Total de visualizações de página

Leitores online

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Cientistas em Israel descobrem objeto mais quente do Universo, e não é o Sol

 


As anãs marrons têm massas que variam entre um planeta gigante como Júpiter e estrelas pequenas, mais especificamente os objetos subestelares, que não são planetas nem estrelas, e podem ter de 13 a 80 vezes a massa do planeta Júpiter.

Novas descobertas de uma equipe internacional de pesquisadores revelaram recentemente uma anã marrom que eclipsa o nível de calor emitido pelo Sol.
Situada a 1.400 anos-luz da Terra, a anã marrom foi nomeada WD0032-317B e descoberta por uma equipe liderada pelo astrofísico Na'ama Hallakoun, do Instituto de Ciência Weizmann em Israel.
A anã marrom tem uma órbita que é tão perto de sua estrela hospedeira, que mantém uma temperatura acima de 7.727 graus Celsius, tendo os observadores ponderado ser "quente o suficiente para quebrar as moléculas em sua atmosfera em seus átomos compostos".
Para comparação, a temperatura do Sol é de 5.499 graus Celsius.
As anãs marrons são objetos subestelares entre planetas e estrelas com massas abaixo do limite de queima de hidrogênio.
O que torna essa anã marrom ainda mais interessante é que, embora as anãs marrons queimem mais do que os planetas, as autoridades dizem que elas normalmente queimam mais frio do que as estrelas anãs vermelhas mais frias, pois são incapazes de atingir temperaturas altas por conta própria.
Além da emocionante descoberta de um objeto tão anormalmente quente, a equipe de astrônomos afirmou que a anã marrom pode ser capaz de dar aos cientistas uma melhor compreensão do planeta Júpiter, bem como outros gigantes gasosos orbitando estrelas quentes e massivas que são difíceis de estudar por conta própria devido à atividade e às taxas de rotação das estrelas.
Representação artística do exoplaneta COCONUTS-2b orbitando a estrela anã COCONUTS-2 - Sputnik Brasil, 1920, 12.04.2023
Ciência e sociedade
Descoberto 1º sistema binário composto por 2 anãs marrons de classe Y (FOTO)


POSTAGENS MAIS VISITADAS

Política na Bahia: Tanquinho

 

Flamarion garante que está curado de um câncer de próstata e vai encarar mais uma eleição | Foto: Raimundo Mascarenhas
Flamarion garante que está curado de um câncer de próstata e vai encarar mais uma eleição | Foto: Raimundo Mascarenhas

Poucas e boas da política do território do sisal e outras regiões
O assunto principal é eleições municipais 2024

O ex-prefeito Jorge Flamarion de Souza (PT), disse que colocou seu nome como pré-candidato a prefeito para disputa do próximo ano, mas garantiu está bem alinhado com o seu colega de partido, atual prefeito Zé Luiz. Disse que se curou de um câncer recentemente e deve encarar, se não a disputa para prefeito, pode ser também na vice.


As mais vistas

Política na Bahia: Euclides da Cunha

 

Jerônimo Rodrigues e Luciano Pinheiro | Foto: Raimundo Mascarenhas
Jerônimo Rodrigues e Luciano Pinheiro | Foto: Raimundo Mascarenhas

Poucas e boas da política do território do sisal e outras regiões
O assunto principal é eleições municipais 2024

O prefeito Luciano Pinheiro (PDT), está concluindo o mandato de 8 anos [ eleito em 2016 e reeleito em 2020] disse que só divulga o nome do sucessor, ou seja, aquele que terá o apoio do seu grupo, no inicio do próximo ano. Mas, uma coisa ele deixou certo: vai ser do PDT, pois “a família 12 é forte e não tem pra ninguém. Vamos ganhar as eleições, tanto para prefeito como maioria dos vereadores,”, garantiu.


As mais vistas

Política na Bahia: São Domingos

 

Fabinho (de verde) e Chico de Flori | Foto: Raimundo Mascarenhas
Fabinho (de verde) e Chico de Flori | Foto: Raimundo Mascarenhas


Poucas e boas da política do território do sisal e outras regiões
O assunto principal é eleições municipais 2024

A grande novidade no último fim de semana durante o São João antecipado foi o anunicio do rompimento do ex vice-prefeito Fabinho de Santo Antônio com o grupo liderado por Izaque Junior. O impacto maior foi o rompimento, seguido de anuncio de adesão ao grupo de Ilário Carneiro, e a quem diga que ele será o próximo candidato a vice, já que Marcão rompeu com Ilário.

Fabinho disse que a primeira conversa que teve com liderança do grupo de Ilario foi com Chico de Flori, seu  irmão. Segundo ele, mesmo estando em situação politica oposta jamais perdeu amizade com Chico e disse ao Calila que Izaque Junior descumpriu a palavra e não tinha como seguir, mas deixou claro, não foi dinheiro, “todos em São Domingos sabem que ninguém me oferece dinheiro por apoio que não aceito, se me oferecer dinheiro mando embora”, disse.

Luciano Araújo e Ilário Carneiro

Luciano Araújo e Ilário Carneiro

O presidente estadual do Solidariedade Luciano Araújo disse ao CN que fez articulação para que Fabinho que é filiado ao seu partido aderir ao grupo de Ilario, segundo ele sempre teve vontade de fazer política do lado de Ilário e que agora Fabinho chega para dá mais musculatura a gestão de Ilario e tem certeza que Fabinho vai somar muito por ele não ter ido só, “Fabinho já trouxe um grupo com ele e tem mais gente para aderir”.afirmou o deputado.


As mais vistas

Política na Bahia: preparações chapas, para disputar as Eleições 2024 em Conceição do Coité

 


Poucas e boas da política do território do sisal e outras regiões
O assunto principal é eleições municipais 2024


Tem comentários e a cada dia ganha mais força que a chapa que terá o apoio do deputado estadual Alex da Piatã já está formada, tendo Val sua esposa, ela que foi vice-prefeita de 2016 a 2020 para prefeita e o vereador Betão como vice. Val era o nome mais badalado para a disputa em 2020, porém o então prefeito Assis ‘bateu o pé’ e disse que a escolha do candidato era dele e acabou apoiando um nome que não foi o desejo da maioria e no final ‘entregou o ouro’ a um desconhecido.

O que se comenta é que Val vem numa ‘mesma pegada’ e seu nome se mantém em alta, e tem sido aceita a ideia de Betão vereador de seis mandatos na vice. Os dois estão ‘correndo trecho’.


As mais vistas

Política na Bahia: prefeito de Valente Ubaldino Amaral foi o único gestor do União Brasil presente na visita do governador Jerônimo Rodrigues, em Serrinha

 Poucas e boas da política do território do sisal e outras regiões
O assunto principal é eleições municipais 2024

O prefeito Ubaldino Amaral foi o único prefeito do União Brasil presente na visita do governador Jerônimo Rodrigues, em Serrinha. “Babau”, como é conhecido, estava aniversariando naquele sábado e tinha uma inauguração em sua cidade, com esta justificativa, depois de ser visto no ambiente retornou para o seu município.

Ubaldino, ao seu lado vereador Luisinho | Foto: Raimundo Mascarenhas


Amaral foi eleito em 2020 para cumprir seu quarto mandato tendo Zé de Zeli na vice, houve boatos que ele abriria mão de Zé, para tentar a reeleição em 2024, mas respondeu ao CN que a chapa está firme e vai repetir a dose no ano que vem.


Não demorou muito a saída de Ubaldino do ambiente com o governador em Serrinha, chegou o ex-prefeito Marcos Adriano de Oliveira Araújo (PSDB) acompanhado do vereador Sissi (PSD). A conversa é que os dois vão formar uma chapa para “encarar” Ubaldino. Vale lembrar que Marcos chegou a Prefeitura com apoio de Babau, mas a quem diga que não concorreu a reeleição por imposição dele que queria voltar ao poder.


terça-feira, 20 de junho de 2023

Ponto Novo: Após campanha por ACM Neto e contra o PT, com derrota, Thiago Gilleno "brechinha" com Jerônimo Rodrigues

 


Ao  amargar uma derrota, Thiago Gilleno tenta uma "brechinha" oportunista com o Governador Jerônimo Rodrigues

Após uma campanha intensa contra o PT nas últimas eleições, o ex-prefeito Thiago Gilleno encontra-se em uma posição delicada. Derrotado no pleito, Gilleno agora busca uma oportunidade de aproximação com o Governador Jerônimo Rodrigues. Segundo fontes, a mudança de postura política é comparável por figuras da política de Ponto Novo ao refrão da música "Volta o cão arrependido", que retrata o desejo de retornar após tomar decisões questionáveis.

Thiago Gilleno, que adotou uma postura enfática contra o PT e Jerônimo Rodrigues durante a campanha eleitoral, agora percebe os desafios que essa escolha impôs a sua trajetória política.

Assim, Gilleno tenta encontrar uma "brechinha" com o Governador Jerônimo Rodrigues, buscando amenizar as tensões políticas e estabelecer uma relação mais próxima. Essa mudança de postura, causou questionamentos de eleitores que nominaram atitude como “oportunista”.

A referência feita à música "Volta o cão arrependido" pode ser utilizada para ilustrar essa tentativa de retomar o contato com o governador, evidenciando o arrependimento por ter adotado uma postura de confronto durante a campanha eleitoral ao apoiar o candidato ACM Neto, que teoricamente tinha uma eleição garantida.

No entanto, é importante considerar que a receptividade do Governador Jerônimo Rodrigues não implica em uma reconciliação política, tendo em vista uma declaração feita pelo chefe de gabinete do Estado Adolfo Loyola: “O governador Jerônimo quer fazer uma coisa diferente, ele quer coordenar esse processo eleitoral da base eleitoral dele. Ele não tem compromisso com quem não apoiou ele”.

O chefe de gabinete ressaltou: “Os candidatos dele serão os candidatos que o apoiaram”.





Diante disso, fica claro que os candidatos escolhidos pelo governador serão aqueles que o apoiaram, não deixando margem para uma "brechinha" política aos derrotados.


Fonte Web Interativa

ISRAEL LIMA, Presidente da APLB Sindicato, fala de ação do MPF na Justiça contra Prefeito e secretario

 


 ISRAEL LIMA, Presidente da APLB-Sindicato, fala 🦜 de ação da Justiça contra a cidade de Queimadas-Ba⚖️

Em Assembleia no último sábado dia 17, presidente da APLB-SINDICATO, ISRAEL LIMA, além da deliberação por Paralisação, caso continuem os  atrasos de salários; apresentou aos filiados presentes, cinco processos na Justiça Federal aceita pelo Ministério Público Federal e fundamentada pela CGU (Controladoria Geral da União) que podem levar ao banco dos 'RÉUS' Servidores Públicos de Queimadas, Bahia, por superfaturamento no transporte escolar e fraude em licitação. Entre os denunciados, está o Prefeito André Andrade, o Secretário de Educação Rogério Reis, Servidores Concursados e Contratados; todos os detalhes inclusive dos nomes, ouça nos áudios abaixo do JORNAL QUEIMADENSE, da Queimadas FM, com a presença de ISRAEL trazendo a tona, todo os 'NOMES E FATOS'































As mais vistas

Minha lista de blogs