Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Nova variante do coronavírus é detectada na África do Sul


 Enfermeiro do hospital Lancet Nectare colhe material para realização de teste de Covid-19 em Richmond, Joanesburgo, na África do Sul, na sexta-feira (18) — Foto: Luca Sola/AFP

Variante 501.V2 do vírus foi identificada por pesquisadores sul-africanos e relatada à Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo Ministério da Saúde. Ela seria a responsável pela maioria dos casos na segunda onda no país e por maior número de pacientes mais jovens, sem comorbidades, desenvolvendo formas graves da doença.

Uma nova variante do coronavírus detectada na África do Sul poderia explicar a velocidade da segunda onda de transmissão no país, atingindo também pacientes mais jovens, anunciou o ministro da Saúde, Zwelini Mkhize, nesta sexta-feira (18). Esta "variante 501.V2" do vírus foi identificada por pesquisadores sul-africanos e relatada à Organização Mundial da Saúde (OMS), anunciou o ministro Mkhize em um comunicado.


Esta equipe sequenciou centenas de amostras de todo o país desde o início da pandemia em março e "observou que uma determinada variante domina os resultados desses dois últimos meses", explicou. Além disso, os médicos sul-africanos perceberam uma evolução no panorama epidemiológico, com maior número de pacientes mais jovens, sem comorbidades, desenvolvendo formas graves da doença.


Todos os elementos "indicam fortemente que a segunda onda que atravessamos é impulsionada por esta nova variante", acrescentou o ministro. A equipa de pesquisadores sul-africanos, liderada pelo Professor Tulio de Oliveira (centro KRISP, Universidade de Kwazulu-Natal), compartilhou as suas observações com a comunidade científica, o que permitiu aos pesquisadores do Reino Unido "estudar suas próprias amostras e encontrar uma variante semelhante", potencialmente envolvida na transmissão galopante observada em algumas áreas do país, segundo o ministro.

Esta não é a primeira vez que mutações SARS-CoV-2 foram observadas e relatadas no mundo e o ministro Mkhize afirmou que uma segunda onda tão rápida não era esperada. Para além da possível aceleração das infecções associadas a esta variante, a chegada do verão e o cansaço decorrente da primeira onda provocaram um certo abrandamento das medidas de precaução. A África do Sul, oficialmente o país mais afetado do continente africano, registra 24.285 mortes e mais de 900 mil casos, mais de 8.700 deles detectados nas últimas 24 horas. No pior momento da primeira onda, em julho, o número diário de casos era de 12 mil.


Por France Presse

Pazuello contesta Bolsonaro, diz que obrigatoriedade é 'natural' e que vacina é 'peça fundamental'

 


“É uma decisão que vejo com muita naturalidade, porque já estava previsto por lei", disse o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, que também afirmou que irá se vacinar

(Reuters) - O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ver com naturalidade a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que previu a imposição de restrições a pessoas que decidirem não tomar a vacina contra Covid-19 quando estiver disponível, e afirmou, em entrevista ao SBT, que o próprio ministério irá decidir restrições.

“É uma decisão que vejo com muita naturalidade, porque já estava previsto por lei. Só está sendo ratificada e define que o Ministério da Saúde que ainda vai dizer... Cabe a nós, em princípio, colocar quais são essas restrições”, disse o ministro.

“Então é uma coisa natural, isso será avaliado. Claro que não é uma obrigação forçada, ninguém vai tirar você da sua casa para vacinar. Ficou claro essa posição”, acrescentou.

Com essa declaração, Pazuello contrariou a posição do presidente Jair Bolsonaro, que na quinta-feira mostrou irritação com a decisão do STF. Em sua live semanal nas redes sociais, Bolsonaro disse que o governo federal não iria impor restrições e que o STF não deveria “ter entrado nessa bola dividida.”

Bolsonaro justificou sua resistência afirmando, ainda, que não haveria vacinas para todos e que então não poderia obrigar as pessoas a se vacinarem.

O ministro da Saúde também contrariou o presidente nesta questão. Segundo Pazuello, o governo terá vacinas para todos, seguindo um cronograma que dará atenção primeiro a grupos prioritários.

“Existe um cronograma. Dentro de um cronograma será disponibilizada para todos. Claro que existem grupos prioritários”, afirmou.

“Chegando ao final de um cronograma, considerando aí as entregas dos laboratórios, as produções nacionais, os registros da Anvisa, a logística como um todo, ao final nós teremos disponibilizado a todas as pessoas do nosso país, de forma grátis, universal e igualitária.”

Pazuello disse ainda que tomará a vacina contra Covid-19, de qualquer laboratório, quando chegar a sua vez. Bolsonaro, por sua vez, tem afirmado que não vai se vacinar. “Sim (tomarei). A vacina é peça fundamental para o controle da contaminação, e é por isso que a gente trabalha nela o tempo todo”, disse. Pazuello, como o presidente, também já teve a doença.

O conhecimento liberta. Saiba mais

Médico que atuava em Aracruz morre em Vitória vítima da Covid-19

 


Morreu há poucas horas, em Vitória, o médico Jaques Zemel, um dos mais antigos de Aracruz, vitimado pela covid-19. Ele estava internado desde a semana passada, após passar mal e ser levado para a Capital. 


Zemel era médico cirurgião-geral e sócio-administrador da Climezi – Clínica Medica Zilca Soma Sociedade Médica, tendo atuado no Hospital São Camilo e Unimed Piraqueaçu, além de hospitais em Linhares.

Morre Roberto Kautsky Júnior, presidente da Refrigerantes Coroa


Alemão, como era chamado, foi um dos responsáveis pela modernização da empresa ao adotar no final da década de 80 as garrafas pet

O presidente da Refrigerantes Coroa, Roberto Kautsky Júnior, faleceu na manhã desta terça-feira (3), aos 59 anos. Roberto estava tratando de um câncer no estômago, que havia sido descoberto há cerca de um ano. O empresário estava em casa, em Domingos Martins, junto da esposa e dos filhos.


Filho de Roberto Anselmo Kautsky, que fundou a empresa em 1933, Roberto Kautsky Júnior assumiu a empresa em 1983 e foi considerado um dos grandes responsáveis pela modernização da Coroa ao lançar a bebida em garrafas pet e em lata. Alemão, como era conhecido, sempre se mostrou preocupado com o desenvolvimento econômico da região montanhosa do Espírito Santo e atuou em diversas entidades de classe.


Ele foi conselheiro da Federação de Indústrias do Espírito Santo (Findes), presidente do Sindicato da Indústria de Bebidas em Geral do Espírito Santo (Sindibebidas) e conselheiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). “É uma perda irreparável para a Coroa e para a indústria capixaba. Ele descobriu a doença em estágio avançado e, por incrível que pareça, não deixou de se reunir com os sócios e discutir o futuro da empresa. Ele trabalhou lá desde criança, quando ajudava o pai a colocar os rótulos quando as garrafas ainda eram todas de vidro. Ele nasceu, cresceu e morreu na Coroa”, revela o sócio-administrativo da Coroa e amigo pessoal de Roberto, Ademar Bragatto.

Fonte:G1/De A Gazeta


O velório do empresário irá acontecer nesta quarta-feira, dia 4, no ginásio ao lado da sede da Refrigerantes Coroa, em Domingos Martins.

Secretário de Fazenda de Cabo Frio, RJ, morre vítima da Covid-19

 

Bruno Aragutti, secretário de Fazenda de Cabo Frio morre por complicações da Covid-19 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Bruno Aragutti tinha 50 anos de idade e estava internado deste terça-feira (15) em um hospital particular da cidade. Ele foi transferido para a UTI nesta quinta (17) e sofreu um infarto na madrugada desta sexta-feira (18).

Morreu nesta sexta-feira (18), vítima da Covid-19, o secretário municipal de Fazenda de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, Bruno Aragutti. Bruno tinha 50 anos de idade e estava internado desde terça-feira (15) no Hospital Santa Izabel. De acordo com a Prefeitura, ele foi transferido para a UTI na quinta-feira (17).


A prefeitura confirmou o falecimento do secretário e informou que ele sofreu um infarto na madrugada desta sexta. Aragutti era advogado e estava à frente da Secretaria Municipal de Fazenda desde agosto deste ano. Anteriormente, era Procurador Geral do município. Bruno deixa esposa e duas filhas. A Prefeitura de Cabo Frio decretou luto oficial de três dias.


A Secretaria de Fazenda informou que não irá funcionar para atendimento externo na tarde desta sexta, mas alguns funcionários seguirão trabalhando para realizar o pagamento do funcionalismo público. A família de Bruno Aragutti não informou o horário do velório e do enterro, que serão fechados, como determinam os protocolos das autoridades de Saúde.

Diácono Antônio José morre vítima da Covid-19 em Juiz de Fora

 

Diácono Antônio José de Carvalho Rosa — Foto: Arquidiocese de Juiz de Fora/Divulgação

Religioso tinha 53 anos e estava internado no Hospital Monte Sinai para tratamento da doença há 40 dias

O diácono Antônio José de Carvalho Rosa, de 53 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (18) vítima da Covid-19 em Juiz de Fora. O religioso estava internado no Hospital Monte Sinai para tratamento da doença há 40 dias. A informação foi divulgada pela Arquidiocese. O velório e o sepultamento ocorreram no Cemitério Parque da Saudade e uma celebração foi feita pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, padre Geraldo Magela Viegas. O Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora também foi representado por dois diáconos permanentes. Em nota, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, ponderou que esta é uma grande perda para a Igreja.


"Um diácono que recebeu a ordenação no ano passado e durante este ano todo se desdobrou com muita dedicação, espírito de fé e amor a Deus e à Igreja, seja em favor dos pobres, seja ajudando na economia da Arquidiocese. A gente quer oferecer a Deus, ainda que com dor no coração, a vida neste momento de partida, agradecendo pela figura importante e exemplar", afirmou.

Na manhã desta sexta, a Catedral Metropolitana sediou uma Celebração Eucarística pela alma do diácono. A missa foi transmitida nas redes sociais. Já às 18h, o padre Geraldo preside a Eucaristia com a mesma intenção na Comunidade São Judas Tadeu. Segundo a Arquidiocese, a previsão é de que a celebração de sétimo dia seja realizada na manhã da próxima quinta-feira (24) na Catedral, com a presidência do Arcebispo Metropolitano e a presença de todos os diáconos permanentes.


Diácono Antônio José

Diácono Antônio José era da Comunidade São Judas Tadeu, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, do Bairro Santa Cruz, e auxiliava no trabalho financeiro da Arquidiocese de Juiz de Fora com a experiência de contador. Era secretário do Fundo para Paróquias-Irmãs (Funpai). Deixou a esposa e três filhos. Há pouco mais de um ano, o religioso recebeu a Ordenação Diaconal.

Ortopedista morre por Covid-19, na Paraíba, dois dias após falecimento da esposa

 


Com a morte de Boulitreau, a Paraíba soma 21 mortes de médicos por Covid-19.

O ortopedista e traumatologista Manoel Beirão Boulitreau morreu nesta quinta-feira (17) por Covid-19, em um hospital particular de João Pessoa. O fato aconteceu dois dias depois da esposa dele, a pediatra Vilma de Lourdes Torres Soares Boulitreau, falecer também por Covid-19.


O médico deu entrada no hospital no dia 27 de novembro. Com a morte de Boulitreau, a Paraíba soma 21 mortes de médicos por Covid-19.


Na última quarta-feira e terça-feira (15), além do falecimento de Vilma Boulitreau, outros três médicos também morreram por Covid-19. Na terça-feira, faleceu o médico Fernando Luiz Gomes de Carvalho e a médica psiquiatra Égina Maria de França. Na quarta-feira, também vítimas da Covid-19, morreram os médicos Vilma de Lourdes Torres Soares Boulitreau e José Péricles Rodrigues Neves.

Advogado de 56 anos morre após ficar uma semana internado com Covid-19 em Cuiabá

 


Waldir morreu aos 56 anos deixando esposa e quatro filhos.

O advogado Waldir Siqueira de Farias, de 56 anos, morreu vítima da Covid-19 nessa quinta-feira (17), em Cuiabá. A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) lamentou a morte do advogado.


Diabético, ele estava internado há uma semana, após ter sido diagnosticado com Covid-19. Waldir morreu aos 56 anos deixando esposa e quatro filhos. Seu corpo foi velado e sepultado ainda na quinta-feira.

GCM e Vigilância Sanitária: Juiz concede liminar e organizadores de eventos clandestinos podem ser multados em R$ 100 mil

 

Agentes da Guarda e da Vara da Juventude interditam festa com centenas de jovens em Rio Preto — Foto: Guarda Municipal/Divulgação


Decisão foi tomada pelo juiz da 8ª Vara Cível de Rio Preto, Paulo Roberto Zaidan Maluf, a pedido do promotor, Sérgio Clementino.

A Justiça de São José do Rio Preto (SP) decidiu, a pedido do promotor Sérgio clementino, que o organizador de uma festa e o dono de uma chácara, flagrados em operações da Guarda Civil Municipal (GCM) e Vigilância Sanitária, estão proibidos de organizar eventos.


De acordo com a liminar concedida pelo juiz da 8ª Vara Cível de Rio Preto, Paulo Roberto Zaidan Maluf, os dois terão que pagar R$ 100 mil se desrespeitarem a decisão. O Ministério Público de Rio Preto entrou com uma ação civil publica contra o promotor de festas e o dono da chácara onde um evento foi promovido de 31 de outubro a 2 de novembro. Na ação, o promotor Sérgio Clementino pediu R$ 100 mil de indenização por dano moral coletivo, além de estipular outra multa de R$ 100 mil caso a festa clandestina seja realizada novamente.


De acordo com o Ministério Público, cerca de 300 pessoas pagaram ingresso e participaram do evento, que comercializou bebidas alcoólicas e contou com música, pista de dança com iluminação profissional e estacionamento pago.


Depois de ter conhecimento sobre a realização da festa, a Vara da Infância e Juventude de Rio Preto expediu um mandado. Agentes de Proteção do Poder Judiciário, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), se dirigiram à chácara, onde encontraram participantes sem máscara e aglomerados.

Além disso, um adolescente de 17 anos apresentou às autoridades um documento falsificado em que constava ter 19 anos. As equipes também flagraram um homem portando e fazendo uso de drogas. O evento foi interditado em duas ocasiões, nos dias 1º e 2 de novembro. Segundo o Ministério Público, não foi possível notificar o proprietário da chácara. Já o organizador da festa foi notificado, mas não prestou qualquer esclarecimento, o que para o promotor demonstra a ausência de comprometimento em impedir a propagação da severa doença, que já ceifou a vida de mais de um milhão e meio de pessoas pelo mundo.


“A conduta dos requeridos, permitindo a realização ou realizando eventos com aglomeração de pessoas, contraria a legislação vigente e as recomendações do poder público e expõe em risco a vida, a saúde e a integridade física de um número incalculável de pessoas”, escreveu o promotor em um trecho da ação. “São afetados todos os possíveis frequentadores dos eventos e, igualmente, todas as pessoas que com estes mantiverem contato, contribuindo para a propagação do novo coronavírus, para a disseminação da Covid-19 e também para eventuais óbitos”, complementou em outro. De acordo com o promotor Sérgio Clementino, a ideia, agora, é ampliar a penalização para os moradores que insistirem em promover festas clandestinas durante a pandemia.

“A realização de festas clandestinas tem sido um grande problema nessa nova fase da pandemia e tem contribuído muito para aumentar o número de casos. Estamos começando uma série de ações, buscando uma condenação dos organizadores. Pedimos uma indenização de R$ 100 mil e solicitamos que o dinheiro seja revertido para o Fundo Municipal de Saúde”, afirmou Sérgio Clementino.

PM e GCM: Até o final do ano, Operação Cavalo de Aço irá inibir motociclistas infratores

 


A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, juntamente com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizará no município a Operação Cavalo de Aço, que se estenderá até o dia 31. A ação tem como foco a fiscalização de motos para identificar veículos roubados, com documentos atrasados ou que estejam provocando arruaça pela cidade.


A operação será realizada em toda a cidade com diversos locais de bloqueios, em uma ação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e a PM. Além de punir condutores infratores, a ação visa a dar maior tranquilidade aos moradores do município, que têm relatado abusos por parte dos motociclistas que trafegam com escapamento aberto e causam perturbação ao sossego público.


Em julho, em apenas quatro dias, a Operação Cavalo de Aço vistoriou 713 motos e multou 288 infratores pelos mais diversos motivos em Guarulhos, entre eles o de trafegar com a viseira totalmente levantada, avançar sinal vermelho, fazer conversão proibida e transitar na contramão. Ao todo 18 motos e nove Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram apreendidas.

OTÍCIAS MAIS ACESSADAS

STJ autoriza inquérito contra desembargador que humilhou GCM em Santos

 


A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorizou a abertura de inquérito contra o desembargador Eduardo Siqueira, do Tribunal de Justiça de São Paulo, flagrado humilhando guarda municipal de Santos (SP) após ser multado por andar sem máscara na praia. O julgamento começou a ser realizado no último dia 2, e foi retomado com o voto da ministra Laurita Vaz, que havia pedido vista (mais tempo de análise).

 

O pedido de abertura de inquérito foi inicialmente negado em caráter liminar pelo ministro Raul Araújo, o que motivou a Procuradoria-Geral da República a recorrer e levar o caso ao plenário da Corte Especial. Para Lindôra Araújo, são necessárias mais diligências para apurar supostos crimes cometidos por Siqueira – o objetivo seria evitar que a investigação do Ministério Público Federal fosse baseada somente em reportagens jornalísticas sobre o episódio. O magistrado pode ser enquadrado por abuso de autoridade.


O caso rachou a Corte Especial, e os dois julgamentos foram marcados pela defesa exaltada de Araújo contra a abertura do inquérito. Na primeira sessão, o ministro afirmou que, apesar de Eduardo Siqueira ter adotado uma ‘grosseira postura’ inadequada para o cargo de desembargador, não teriam sido apresentados indícios que justificassem uma investigação. No julgamento desta quarta, o ministro voltou a defender seu ponto de vista dizendo que o inquérito mira uma situação ‘esdrúxula’.


“Vivemos num país com mais de 50 mil homicídios por ano. Com casos gravíssimos de corrupção. Aí vamos tomar o tempo dessa corte debaixo de não sei quais argumentos ou por uma situação esdrúxula de que alguém usou ou não usou a máscara? Isso não é crime. E por isso não pode instaurar o inquérito”, criticou.



O entendimento do relator foi seguido pelos ministros Napoleão Nunes Maia e João Otávio de Noronha, que disse não ter sido tipificado um crime para ser investigado. “Qual fato típico deve ser apurado? Não usar máscara?”, questionou. “Não tivesse a mídia certamente explorado o caso como explorou, o inquérito não teria sido aberto”. A divergência começou com o voto do ministro Francisco Falcão, que votou para abrir inquérito. Segundo ele, o episódio envolvendo Siqueira foi um dos ‘mais vergonhosos envolvendo uma alta figura do Poder Judiciário de São Paulo’. Ele foi acompanhado pelos ministros Maria Thereza de Assis e Luis Felipe Salomão, que apontaram a necessidade de mais apurações sobre o caso. Ele foi acompanhado pelos ministros Maria Thereza de Assis e Luis Felipe Salomão.



A ministra Laurita Vaz, ao retomar o julgamento, votou com Falcão e disse que os ‘fatos ainda pendentes de melhor apuração’. Seguiram os ministros Luís Felipe Salomão, Nancy Andrighi, Herman Benjamin, Jorge Mussi, Og Fernandes, Mauro Campbell e Benedito Gonçalves.


Relembre o caso


Eduardo Siqueira foi afastado no último dia 25 de agosto por decisão do Conselho Nacional de Justiça, que abriu processo administrativo disciplinar para aprofundar as investigações da conduta de Siqueira no episódio. Durante o período, o desembargador seguirá ganhando regularmente o salário bruto mensal de R$ 35,4 mil (sem considerar penduricalhos, vantagens indevidas, gratificações e outros benefícios).


Em julho, Eduardo Siqueira foi flagrado sem máscara enquanto caminhava em uma praia de Santos. Na ocasião, Siqueira chamou de ‘analfabeto’ um guarda civil municipal que lhe pediu que colocasse a máscara facial que é obrigatória em locais públicos durante a pandemia do novo coronavírus. Um decreto editado pela prefeitura de Santo, em abril, que trata sobre o uso obrigatório de máscaras faciais na cidade, impõe multa de R$ 100 em caso de descumprimento.



‘Decreto não é lei’, respondeu Siqueira ao guarda na ocasião, conforme vídeo que circulou nas redes sociais. No vídeo, o oficial disse então que ia registrar a autuação e em resposta o desembargador respondeu que ligaria para o Secretário de Segurança Pública do município, Sérgio Del Bel. Siqueira chega ainda a afirmar que o guarda não é policial e ‘não tem autoridade nenhuma’. Em nota pública, Eduardo Siqueira pediu desculpas por ter se exaltado durante a abordagem da guarda municipal e admitiu que nada justifica os ‘excessos’ que cometeu. No entanto, em resposta aos processos no CNJ, Eduardo Siqueira afirmou que sua reação contra o guarda, que chamou de ‘analfabeto’, se deu por conta de sua ‘indignação com o desrespeito a questões jurídicas’. O magistrado alega que os agentes teriam cometido ‘abuso de autoridade’.

Fonte/Estadão


Minha lista de blogs