Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 7 de maio de 2022

Exoplanetas rochosos são descobertos em torno de estrela anã vermelha

 


Uma equipe de astrônomos descobriu dois exoplanetas rochosos ao redor de uma estrela anã vermelha.

A descoberta foi publicada no arXiv.org e revela um sistema multiplanetário que orbita próximo da HD 260655, uma anã M.
De acordo com os astrônomos, a descoberta, confirmada com dados de velocidade radial independentes dos instrumentos HIRES e CARMENES, coletados entre 1998 e 2016, representa dois candidatos a pequenos planetas.
Marte (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 23.04.2022
Sociedade e cotidiano
Inédito: NASA registra 'martemotos' mais intensos da história do Planeta Vermelho
Os dois exoplanetas são pelo menos duas vezes mais massivos que a Terra e são denominados como HD 260655 b e o HD 260655 c.
O HD 260655 b está mais próximo da estrela-mãe e tem uma densidade em perfeito acordo com a da Terra. Enquanto o HD 260655 c é maior e mais massivo, com uma consistência que sugere uma constituição interna sem ferro e completamente feita de silicatos.
Com a descoberta destes dois exoplanetas, a estrela anã vermelha HD 260655, localizada a aproximadamente 32,6 anos-luz de distância, tornou-se o quarto sistema planetário de trânsito múltiplo conhecido próximo da Terra.

As mais vistas da semana

Cientistas revelam que Universo pode começar a encolher 'notavelmente' em breve

 


Nova pesquisa sugere que, após quase 13,8 bilhões de anos de expansão ininterrupta, o Universo pode parar e começar a se contrair lentamente muito em breve.

No novo artigo, três cientistas tentam modelar a natureza da energia escura, com base em observações anteriores, que parece estar fazendo com que o Universo se expanda cada vez mais rápido, de acordo com a Science Alert.
Segundo o modelo da equipe, a energia escura não é uma força constante da natureza, mas uma entidade quintessenciada que, com o tempo, pode decair.
Embora a expansão do Universo esteja acelerando há bilhões de anos, a força repelente da energia escura pode estar enfraquecendo, o que significa que nos próximos 65 milhões de anos a aceleração do Universo poderia acabar.
Para os pesquisadores, dentro de 100 milhões de anos, aproximadamente, o Universo poderia parar de se expandir por completo e, em vez disso, poderia entrar em uma era de contração lenta que terminaria a bilhões de anos a partir de agora com a morte do tempo e do espaço, ou seu renascimento.
Buracos negros supermassivos são encontrados no centro das galáxias, mastigando gás e poeira que são atraídos para seu forte campo gravitacional. Eles são cercados por um disco de acreção de material quente e rodopiante - Sputnik Brasil, 1920, 03.05.2022
Sociedade e cotidiano
Astrônomos descobrem diversos buracos negros 'ecoando' na Via Láctea (VÍDEO)
Para o coautor do estudo e diretor do Centro de Princeton para Ciência Teórica da Universidade de Princeton, em Nova Jersey, Paul Steinhardt, o fenômeno pode acontecer "notavelmente" rápido.

"Voltando no tempo 65 milhões de anos, foi quando o asteroide Chicxulub atingiu a Terra e eliminou os dinossauros [...] Em uma escala cósmica, 65 milhões de anos é notavelmente curto", disse Steinhardt à Live Science.

Nada sobre essa teoria é controverso ou pouco plausível, comentou o professor de física e astronomia da Universidade da Colúmbia Britânica, Gary Hinshaw, que não esteve envolvido no estudo.
No entanto, como o modelo depende apenas de observações passadas da expansão, e porque a natureza atual da energia escura no Universo ainda é um mistério, as previsões neste artigo, por enquanto, são apenas teorias.

Adolescente consegue enviar foto de assassino pelo Whatsapp antes de ser morta

 


Uma adolescente de 16 anos conseguiu enviar uma foto do seu assassino pelo Whatsapp. O corpo da vítima identificada como Karina Blanco Durante, foi encontrado em um rio no município de Cáchira, na Colômbia. A jovem foi assassinada enquanto caminhava para pegar o ônibus e ir para a escola. 

Ela notou que estava sendo perseguida por um homem e neste momento o fotografou e avisou a família, logo depois da mensagem a adolescente desapareceu. Com a foto, familiares e vizinhos conseguiram identificar o homem responsável pelo crime, que foi encontrado sob custódia da polícia, mas os policiais não conseguiram conter o grupo. O assassino da jovem também foi morto. 

O chefe da polícia local, Carlos Martínez, confirmou que as autoridades conseguiram capturar o assassino de Karina. Contudo, enquanto os policiais estavam transferindo o suspeito, os populares o atacaram causando ferimentos fatais. O pai da vítima lamentou a perda da filha e compartilhou quais eram os planos da adolescente para o futuro. As autoridades continuam investigando o caso.

 

Fonte: R7

As mais vistas

Capitão da PM morre após queda de viaduto em Feira de Santana

 


O capitão da Polícia Militar, Jaime Souza da Silva, de 39 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (5), no hospital Emec, após cair do viaduto Doutor Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana. Segundo informações, o militar ainda foi socorrido por colega em uma viatura da 66ª Companhia Independente (CIPM), mas não resistiu. A vítima trabalhava no 1ª Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC).

A polícia está apurando as circunstâncias da morte do militar e o comandante do 1º BEIC, Tenente-coronel Carlos Augusto (foto), revelou ao repórter Sotero Filho, que tomou como surpresa e pesar a notícia envolvendo o oficial e que a morte foi provocada por politraumatismo.

É com imensa tristeza que o Primeiro Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação informa o falecimento do capitão PM Jaime Souza da Silva, 39 anos. O oficial era casado e deixa uma filha. O capitão é aspirante da turma de 2005. Neste momento de profunda dor, o 1º BEIC manifesta aos familiares, amigos e colegas de farda, as mais sinceras condolências”.

Fonte: Blog Central de Polícia

Após denunciar descaso na Amazônia, Anitta revela ameaça: “Sou rebelde”

 



A cantora Anitta usou as redes sociais neste sábado (7) para jogar indiretas. A funkeira deixou claro que não tem medo de ameaças e detesta “guerra silenciosa”. A artista ainda avisou que não tem nenhum problema em “expor certas coisinhas”, mas não citou nenhum nome.

Recentemente, Anitta saiu em defesa da Amazônia ao relatar uma conversa com o ator Leonardo DiCaprio. A artista contou que foi gravar um vídeo na floresta e recebeu um conselho para tomar cuidado na região.

“Quando fui gravar meu clipe na floresta a primeira coisa que ouvimos do segurança local contratado foi. Cuidado que aqui é terra de ninguém. Se tiver garimpeiro ou gente desmatando ilegalmente e acharem que você tá fazendo foto ou vídeo pra denunciar te matam e ninguém nunca mais”, escreveu na última terça-feira (3).

Confira abaixo o novo desabafo de Anitta

Uma dica a quem possa estar interessado: a ameaça é a forma mais ineficaz de tentar me podar. Como uma ariana raiz, me ameaçar tem efeito contrário, sabe? Só faz com que eu queira fazer ainda mais aquilo que você quer que eu pare de fazer

Outra dica pra quem possa estar interessado: guerra silenciosa também não funciona muito bem comigo não, viu. Eu sou meio barulhenta, sabe? E, de novo, como uma ariana raiz, eu sou meio rebelde e não ligo muito pras consequências de expor certas coisinhas, sabe?

Medo mesmo eu só tenho de montanha russa, pular de paraquedas, turbulência de avião e coisas desse tipo. Mas mesmo assim eu ainda pego avião todo dia.. Então já podem imaginar que também não teria tannnnta eficácia assim…

Assim… só soltando umas dicas SUPER ALEATÓRIAS CLARO, né galera. Só caso alguém esteja interessado sabe.

Desejar meu mal também meio que não funciona muito pq meu axé em dia… Enfim… Eu no lugar de alguém que esteja querendo muito que eu saia do caminho ia rezar bastante pra essa Anitta fazer bastannnnte sucesso, e me encher de trabalho que não dê pra pensar em outra coisa.

Ou até um amor correspondido que me tire do eixo e me deixe meio nas nuvens sabe. Enfim… Só tô dando uma dica bem sem motivo sabe galera. Caso alguém esteja interessado. Só por acaso mesmo.




VÍDEO: Manifestantes gritam o nome de Lula em shopping em Vitória: “Presidente”

 



Um vídeo publicado neste sábado (7) nas redes sociais  mostrou manifestantes gritando em apoio ao candidato à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). ”Brasil pra frente, é Lula presidente” é o que cantava os manifestantes presentes no local, que aparentam estar em grande número. O caso aconteceu em um shopping na cidade de Vitória (ES).

O caso aconteceu no mesmo dia em que a pré-candidatura do ex-presidente Lula foi lançada em evento ”Vamos Juntos pelo Brasil”. O encontro foi realizado em São Paulo, que também torna oficial a chapa junto com o ex-governador Geraldo Alckminn (PSB), que será candidato a vice-presidência. O lançamento contou com a presença de diversos nomes marcantes da música, da Cultura e da política.

Lula aparece à frente nas pesquisas realizadas pelo Brasil. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas, o IPESPE, divulgada nesta sexta (6/5), Lula (PT) aparece liderando com 44% dos votos, logo atrás, vem Jair Bolsonaro (PL) com 31%.

A margem de erro máximo estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%. Os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento ou de múltiplas alternativas de resposta.

 


Bolsonaro tenta barrar relatório sobre assessor após ordem de Alexandre de Moraes à PF

 



A Advocacia-Geral da União contestou, nesta sexta-feira (6), a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de mandar a Polícia Federal produzir um relatório sobre o coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira (2), Moraes determinou à PF que seja feita em até 15 dias uma análise detalhada sobre a quebra do sigilo telemático de Cid, informa a Folha de S.Paulo

Para a AGU, sem qualquer pedido formulado pela Procuradoria ou pela polícia, o ministro insiste em diligências desnecessárias e parece estar pautado na estratégia da apuração genérica que busca elementos incriminatórios aleatoriamente, sem qualquer embasamento prévio.

Autorizada por Moraes a pedido da PF, a quebra do sigilo telemático do coronel Cid contribuiu com informações que levaram a seu indiciamento pela delegada Denisse Dias Ribeiro, encarregada do inquérito. A policial atribuiu conduta criminosa a Bolsonaro.

A delegada enquadrou o ajudante de ordens pela prática do crime de violação de sigilo funcional, "considerando que, na condição de funcionário público [o coronel] revelou conteúdo de inquérito policial que deveria permanecer em segredo até o fim das diligências".

Com festa, Lula e Alckmin lançam o Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil em São Paulo

 



Site do Lula - Um grande ato com cerca de 4 mil pessoas lançou, na manhã de hoje, 7, o Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil, em São Paulo. Com a presença de militantes, representantes de movimentos sociais, lideranças partidárias, artistas, intelectuais e outros, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pediram união para restaurar o Brasil da atual crise.

A programação começou com um vídeo da estudante Anice Lawson, do Benin, que se encontrou com Lula em novembro do ano passado, em Paris, e agradeceu pelo convênio que permitiu que ela estudasse no Brasil e se formasse em Ciências Políticas.

Outros registros foram exibidos no telão: donas de casa comentando a dificuldade do Brasil nos dias de hoje, uma música do Maderada Brasil para Lula, o depoimento da catadora Aline Souza, um registro sobre a história do PT, vídeos com declarações de lideranças indígenas e jovens da periferia.

No início da cerimônia, os apresentadores do evento, Paulo Miklos e Lika Rosa, chamaram ao palco os representantes dos sete partidos que compõem o Movimento Vamos Juntos Pelo Brasil: Gleisi Hoffmann (PT), Carlos Siqueira (PSB), Juliano Medeiros (Psol), Luciana Santos (PC do B), Wesley Diógenes (Rede), Luizão (Solidariedade) e José Luiz Penna (PV), além de diversos outros políticos, artistas, intelectuais e representantes de movimentos sociais.

Em seu discurso, feito à distância após um diagnóstico de Covid-19, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSB), falou sobre a necessidade de uma união nacional para recuperar o Brasil do momento de crise econômica e social em que o país está afundado.

“Quando o presidente Lula me estendeu a mão, eu vi nesse gesto muito mais do que um sinal de reconciliação entre dois adversários históricos. Vi um verdadeiro chamado à razão. E é à razão de todos vocês que me dirijo neste momento. Pensemos nas disputas do passado e pensemos na união de hoje. O que é que mais importa?”, perguntou ele.

O momento mais emocionante aconteceu quando Rosângela Janja da Silva, a noiva do ex-presidente, tomou a palavra para apresentar a ele seu presente de casamento. Ela contou da viagem que ele fizeram ao Rio Grande do Norte, no ano passado. “Você se emocionou com o jingle de 1989 e falou que nunca mais ia ter a mesma emoção daquela campanha. Então eu e o (Ricardo) Stuckert fizemos esse presente para você”, disse.

No telão, começou um vídeo com diversos cantores e cantoras, como Pabllo Vittar, Chico César, Martinho da Vila, Gilsons, Duda Beat, Lenine, Zélia Duncan e Paulo Miklos, entre outros, cantando uma versão atualizada do jingle “Sem Medo de Ser Feliz”, que correu o país na primeira eleição livre do país após a ditadura, em 89.

Por fim, Lula começou seu discurso, destacando seu passado e legado ao longo dos oito anos que governou o país e nos anos da presidenta Dilma. Também falou sobre as dificuldades de reconstruir o Brasil após os anos desastrosos do atual governo.

“No nosso governo, promovemos uma revolução pacífica neste país. O Brasil cresceu, e cresceu para todos. Combinamos crescimento econômico com inclusão social. O Brasil se tornou a sexta maior economia do planeta, e, ao mesmo tempo, referência mundial no combate à extrema pobreza e à fome. Deixamos de ser o eterno país do futuro, para construirmos nosso futuro no dia a dia, em tempo real”, disse ele.

Ele continuou pedindo a união de todo o Brasil. “É preciso mais do que governar, é preciso cuidar. E nós vamos outra vez cuidar com muito carinho do Brasil e do povo brasileiro. Mais do que um ato político, essa é uma conclamação. Aos homens e mulheres de todas as gerações, todas as classes, todas as religiões, todas as raças, todas as regiões do país. Para reconquistar a democracia e recuperar a soberania”, declarou.

Espanta Gado: comunidade escolar do Lidirio homenageia as mamães


 

Após dois anos difíceis de pandemia, comunidade escolar tenta retomar a normalidade

As comemorações do Dia das Mães não passou em branco no Colégio Lidirio e suas extensões no Distrito de Espanta Gado. Nessa sexta-feira anterior ao domingo que homenageia as mamães, direção, coordenação e professores, organizaram uma homenagem merecida as mães dos alunos da rede municipal. E o mais importante foi propiciar que os filhos homenageasse sua mãezinha querida. Com palestra, apresentações, presentinhos e lanche, elevou o clima de confraternização entre a comunidade escolar e as mães dos alunos. 





Parabéns a todas as mamães de Espanta Gado, de Queimadas, da Bahia, do Brasil e do mundo todo!

Da redação do C7 Notícias


As mais vistas

Minha lista de blogs