Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 6 de junho de 2020

Britânicos suspendem teste com hidroxicloroquina por considerá-la inútil contra Covid-19




LONDRES (Reuters) - Cientistas britânicos suspenderam, nesta sexta-feira, um grande teste de laboratório depois de considerarem que o remédio para malária hidroxicloroquina é inútil para tratar pacientes com a Covid-19, doença respiratória provocada pelo novo coronavírus.
“Isto não é um tratamento para Covid-19. Não funciona”, disse Martin Landray, professor da Universidade de Oxford que está liderando o teste Recovery, a repórteres. “Este resultado deveriam mudar a prática médica em todo o mundo. Agora podemos parar de usar um remédio que é inútil”.
A hidroxicloroquina e a cloroquina são defendidas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, e pelo preidente Jair Bolsonaro como tratamentos para a Covid-19, apesar da falta de eficácia comprovada.
O apoio explícito de Trump elevou as expectativas a respeito do medicamento de décadas de existência, que especialistas disseram que poderia vir a ser uma ferramenta barata e amplamente acessível, caso se provasse eficácia, no combate à pandemia, que já infectou mais de 6,4 milhões de pessoas e matou quase 400 mil em todo o mundo.
A polêmica a respeito do remédio aumentou depois que um estudo publicado no periódico científico The Lancet neste mês despertou preocupações a respeito de sua segurança e levou à suspensão de vários estudos da Covid-19 relacionados a ele. O estudo do The Lancet foi retirado na quinta-feira depois que seus autores disseram não ter certeza sobre os dados.
Landray, professor de medicina e epidemiologia em Oxford, ressaltou a “especulação enorme” sobre o medicamento como tratamento para Covid-19 e disse que até agora houve “uma ausência de informações confiáveis de grandes testes aleatórios”.
Ele disse que os resultados preliminares do Recovery, que foi um teste aleatório, não foram muito claros: a hidroxicloroquina não diminui o risco de morte em pacientes hospitalizados com Covid-19.
“Se você for internado, não tome hidroxicloroquina”, disse.
O teste de hidroxicloroquina Recovery administrou o remédio aleatoriamente a 1.542 pacientes de Covid-19 e os comparou com 3.132 pacientes de Covid-19 direcionados aleatoriamente a um tratamento sem ele.
Os resultados não mostraram uma diferença considerável na taxa de mortalidade depois de 28 dias, na duração da internação hospitalar ou em outros desfechos, disseram os pesquisadores.
Na quarta-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que retomaria os testes com hidroxicloroquina como parte de seus testes Solidariedade depois que os responsáveis pelo estudo interromperam brevemente sua administração a novos pacientes devido ao estudo do The Lancet.
No Brasil, o Ministério da Saúde publicou no mês passado um protocolo que recomenda aos médicos o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina mesmo em casos leves da Covid-19, ampliando a recomendação que antes era apenas para casos graves. A mudança foi feita por pressão de Bolsonaro.

Mais vistas da semana

Defensoria Pública pede liminar para obrigar governo a revelar dados do coronavírus



A Defensoria Pública da União (DPU) entrou, neste sábado, 6, com um pedido de liminar no plantão da Justiça Federal de São Paulo para obrigar o Ministério da Saúde a divulgar atualizações integrais do avanço dos casos e mortes de Covid-19, aponta reportagem do jornal Estado de S. Paulo. O defensor  João Paulo afirma que é dever do poder público ‘informar correta e adequadamente à população todos os atos adotados no combate à disseminação da doença’ no Brasil.
“A informação que colhe e presta o Ministério da Saúde já é ruim, por não trazer dados pormenorizados que indiquem com muito mais precisão como a pandemia tem se comportado como as diversas regiões têm conseguido enfrentá-la. A já pobre informação agora é cerceada, impedindo-se que todos, população e órgãos públicos, tenham acesso integral a ela”, diz o pedido.

NOTÍCIAS MAIS ACESSADAS

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Gilmar Mendes critica Bolsonaro por atrasar dados da Covid-19 para não sair no JN



"Dados do @minsaude são fundamentais às respostas à #COVID19 e devem estar abertos ao público, aos gestores e, portanto, à imprensa de forma consistente e ordenada”, escreveu o ministro do STF Gilmar Mendes nas redes sociais


Plínio Teodoro, Revista Fórum - O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi às redes nesta sexta-feira (5) criticar a estratégia do Ministério da Saúde de atrasar a divulgação de dados sobre o coronavírus para que não sejam reportados nos telejornais noturnos, como o Jornal Nacional.
“Na pandemia, a divulgação de dados oficiais envolve, além do dever de prestar contas, uma questão de saúde pública. Dados do @minsaude são fundamentais às respostas à #COVID19 e devem estar abertos ao público, aos gestores e, portanto, à imprensa de forma consistente e ordenada”, tuitou Mendes.
Segundo o jornal Correio Braziliense, citando “fonte do alto escalão”, a estratégia de divulgar os dados da pandemia após às 22 horas foi determinada por Jair Bolsonaro.
Leia a íntegra na Fórum. 

Riqueza de bilionários dos EUA cresce mais de meio trilhão de dólares na pandemia




Reuters - A riqueza combinada dos bilionários norte-americanos, incluindo a do fundador da Amazon.com, Jeff Bezos, e a do presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, saltou mais de 19%, ou meio trilhão de dólares, desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, de acordo com um relatório publicado pelo Instituto de Estudos de Políticas (IPS).
Durante as 11 semanas transcorridas desde 18 de março, quando o isolamento dos EUA começaram, a riqueza das pessoas mais abastadas do país aumentou mais de 565 bilhões de dólares, enquanto 42,6 milhões de trabalhadores pediram auxílio-desemprego, disse o relatório.
"Estas estatísticas nos lembram que estamos mais divididos econômica e racialmente do que em qualquer época em décadas", disse Chuck Collins, coautor do estudo.
Neste período de 11 semanas, Bezos viu sua riqueza crescer em cerca de 36,2 bilhões de dólares, e a fortuna de Zuckerberg aumentou em cerca 30,1 bilhões de dólares. O patrimônio do executivo-chefe da Tesla, Elon Musk, também aumentou 14,1 bilhões de dólares.
Na última semana, a riqueza dos bilionários norte-americanos cresceu 79 bilhões de dólares, segundo o relatório.
(Por Abhishek Manikandan em Bengaluru)

Ao contrário do Brasil, militares dos EUA se posicionam contra ameaças de Trump à democracia, diz Nelson de Sá


O jornalista Nelson de Sá destaca que altos oficiais dos EUA “passaram a se manifestar frontalmente" contra a ameaça do presidente Donald Trump de acionar as tropas para coibir as manifestações que ocorrem há mais de uma semana em todo o país


O jornalista Nelson de Sá destaca, em sua coluna no jornal Folha de S. Paulo desta sexta-feira (5), que generais e outros militares norte-americanos “passaram a se manifestar frontalmente" contra a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump de acionar as tropas para coibir as manifestações contra o racismo que ocorrem há mais de uma semana em todo o país.
‘O primeiro foi o almirante Mike Mullen, em artigo na Atlantic intitulado "Eu não posso ficar em silêncio". No subtítulo, "Nossos cidadãos não são o inimigo, nunca"’, destaca o jornalista.
“Também na Atlantic, no dia seguinte o general Jim Mattis (acima), ex-secretário da Defesa do próprio Trump, defendeu os manifestantes e afirmou que o presidente é uma ameaça à Constituição”, ressalta.
“E o general John Allen, ex-comandante da Otan, surgiu na Foreign Policy para alertar: "Podemos estar testemunhando o começo do fim da democracia americana". Deu até a data, "1º de junho de 2020", o dia da ameaça de Trump”, completa. 

POSTAGENS MAIS VISITADAS

Bahia: Prefeitura de Monte Santo confirma seu primeiro óbito em decorrência da Covid-19



Infelizmente recebemos a notícia do falecimento de um dos pacientes confirmados para Covid19 no nosso município. O paciente estava internado na capital e foi acometido pelo vírus. A Prefeitura de Monte Santo manifesta pesar e se solidariza com amigos e família neste momento difícil.







Ponto Novo Bahia: Clientes reclamam da falta de dinheiro constantes em caixas do Banco do Brasil


OS BANCOS SÓ QUEREM LUCRAR E NÃO PRESTAM BONS SERVIÇOS


Há praticamente uma semana, clientes do Banco do Brasil de Ponto Novo têm enfrentado filas e não conseguem fazer saques devido à falta constante de dinheiro nos caixas eletrônicos da agência. Sorte de quem movimenta dinheiro em outros bancos, e não ficou de bolso vazio, até à tarde desta quarta-feira (03), o problema ainda não tinha sido solucionado, os moradores tiveram que recorrer aos correntistas instalados na cidade.

Esta não é primeira vez que isso acontece, há vários anos todos os meses em período de pagamento acontece esse descaso com os clientes, que muitas vezes perdem prazos de pagamentos por conta do problema.

Redação: Web Interativa

Bahia: Começam obras de construção do novo Aeroporto Regional de Senhor do Bonfim



Na manhã desta quarta-feira (03), o intenso movimento de maquinas e de trabalhadores chamou a atenção dos moradores da localidade de Boa Esperança e adjacências, na região do distrito de Quicé.
O local está vivenciando o início das obras de construção do novo Aeroporto Regional de Senhor do Bonfim. O projeto tem um investimento inicial de cerca de R$ 17 milhões.

“Acompanhar pertinho de casa o avanço que está chegando para a região é muito gratificante”, comentou satisfeito o senhor Juarndi Batista, morador do Quicé.

Quem também chegou cedo para acompanhar o início das obras foi o prefeito Carlos Brasileiro, o gestor estava acompanhado de sua comitiva e foi recepcionado pelo representante da secretaria de Infraestrutura (Seinfra), e toda equipe de engenheiros da empresa Augurio Construções, vencedora da licitação.

“Esta é uma luta de mais de 20 anos, e é mais uma conquista importante que nos enche de orgulho ”, expressou emocionado o prefeito.

O futuro terminal aeroviário terá uma pista de pouso e decolagem com 1.610 metros de cumprimento e 30 de largura. A área total do aeroporto chega a 1 milhão de metros quadrados. A previsão para entrega é de no máximo 12 (doze) meses.

“O aeroporto é um sonho realizado que significa desenvolvimento para nossa região, quando estiver pronto vai poder receber pousos particulares e aviões de passageiros´´, destacou Carlos Brasileiro.
Segundo o engenheiro da Seinfra, Antônio Carlos, o equipamento é um dos mais modernos construído no interior da Bahia e segue todas as exigências necessárias pelas agências regulamentadoras do país.

" O alvará de construção segue conforme orientação da Anac (Agencia Nacional de Aviação Civil). O moderno aeroporto de Bonfim atenderá aviões de médio porte e também vai facilitar voos de UTI Aérea”, destacou.

O projeto completo conta com pista de rolagem, pátio de estacionamento e pista de pouso com capacidade para aeronaves de até 60 assentos. O terminal terá ainda balizamento noturno, farol rotativo, estação de comunicação e de passageiros, além de veículos destinados à brigada de incêndio.

Durante a visita, todos os procedimentos de segurança e prevenção ao novo coronavirus (Covid-19) foram seguidos. Acompanharam o chefe do Executivo, o vice-prefeito, José Antônio, o presidente da Câmara, vereador Clayton Vieira, além dos edis Reinaldo Santana e Hermógenes Almeida.

O valor total da obra está estimado em R$ 30 milhões. "Insistimos nesse investimento porque mais do que acreditar na ideia de um aeroporto, acreditamos numa cidade viável e em desenvolvimento”, salientou o prefeito.

ASCOM PMSB


NOTÍCIAS MAIS ACESSADAS

Minha lista de blogs