Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 17 de julho de 2021

Emirados Árabes Unidos provocam fortes chuvas com nova tecnologia contra onda de calor (VÍDEOS)

 


Recentemente, fortes chuvas atingiram diversas regiões dos Emirados Árabes Unidos (EAU), como Abu Dhabi, Dubai e Sharjah, em meio à onda de calor com temperaturas chegando aos 50 graus Celsius.

O Centro Nacional de Meteorologia dos EAU explicou à Gulf News que foram realizadas "operações de semeadura de nuvens" para aumentar a pluviosidade na região.

O organismo emitiu alertas meteorológicos para o Leste do país devido à possibilidade de formação de nuvens convectivas associadas com mais precipitações e ventos com velocidades de 40 quilômetros por hora, que provocam a deslocação de poeira e areia.

As nuvens convectivas são formadas devido às altas temperaturas da superfície terrestre, que fazem com que o ar quente e úmido seja elevado através do ar circundante mais frio da atmosfera.

Nos últimos anos, as autoridades dos EAU desenvolveram ativamente tecnologias para induzir chuvas em seu árido território.

Anteriormente, o país testou drones capazes de provocar chuva mediante a aplicação de descargas elétricas nas nuvens, sem a necessidade de utilizar compostos químicos.

Preços de carne e ovos vão bater de novo inflação em 2021

 


Especialistas projetam que a inflação para as carnes de porco e frango, e os ovos vão superar os 10% este ano. O aumento previsto para 2021 está bem acima da estimativa para a inflação oficial (IPCA), de 5,9%. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de S.Paulo.

Dados da consultoria LCA apontaram que a maior alta neste ano continuará sendo no preço da carne de boi (17,6%). Em seguida vêm a de porco (15,1%) e a de frango (11,8%). Alternativa às carnes, o preço do ovo de galinha também deve subir (7,6%).

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) prevê um aumento nos preços do frango entre 10% e 15% no fim de julho e início de agosto. 

De acordo com números da Embrapa, os custos de produção em geral aumentaram 52,30%, para o frango, e 47,53%, para os suínos, nos últimos 12 meses. Matérias-primas para a ração, o milho teve alta de preços de 68,8% em 2020. A soja ficou 79,4% mais cara no atacado. As projeções para 2021 são de aumento de 39,8%, para o milho, e de 7,2%, para a soja.

Prefeito bolsonarista chama moradores de rua de “lixo” e os despeja em outras cidades

 


O prefeito bolsonarista de Monte Mor (SP), Edivaldo Brischi (PTB), um empresário do setor de eventos, afirmou, em live no dia 14, que moradores de rua são “lixo” e montou um projeto para despejá-los em outras cidades.

"Não posso ver minha cidade virar um lixo. A partir de hoje, moçada, eu vou começar a mostrar como se governa uma cidade. Pessoas do bem, me ajudem, me apoiem nessa ação", disse.

A cidade fica na região de Campinas e tem 56 mil habitantes. O prefeito forçou moradores de rua a entrar numa van para serem despejados em Boituva, a 86 quilômetros de distância. Outros foram levados para Rio das Pedras, Bauru, Campinas, São Paulo e São Bernardo do Campo, segundo o próprio prefeito.

Fonte 247

Google Maps acusado de sugerir rota 'potencialmente fatal' na montanha mais alta do Reino Unido

 


Percurso até o topo da montanha Ben Nevis, na Escócia, proposto pelo aplicativo do Google é difícil até para os montanhistas mais experiente, afirma especialista.

O serviço Google Maps oferece uma rota perigosa para quem deseja escalar a montanha escocesa Ben Nevis, o ponto mais alto do Reino Unido, com 1.345 metros.

"Dependendo de como alguém pesquisa a rota [de Ben Nevis], o Google Maps pode direcioná-lo para o trajeto mais próximo do cume da montanha em linha reta, indicando uma rota descrita por especialistas como 'altamente perigosa'", alerta Heather Morning, consultora de segurança da Moutaineering Scotland, uma organização de montanhismo da Escócia.

A consultora acrescenta que mesmo montanhistas mais experiente teriam dificuldade em seguir essa rota. "A rota passa por terrenos muito íngremes, rochosos e sem caminhos onde, mesmo com boa visibilidade, seria difícil encontrar um caminho seguro. Adicione nuvens baixas e chuva e a rota sugerida pelo Google [Maps] é potencialmente fatal", diz.

Descobriram que o Google Maps envia os andarilhos por uma rota "potencialmente fatal" na montanha mais alta do Reino Unido. A rota para o topo de Ben Nevis proposta pelo aplicativo de mapas é difícil até mesmo para o montanhista mais experiente.

Uma porta-voz do Google disse que a empresa vai investigar o problema. "Nós construímos o Google Maps pensando em segurança e confiabilidade e estamos trabalhando rapidamente para investigar o problema de roteamento em Ben Nevis […]. Além de usar dados confiáveis ​​e imagens de alta definição para atualizar o mapa, também encorajamos as organizações locais a fornecer informações geográficas sobre estradas e rotas por meio de nossa ferramenta de upload de dados geográficos", afirmou a funcionário, citada pelo jornal The Guardian na sexta-feira (16).

Mas Ben Nevis não é o único local onde as rotas do aplicativo não são confiáveis, alerta Morning. "Hoje em dia, é muito fácil presumir que as informações na Internet são boas, corretas, atualizadas e seguras. Infelizmente, a experiência mostra que esse não é o caso e tem havido uma série de incidentes recentemente onde as rotas […] da Internet causaram ferimentos ou pior", garantiu a consultora, aconselhando que as pessoas que desejam caminhar por montanhas e colinas a primeiro verificar com um guia local ou ver mapas especializados.

Represa se rompe na Alemanha, levando à evacuação de cerca de 700 pessoas

 


Uma represa colapsou na Alemanha na noite de sexta-feira (16), intensificando as inundações mais graves do país europeu desde 1962. No país já morreram 133 pessoas devido às enchentes.

Uma represa no rio alemão de Rur se rompeu na sexta-feira (16) à noite, não resistindo à acumulação de água resultante das chuvas causadas pelo ciclone Bernd, provocando a evacuação de cerca de 700 moradores da região, disse o governo da região de Colônia, Alemanha.

Pelo menos 110 pessoas na Alemanha e na Bélgica morreram devido às inundações após o equivalente a dois meses de chuva ter caído em dois dias.

Mais de 1.300 pessoas na Alemanha estão desaparecidas.

Um funcionário alemão disse que a crise climática "não é mais abstrata. Estamos a vivenciando de perto e dolorosamente".

A emissora WDR comunicou na sexta-feira (16) que a possível causa do rompimento é que as comportas da barragem do lado dos Países Baixos, onde o Rur desagua no rio Mosa, perto da cidade de Roermond, estavam fechadas, levando ao recuo da massa de água.

A água agora ameaça a cidade de Wassenberg, na parte oeste do estado da Renânia do Norte-Vestfália, informaram as autoridades alemãs. Bombeiros referiram que voluntários tentam conter a água da represa com milhares de sacos de areia, no entanto, a estrutura está completamente afetada. Foi criado um abrigo de emergência em uma escola, mencionou na sexta-feira (16) a revista Stern.

Estas imagens de drones mostram a extensão da devastação de chuvas recordes em áreas da Bélgica e da Alemanha. Pelo menos 42 pessoas morreram e muitas outras estão desaparecidas.

O ciclone Bernd desde segunda-feira (12) levou a fortes chuvas e inundações, causando pelo menos 133 mortes na Alemanha, das quais 43 foram na Renânia do Norte-Vestfália, enquanto as restantes 90 ocorreram na Renânia-Palatinado. Além disso, a polícia da cidade de Coblença relatou um total de 618 feridos.

Tratam-se das inundações mais mortíferas da Alemanha desde 1962, quando mais de 300 pessoas perderam a vida em Hamburgo, a segunda maior cidade do país, devido à subida das águas.

Rússia apresentará novo e 'revolucionário' avião militar no MAKS 2021 (VÍDEO)

 


Na terça-feira (13), a corporação estatal Rostec anunciou a apresentação de um avião militar com um design "revolucionário" durante o próximo Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021.

No dia 20 de julho, primeiro dia do Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, a Rostec apresentará uma nova e "revolucionária" aeronave militar.

A apresentação da aeronave estará disponível on-line nos canais do YouTube da Rostec, da Corporação Unida de Construção Aeronáutica (OAK, na sigla em russo), bem como na página do projeto.

O vídeo de pré-lançamento, publicado pela corporação estatal Rostec, mostra parte do trem de pouso da aeronave, sem revelar mais detalhes.

"A Rússia é um dos poucos países do mundo que conta com tecnologias de ciclo completo para produzir sistemas avançados de aeronaves, bem como criar tendências na criação de aviões de combate", comunicou a corporação.

"Estamos certos de que o novo produto, desenvolvido pelos especialistas da OAK, despertará grande interesse não apenas em nosso país, como em outras regiões do mundo, inclusive em nossos concorrentes internacionais", destacou a Rostec.

O Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021 decorrerá entre os dias 20 e 25 de julho em Zhukovsky, arredores de Moscou.

Todos os eventos no local serão realizados de acordo com os requisitos de contenção da disseminação da COVID-19.


quinta-feira, 15 de julho de 2021

Planta trissexual? Cientistas estudam espécie de alga com 3 sexos diferentes

 


Pesquisadores japoneses descobriram uma espécie de alga de água doce que tem três sexos: masculino, feminino e um terceiro que denominaram de bissexual. Além disso, todos eles se conseguem reproduzir aos pares entre si.

A alga peculiar se chama Pleodorina starrii e foi descoberta através de amostras recolhidas dos lagos Sagami e Tsukui.

"Parece muito incomum encontrar uma espécie com três sexos, mas em condições naturais creio que não seja tão estranho assim", disse Hisayoshi Nozaki, biólogo da Universidade de Tóquio e um dos autores do estudo da alga em questão, que foi publicado na revista Evolution.

As algas Pleodorina starrii são organismos de 32 a 64 células, entre as quais há algumas sexuais: as masculinas, pequenas e móveis, e as femininas, grandes e imóveis. Ao que parece, o terceiro sexo pode produzir em um mesmo genótipo células sexuais masculinas e femininas, que existem como expressão normal dos genes desta espécie.

Imagem microscópica ​de algas trissexuais Pleodorina starrii em uma amostra de água
Imagem microscópica ​de algas trissexuais Pleodorina starrii em uma amostra de água

Em condições de laboratório, os cientistas separaram as colônias de algas, obrigando-as a se reproduzirem através de privação de nutrientes. Em isolamento, as células mostraram conseguir se reproduzirem assexuadamente, formando colônias clonadas a partir de seu próprio genótipo.

Em 2006, Nozaki e seus colegas já haviam encontrado na Pleodorina starrii um gene específico do sexo masculino, batizando-o de "otokogi". Quatro anos mais tarde, acharam um grupo de genes do sexo feminino e o chamaram de "hibotan". Agora, após uma análise genética e testes de acasalamento, a equipe descobriu que esta espécie de alga tem um gene de "fator bisexual" que, provavelmente, se encontra em um cromossomo diferente dos genes "otokogi" e "hibotan".

As células desta espécie, geneticamente bissexuais, possuem tanto os genes masculinos como os bissexuais, mas também conseguem produzir colônias normais masculinas e femininas ao se reproduzirem sexualmente com outras colônias. Os pesquisadores argumentam que "a coexistência dos três fenótipos sexuais em uma única espécie biológica pode não ser um fenômeno incomum em populações silvestres".

Magazine Luiza compra Kabum! por R$ 1 bilhão mais ações e bônus

 


O Magazine Luiza anunciou a compra da empresa de comércio eletrônico Kabum! pelo valor de R$ 1 bilhão à vista mais a incorporação das ações da Kabum pela Magalu, a emissão de 75 milhões de novas ações da Magalu e um bônus de subscrição de 50 milhões de ações, para exercício em 31 de janeiro de 2024, condicionado ao cumprimento de metas. A reportagem é do portal Valor Econômico.

“Com a aquisição, a Magalu reforça o pilar estratégico de novas categorias, com um sortimento complementar ao atual e com enorme potencial de crescimento. Adicionalmente, em conjunto com as recentes aquisições Jovem Nerd e CanalTech, o Kabum! e a Magalu poderão oferecer uma experiência integrada de compra, conteúdo e entretenimento voltado para os fãs de tecnologia”, diz o comunicado.

Fundada em 2003, a Kabum! foi uma das empresas pioneiras no comércio eletrônico brasileiro e é referência em tecnologia e games, com mais de 2 milhões de clientes ativos. A empresa também é responsável pela criação de uma das maiores equipes de League of Legends do Brasil, a Kabum Esportes.

Google remove canal bolsonarista Terça Livre do Youtube

 


O Google removeu, nesta quinta-feira, 15, o canal bolsonarista Terça Livre do Youtube após decisão da Justiça favorável à companhia, que já havia suspendido o canal em fevereiro, mas foi obrigado a mantê-lo por liminar apresentada pelo seu fundador, Allan dos Santos.

Allan é investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito dos “atos antidemocráticos”.

A juíza Ana Carolina de Almeida, da 8ª Vara Cível da Comarca de São Paulo, julgou improcedente a reativação do canal, o que deu direito de remoção à pela companhia.

"Com a perda dos efeitos da decisão liminar que estava em vigor, os canais serão removidos novamente, de acordo com os termos de serviço e as diretrizes de comunidade do YouTube", afirmou a empresa à Folha de S. Paulo.

“Os advogados do Terça Livre vão recorrer da decisão, porém, o YouTube pode remover as contas a qualquer momento”, diz o site bolsonarista que tem mais de 1,23 milhão de inscritos na plataforma de vídeo.

Segundo o Youtube, o canal violou as regras da plataforma ao publicar um vídeo sugerindo fraude nas eleições presidenciais dos Estados Unidos após a derrota do republicano Donald Trump no fim do ano passado.

Minha lista de blogs