semelhante em tamanho à Ponte Benjamin Constant se aproxima da Terra

 


O 2022MQ, um asteroide com diâmetro superior a 100 metros, está se aproximando da Terra, sendo considerado "potencialmente perigoso" pela NASA

Um asteroide com um diâmetro de 134 metros está se aproximando da Terra, escreve no sábado (25) o Daily Star.
Com um diâmetro de 134 metros, o 2022MQ não é muito inferior ao comprimento da Ponte Benjamin Constant em Manaus, também conhecida como Ponte Metálica, de 161 metros.
Asteroide (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 27.04.2022
Sociedade e cotidiano
NASA afirma que asteroide gigantesco está prestes a passar pela Terra
O asteroide deve se aproximar da órbita da Terra na próxima semana, a uma distância de até 2,88 milhões de km, o que é relativamente pouco em termos astronômicos. O asteroide seguirá depois sua viagem pelo espaço.
Todos os asteroides que se aproximam de nosso planeta a uma distância mínima de 7,5 bilhões de km são considerados "potencialmente perigosos" pela agência espacial norte-americana NASA.
No início de maio, um asteroide apelidado de 7335 (1989 JA), de diâmetro estimado em cerca de 1 km, passou junto de nosso planeta a uma distância de cerca de 4 milhões de km. Ele foi o maior objeto a se aproximar da Terra até agora neste ano.

Atriz Klara Castanho diz que foi estuprada, ficou grávida e doou bebê: “Dores profundas”

 



A atriz Klara Castanho revelou neste sábado (25) que ficou grávida e entregou o bebê para adoção, porque foi estuprada. Ela deu todos os detalhes da história e informou que foi o momento mais doloroso da sua vida.

Castanho iniciou a carreira na Globo e passou a protagonizar, recentemente, filmes para adolescentes na Netflix. A decisão de contar todo o episódio ocorreu após o nome dela ficar entre os temas mais comentados do Twitter.

Para dar um fim nos boatos, ela decidiu se pronunciar. “Esse é o relato mais difícil da minha vida. Pensei que levaria essa dor e esse peso somente comigo. Sempre mantive a minha vida afetiva privada, assim, expô-la dessa maneira é algo que me apavora e remexe com dores profundas e recentes”, escreveu.

“No entanto, não posso silenciar ao ver pessoas conspirando e criando versões sobre uma violência repulsiva e de um trauma que sofri. Fui estuprada”, desabafou.

“Relembrar esse episódio traz uma sensação de morte, porque algo morreu em mim. Não estava na minha cidade, não estava perto da minha família nem dos meus amigos”, diz outro trecho antes de explicar. “Meses depois, eu comecei a passar mal, ter mal-estar. Um médico sinalizou que poderia ser uma gastrite, uma hérnia estrangulada, um mioma. Fiz uma tomografia e, no meio dela , o exame foi interrompido às pressas”, acrescentou a atriz.

Ela explicou que, após o estupro, descobriu a gravidez. “Fui informada que eu gerava um feto no meu útero. Sim, eu estava quase no término da gestação quando eu soube. Foi um choque. Meu mundo caiu”, relatou.

Confira o desabafo:


 

Anitta diz que Bolsonaro não representa brasileiros em programa de maior audiência da TV francesa

 



RFI - A cantora brasileira Anitta foi convidada para falar de seu novo álbum "Versions of me" no talk show de maior audiência da TV francesa, o Quotidien, do canal TMC-TF1, na noite desta sexta-feira (24). No programa, Anitta foi perguntada sobre o presidente Jair Bolsonaro e, sem mencionar seu nome - "pois isso traz energias ruins", se apressou em dizer que ele "não representa os brasileiros".

"Como vai Bolsonaro?", perguntou o apresentador do programa, Yann Barthès, em português. Anitta, que falou durante mais de dez minutos sobre vários assuntos, alternando entre o francês e o português, disse que não pronunciava o nome dele, que o chamava de Voldemort - em referência à saga Harry Potter -, "aquele que não deve ser nomeado". 

Barthès insistiu: "Mas eu posso dizer?". Anitta fez uma cara de descontente e disse: "Se você quiser (...) É que, para mim, a política é muito importante e eu, como celebridade, como cantora... o público sempre está vendo o que eu falo. Eu gosto de passar para o público o meu pensamento político também. E eu não concordo com muita coisa que esse presidente faz: acho que ele estimula o racismo, o preconceito, tudo de ruim", afirmou. 

"O preconceito é inaceitável, ao meu ver", continuou a cantora, que, em seguida, lembrou que Bolsonaro teve uma "questão com o presidente francês", Emmanuel Macron, e a primeira-dama, Brigitte Macron. Yann Barthès disse que "ele não foi muito elegante", fazendo referência ao episódio em que o brasileiro endossou o comentário de um internauta no Facebook que ironizava a esposa do chefe de Estado francês. Anitta se apressou em deixar claro: "Ele não representa de jeito nenhum os brasileiros, nós somos super respeitosos".

No programa, Anitta, que foi apresentada como "superstar sul-americana que virou superstar mundial", defendeu a liberdade dos corpos - todos os tipos de corpos. E disse que ela mesma dirige os seus videoclips, que são uma extensão de suas músicas. 

O apresentador Yann Barthès apresentou vários clips da cantora no programa e comentou especificamente "Girl from Rio": "é meio louco para nós, franceses, um pouco travados, ver a relação incrível dos brasileiros com os corpos", disse.

"Nós, brasileiros, somos muito livres. Eu gosto de passar a mensagem que a gente pode fazer o que a gente quiser: homem, mulher... Existe uma cultura onde o homem pode tudo; quando as mulheres fazem as mesmas coisas que os homens, elas são julgadas, Então eu gosto de quebrar esse tabu", respondeu Anitta. 

Língua sexy

Anitta, que se disse admiradora da cultura francesa, contou que começou a aprender a língua durante o confinamento e que acha o francês uma língua "muito sexy". Yann Barthès rebateu dizendo também considerar a "língua brasileira" sexy.

A cantora disse que começou a estudar francês no Instagram com seus milhões de seguidores, para juntos aprenderem a língua de Molière.Ela disse ainda que seu filme preferido "da vida" é o francês "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain", de Jean-Pierre Jeunet (2001). Ela teve o seu francês elogiado ao final de sua participação e foi convidada a voltar a Paris e ao programa. 

Anitta também foi questionada sobre Neymar e o PSG e disse: "Eu não entendo nada de futebol, são vocês que vão ter que me dizer. Se vocês gostam dele, vocês me dizem e eu levo a mensagem para o Brasil", disse. 

A artista começa neste mês uma turnê europeia com shows em Portugal, França, Itália e Suíça - incluindo o icônico Festival de Jazz de Montreaux -, entre outros. 

Na presença de Bolsonaro, público canta "olê, olê, olá, Lula" em show de Juliette (vídeo)

 



Em show da cantora e ex-BBB Juliette Freire em Campina Grande, no interior da Paraíba, o público fez um "lulaço" ao som do jingle "olê, olê, olá, Lula, Lula". Detalhe: Jair Bolsonaro estava no evento, ao lado do prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, e de ministros, a exemplo de Marcelo Queiroga (Saúde).

“Tem que respeitar”, disse Juliette, eleitora de Lula, enquanto dançava ao som do coro da platéia. 





STJ determina que TCU siga investigando Dallagnol e procuradores pela farra das diárias na Lava Jato




O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Humberto Martins cassou, segundo Lauro Jardim, do jornal O Globodecisão da Justiça Federal de Curitiba e ordenou que o Tribunal de Contas da União (TCU) retome as investigações contra o ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos) e mais quatro colegas que atuaram sob sua coordenação na Lava Jato.

O TCU investiga o pagamento de diárias a Dallagnol e outros procuradores que, somadas, chegam ao valor de R$ 2,2 milhões.

Em abril, em decisão unânime, o TCU responsabilizou Dallagnol e o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pelo pagamento das diárias.  À época, o Ministério Público junto ao TCU entendeu que procuradores da força-tarefa poderiam ter usado opções mais econômicas de diárias e passagens. Em vez de serem transferidos para Curitiba, os procuradores recebiam ajuda para trabalhar na capital, como se estivessem em uma situação transitória.

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Mancha no Sol dobra de tamanho e pode lançar erupção solar à Terra, segundo mídia

 


Uma "grande" mancha solar surgiu no fim de semana, e foi relatada ter crescido e estar "diretamente voltada para a Terra", escreveu o portal spaceweather.com


Uma grande erupção solar pode atingir a Terra depois que uma grande mancha solar, chamada AR3038, foi detectada no último fim de semana, indicou o portal spaceweather.com.
Segundo a mídia, a mancha solar apareceu "grande" no domingo (19), mas se tornou realmente "enorme" na segunda-feira (20), "tendo dobrado de tamanho" em 24 horas.

"A AR3038 tem um campo magnético 'beta-gama' instável que abriga energia para as erupções solares de classe M, e está diretamente voltada para a Terra", escreve o spaceweather.com.

Embora a erupção solar de classe M seja o segundo tipo mais forte de tais eventos, ela provavelmente apenas resultaria em um curto apagão de rádio, afirmou na terça-feira (21) o jornal The New York Post.
Solar Dynamics Observatory da NASA captura imagem de uma significante erupção solar (flash brilhante na parte superior direita da imagem), 30 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 01.04.2022
Sociedade e cotidiano
NASA registra explosão solar extremamente poderosa (FOTO, VÍDEO)
"As erupções solares podem alterar temporariamente a atmosfera superior criando interrupções com a transmissão de sinal de, digamos, um satélite GPS para a Terra, fazendo com que [sua verdadeira localização] esteja a várias jardas", explicou a agência espacial norte-americana NASA em 2013, acrescentando que "o calor explosivo de uma erupção solar não pode chegar até o nosso globo".

Minha lista de blogs