Total de visualizações de página

Leitores online

domingo, 11 de setembro de 2022

Espiral estelar pode revelar segredo da formação das estrelas

 


Duas equipes internacionais de astrônomos encontraram estrelas jovens girando em espiral até o centro de um aglomerado massivo de estrelas denominado NGC 346

Os especialistas concluíram que o braço externo da espiral pode estar alimentando a formação estelar neste enorme berçário mediante "um movimento de gás e estrelas similar ao de um rio", segundo comunicado.
Com apenas 150 anos-luz de diâmetro, o aglomerado NGC 346, localizado na galáxia Pequena Nuvem de Magalhães, tem uma massa de 50 mil sóis.
Com apenas 150 anos-luz de diâmetro, o aglomerado NGC 346, localizado na galáxia Pequena Nuvem de Magalhães, tem uma massa de 50 mil sóis - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2022
Com apenas 150 anos-luz de diâmetro, o aglomerado NGC 346, localizado na galáxia Pequena Nuvem de Magalhães, tem uma massa de 50 mil sóis
Agora, os especialistas pretendem determinar o que está regulando o processo de formação de estrelas.
A observação ainda mostrou o movimento do gás na terceira dimensão, confirmando a teoria de que tudo gira em espiral para dentro.
De acordo com os especialistas, uma espiral é realmente uma boa e natural forma de alimentar a formação estelar a partir do exterior até o centro do aglomerado.

  • ...
  • Carma sexual, misión y destino, de las hijas de los orixás Así como dos personas del mismo signo tienen características diferentes,...
  • A Umbanda, assim como o Candomblé, tem seus mistérios. E um desses mistérios é a força oculta de legionários senhores da luz, que r...
  • O homem sempre sentiu uma força animal dentro de si. Quando falo em animal falo de todas as espécies que não o homo sapiens. Os grandes me...

Dois buracos negros supermassivos estão destinados a colidir nos próximos 3 anos, diz estudo

 


As oscilações incomuns de luminosidade observadas no centro da galáxia SDSS J1430+2303, localizada a cerca de um bilhão de anos-luz da Terra, sugerem que dois buracos negros supermassivos podem colidir nos próximos três anos aponta um estudo recente da Academia de Ciências da China.

Trata-se de dois buracos negros que têm uma massa combinada de aproximadamente 200 milhões de sóis. Se for confirmado, os astrônomos acreditam que se fundirão em um único buraco negro, criando uma explosão de luz que nos ajudará a entender como estes fenômenos se formam.
As duas galáxias têm buracos negros supermassivos nos seus centros. Têm sido observados pares e grupos de galáxias que colidem, provocando o surgimento de grandes buracos negros que giram à volta uns dos outros em órbitas decrescentes nos seus centros. Isto é conhecido graças às oscilações na luz que é emitida do centro destas galáxias e pelas escalas de tempo regulares que suas órbitas sugerem.
A galáxia SDSS J1430+2303, situada na constelação de Bootes (ou Boieiro), tem um centro ativo com oscilações de luz que têm acelerado com o passar do tempo, escreve El Confidencial.
Segundo um artigo publicado por uma equipe de astrônomos liderada por Ning Jiang, da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em um período de três anos, a periodicidade das oscilações passaram de um ano para um mês.
Visão do disco de acreção ao redor do buraco negro supermassivo, com estruturas semelhantes a jato fluindo para longe do disco - Sputnik Brasil, 1920, 16.06.2022
Ciência e sociedade
Descoberto buraco negro supermassivo que engole o equivalente à massa da Terra por segundo
Se suas medições estiverem corretas, os elementos do sistema binário estão próximos demais para permitir que cada um deles mantenha uma região de linha larga individual, pelo que se espera que a "iminente" colisão dos buracos negros ocorra o mais tardar em 2025.

"É, provavelmente, o primeiro evento de coalescência [união] de um buraco negro binário supermassivo observável na história da humanidade", afirmam os pesquisadores. "As observações de rádio de J1430+2303 antes e depois da coalescência fornecerão um diagnóstico único de energia e do ambiente do buraco negro binário supermassivo"

O artigo foi aceito para a publicação na revista Astronomy & Astrophysics e está disponível no portal arXiv.

Armas liberadas por Bolsonaro estão sendo usadas por traficantes de drogas e pelo crime organizado

 



Os decretos de Jair Bolsonaro que liberaram armas para colecionadores e atiradores estão favorecendo, na verdade, traficantes e grandes quadrilhas do crime organizado. É o que aponta reportagem do jornalista Rafael Soares, do Globo, que levantou diversos casos em que armas de supostos atiradores caíram nas mãos de quadrilhas de roubo de cargas, tráfico de drogas e do chamado 'novo cangaço'.


"O número de armas e munição nas mãos dos CACs explodiu no Brasil nos últimos quatro anos, em decorrência de uma série de decretos do presidente Jair Bolsonaro que ampliou os direitos da categoria. O número de integrantes da categoria cresceu de 117 mil em 2018 para mais de 673 mil até junho de 2022, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Por decreto, o presidente aumentou o limite de armas e munição a integrantes da categoria. Atualmente, atiradores podem ter até 60 armas e comprar 180 mil por ano; antes o limite máximo era de 16 armas e 40 mil cartuchos. Por isso, o arsenal nas mãos da categoria passou de 350 mil armas em 2018 para mais de 1 milhão", lembra o jornalista.

"Para o policial federal Roberto Uchôa, que estuda políticas de controle de armas e é pesquisador associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a série de decretos do governo sobre armas beneficiou o crime organizado", acrescenta o repórter. "Na festa das armas, o crime organizado é um dos convidados principais. Hoje, com a flexibilização das regras promovida pelo governo, existem diversas maneiras de armas compradas legalmente irem parar nas mãos de criminosos. As quadrilhas podem cooptar alguém sem antecedentes para se registrar como CAC e comprar armas, usar laranjas, usar brechas no controle para que seus próprios integrantes virem CACs e, por fim, ainda podem atacar transportadoras e lojas de armas. No mercado ilegal, um fuzil custa R$ 50 mil, ficou muito mais fácil buscar essa mesma arma três vezes mais barata no mercado interno, legal", afirma.


Minha lista de blogs