Total de visualizações de página

Leitores online

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Queimadas Bahia: Juiz anula sentença que autorizou candidatura de Kelé; processo será reavaliado

 



O juiz eleitoral de Queimadas, Armando Duarte Mesquita Junior, anulou a sentença que havia autorizado a candidatura de Clementino José dos Santos Rodrigues (PT), o Kelé, à prefeitura do município. A decisão foi divulgada na tarde desta quarta-feira (25) após embargos de declaração apresentados pela coligação adversária, que apoia o candidato Ricardo Lopes (PSD). O grupo da oposição alegou que o juiz não considerou provas relacionadas a contratos das empresas de Kelé com a administração municipal, o que poderia violar a Lei Complementar nº 64/90, que impede a candidatura de quem mantiver vínculos contratuais com o poder público nos seis meses anteriores à eleição.

O Ministério Público Eleitoral apoiou os embargos, destacando que o juiz não analisou adequadamente as provas documentais. Assim, a promotora eleitoral Núbia Rolim dos Santos solicitou a anulação da sentença e a revisão dos contratos firmados pela empresa de Kelé com a prefeitura.

Diante das alegações, o juiz determinou a apresentação dos contratos 147/2022, 032/2023 e 0111/2024, além de outros vigentes no mesmo período. No entanto, o magistrado rejeitou a produção de provas testemunhais por considerar que eram desnecessárias para a resolução do caso.

Enquanto o processo é revisado, Kelé pode continuar a campanha, conforme permitido pela legislação eleitoral. Ele foi indicado pelo grupo do atual prefeito André Andrade (PT) como substituto do ex-prefeito Serginho, que teve a candidatura impedida devido a irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) durante seu mandato.


Notícias de Santaluz


Queimadas: Prefeito e aliado são denunciados por fraude em licitação

 


André Andrade e Kelé foram denunciados por vereadores do município

O prefeito do município de Queimadas, André Andrade (PT), e seu candidato à sucessão no município, Clementino Rodrigues (PT), conhecido como Kelé, foram denunciados por vereadores da cidade por fraudes em processos de licitação.

Além da dupla, José Ariel, vereador e ex-secretário municipal de Infraestrutura, e Antônio Carneiro, fiscal de contratos; ambos são sobrinhos de Kelé. A ação popular impetrada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) aponta que as empresas do candidato, registradas com os nomes Constrular Madeira Material de Construção e Cia, e CJ dos Santos Rodrigues Empreendimentos LTDA, foram contratadas em processos de licitação com a Prefeitura, o que não é permitido pelo grau de parentesco com servidores públicos.

"Entre as irregularidades graves está o vínculo familiar entre o sócio das empresas vencedoras, Clementino José dos Santos Rodrigues, o ex-secretário de infraestrutura José Ariel Rodrigues de Oliveira e Antônio Carneiro de Oliveira Júnior, fiscal de contrato, agente que atestou a regularidade dos contratos, que nada mais são que seus sobrinhos", diz trecho da denúncia.


De acordo com a denúncia apresentada, a manipulação teria iniciado em 2021, com a chegada de José Ariel ao posto de secretário municipal. As provas anexadas no documento mostram a existência de um esquema voltado para direcionar as licitações para as empresas.

"Além disso, Clementino José dos Santos Rodrigues, possui um histórico de apoio político e financeiro ao atual prefeito André Luiz Andrade, evidenciado por doações e patrocínios às campanhas eleitorais e que agora recebe em troca contratos milionários com o condão de aporte para sua campanha política de 2024, como candidato a Prefeito de Queimadas", diz outra parte do documento, que pede ainda a anulação dos processos licitatórios.


Fonte A TARDE


Minha lista de blogs