Total de visualizações de página

Leitores online

terça-feira, 30 de maio de 2023

Raridade cósmica: morte violenta de estrela lança seu núcleo por toda galáxia (FOTO)

 


Uma equipe de astrônomos descobriu uma raridade cósmica, uma estrela morta se afastando de sua supernova de origem, deixando um rastro de emissões de rádio semelhante a um cometa.

Batizada de PSR J1914+1054g, a estrela é apenas a quarta conhecida do seu gênero, um pulsar de rádio lançado a alta velocidade através do espaço.
Além da estrela, foram lançados o seu rastro, conhecido como nebulosa de choque em arco, e a supernova remanescente da qual foi lançado.
A morte de uma estrela maciça é algo muito violento, pois quando se esgota o combustível, a fusão que fornece a pressão externa sustenta a estrela contra a pressão interna da gravidade, para repentinamente e as coisas se tornam mais complicadas.
Nebulosa de choque em arco, ou Mini Mouse - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2023
Nebulosa de choque em arco, ou Mini Mouse
Em muitos casos, os restos estelares podem ser encontrados sentados na nebulosa criada pelos restos explodidos.
Contudo, para conseguir um conjunto raro como é o caso da nebulosa de choque em arco, ou Mini Mouse, deve haver determinadas circunstâncias.
Os especialistas consideram que estes eventos de pulsares lançados a alta velocidade sejam extremamente raros e ocorrem quando o impulso recebido pelo pulsar depois da explosão é desigual.



Desvendado mistério da galáxia do Olho Negro a 1,4 milhão de anos-luz da Terra (FOTO)

 


A galáxia do Olho Negro, localizada a aproximadamente 1,4 milhão de anos-luz da Terra, conta com um disco externo escuro que orbita em direção oposta ao seu disco interno de estrelas.

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu que o hidrogênio gasoso presente no peculiar disco externo da galáxia M64, também conhecida como galáxia do Olho Negro, provém de uma galáxia anã satélite.
Os cientistas determinaram que M64 canibalizou recentemente essa galáxia vizinha rica em gás, e esse material é responsável pelo escurecimento em seu interior, sendo notado como um brilho obscuro.
Este disco externo orbita de maneira peculiar em direção oposta ao disco interno de estrelas da galáxia, sugerindo que não tiveram uma origem comum.
Observações realizadas em novo estudo revelaram claros rastros de uma fusão galáctica.
Galáxia M64 - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2023
Galáxia M64
Os pesquisadores encontraram um halo galáctico difuso de matéria, gás e estrelas que encapsula galáxias espirais. Acredita-se que o halo se forma e cresce através de fusões de galáxias.
Além disso, foi encontrada evidência de uma característica chamada concha, que é um aglomerado de estrelas produzido através da interação gravitacional entre duas galáxias que se fundem.
Os cientistas explicaram que o centro empoeirado e as manchas escuras ocorrem quando o material da galáxia satélite se choca com o disco interno de gás da M64 como resultado da fusão em curso.
"Encontramos evidência de [...] uma fusão radial em curso, em sua última fase [...] As prováveis origens do gás radial da galáxia do Olho Negro finalmente foram reveladas", afirmaram os pesquisadores.

As mais vistas

segunda-feira, 29 de maio de 2023

Queimadas Bahia: Situação de pré-candidatura apoiada pelo prefeito André Andrade ainda está sem definição


 

Cinco nomes estão sendo comentados na cidade: do vice-prefeito, um vereador, um ex-prefeito e dois empresários

Enquanto a oposição de Queimadas comemora a união do PSD de Ricardo do Supermercado e os Cayres com a indicação de André de Edivaldo pré-candidato a vice-prefeito de Ricardo na eleição do próximo ano, o grupo da situação liderado pelo prefeito André Andrade (PT), ainda não definiu os nomes que irão compor a chapa indicada por ele.

A Lavagem de Queimadas, maior festa popular do município, que aconteceu no último fim de semana, sempre serviu para os políticos testarem a popularidade, principalmente quando acontece em periodo próximo das eleições.

Dos nomes citados como opções do prefeito que está concluíndo o mandato de 8 anos, se cogita do vereador petista Lázaro, dos empresários Alex e Francisco César, do ex-prefeito Sérgio Brandão e do vice-prefeito Cloudes Rios. Enquanto a equipe do CN estave na cidade, o prefeito André Andrade foi visto acompanhando o primeiro bloco na companhia dos vereadores da bancada da situação e do ex-prefeito Serginho, como é conhecido Sérgio Brandão, hoje um dos secretários da prefeitura.

O empresário Francisco César investiu em publicidade no trio elétrico que puxou o bloco Gonzagão que trouxe o cantor Alcymar Monteiro. Nos dois banner faixas o nome de sua empresa com sua foto. César estava afastado da política desde 2010, quando foi cassado juntamente com Edvaldo Cayres, acudados de compra de votos, com a doação de três sacos de cimento. Na época era vice-prefeito.

O empresário Ricardo do Supermercado, também investiu em publicidade com sua foto em todo trajeto da lavagem.

Fonte Calila Notícias


Política em Queimadas: Detalhes da reunião que homologou a união do PSD com o grupo dos Cayres

 


Edivaldo Cayres ex-prefeito um dos grandes nomes da oposição em Queimadas, esposo da ex-prefeita Heidi e pai de André Cayres


Oposição está bastante fortalecida, conta atualmente com 7 dos 11 vereadores e quatro ex-prefeitos

Uma reunião na manhã de domingo, dia 28, na residência do empresário Ricardo Lopes, mais conhecido como Ricardo do Supermercado, na cidade de Queimadas, praticamente homologou os nomes de Ricado e André de Edivaldo pré-candidatos a prefeito e vice nas eleições do ano que vem.

Dos onze vereadores que compõem a Câmara, Erielson (PSD), Gordo de Pininho (PSDB), Litinho do Riacho (PSDB), Pastor Clemente (PSDB), Neto, atual presidente da Câmara (PT) Leo da Educação e a vereadora do Republicanos, Valda, sinalizaram apoio a formação deste novo grupo, ou seja, desde agora já conta com a maioria incluindo presidente e vice (7 contra 4).

O petista Neto, presidente da Câmara credenciou ao colega social democrata, Erielson, seu apoio a esta união. Ele disse que no momento da sua reeleição, onde foi retaliado pelo atual prefeito André Andrade, do seu partido, contou com o apoio importante do colega e diante disto é grato e vai acompanhar o PSD, partido que deverá migrar em março, por ocasião da janela.

Três deputados estiveram presentes na reunião. O deputado Alex da Piatã (PSD) parabenizou Neto pelo sentimento de gratidão, destacando ser um sentimento nobre, e deixou claro que os colegas que ali estavam sabem conviver em palanques separados, a exemplo de 2022, mas que é chegado o momento de pensar no município e que acredita e vai trabalhar pelo fortalecimento desta união.

O deputado estadual Luciano Filho, do União Brasil, disse que àquela reunião sinalizava a vitória da união de dois grupos e que o município sairá ganhando. Ele também destacou o gesto de André de Edivaldo em ceder a “cabeça de chapa” para o PSD.

André disse que deverá deixar o PSDB e se filiar ao partido indicado pelo deputado estadual Luciano Filho, hoje no União Brasil. André já conversou com o presidente do PSDB no município, o ex-vereador Valmir Barreto, que ainda não sinalizou se caminhará com este novo grupo que se forma.

O deputado federal do PSD, Gabriel Nunes, também participou da reunião.



A líder política Dolores Pedreira, irmã do ex-prefeito José Mauro Filho, justificou sua ausência ao citar que o mesmo estava recém-operado e não teve como comparecer ao evento.


Também foi justificada a ausência da ex-prefeita Heidi, esposa do ex-prefeito Edivaldo Cayres e mãe de André, ela que estava viajando. Desta forma, dos cincos ex-prefeitos vivos de Queimadas, quatro sinalizam apoiar no próximo ano a futura chapa formada pelo PSD de Ricardo e André de Edivaldo.


Fonte Calila Notícias


As mais vistas

Queimadas Bahia – Com a união de Ricardo do Supermercado e André de Edivaldo oposição se fortalece para a disputa da Prefeitura em 2024


Política e disputa em Queimadas


Ricardo do Supermecado é nome novo na disputa política em Queimadas

Uma reunião na manhã de domingo, dia 28, na residência do empresário do ramo de supermercado, Ricardo Lopes Batista, conhecido como Ricardo do Supermercado, no município de Queimadas, localizado no território do sisal, selou a união entre o PSD e integrantes do PRB e PSDB, grupo liderado pelo ex-prefeito Edvaldo Cayres. Nesta conjuntura, ficou acertado a formação de uma futura chapa para disputar a eleição para prefeito no próximo ano tendo Ricardo Lopes, como candidato a prefeito e André Cayres, mais conhecido por André de Edivaldo, como vice.

André de Edivaldo, depois de disputar duas na cabeça de chapa aceitou a proposta de concorrer a vice, mas ressalta que sonho de ser prefeito continua

Num consenso, aprovado por todos que participaram da reunião, a chapa deve ampliar as discussões nas bases, buscar filiados para os alinhados e nomes para disputa da eleição proporcional, ou seja, candidatos a vereadores.

André de Edivaldo lembrou que a amizade com Ricardo Lopes é de muito tempo, tendo ele inclusive apoiado seus pais, Edvaldo e Heidi Cayres, que disputaram várias eleições. “Entendo o momento e minhas limitações. Dai vou para a disputa de vice-prefeito, mas sem perder o sonho de ser prefeito. Vamos apenas retardar um pouco este nosso desejo”, falou André ao justificar um dos motivos da sua decisão.

André disputou as duas últimas eleições para prefeito sem obter êxito e contou ao CN que as conversas com Ricardo começou bem antes da eleição de 2020 e naquele momento iniciou um diálogo com o empresário para que houvesse uma união e que ele disputasse a eleição como candidato a prefeito. “Ricardo nos disse que não era o momento e seria coisa para o futuro e o futuro está perto e se Deus quiser vamos ganhar a eleição do próximo ano”, falou o herdeiro político dos Cayres. Em 2020, André de Edivaldo obteve 48,06% dos votos, correspondente 7.382 votos e perdeu com a diferença de 596 votos.


Ricardo Lopes lembrou que o PSD marchou junto com o atual prefeito André Andrade (PT) e que indicaria o nome do atual vice-prefeito Cloudes Rios, que é do quadro do PSD, mas de última hora, por exigência do petista, teve que deixar o social democrata e migrar para o PP. “Lançamos 06 candidatos a vereador, obtivemos 3.229 votos e elegemos três deles. Mas não recebemos o apoio esperado”, lembrou Ricardo.

Ele disse que chegou seu momento, irá conversar com todos os segmentos da sociedade, ouvir as pessoas e preparar um projeto de desenvolvimento para o município. Questionado por quê dos três vereadores eleitos, apenas Erielson do Riacho da Onça, o acompanhou nesta decisão, ele respondeu que respeita o momento de cada um, mas irá continuar conversando e entende “que política é arte da conversa”.

Neto foi eleito pela base do Governo que não quis ele reeleito, mas a oposição chegou junto e ele conseguiu a reeleição e segue firme com a oposição

O presidente da Câmara de Vereadores de Queimadas, Agnaldo dos Santos Coelho, mais conhecido por Neto do PT, sinalizou que deverá deixar o partido dos trabalhadores e migrar para o PSD. Ele confessou que mesmo aliado do prefeito nos seus primeiros dois anos a frente do poder legislativo, já era considerado adversário pelo chefe do executivo e quando resolveu disputar a eleição para presidente da Câmara no final do ano passado, foi praticamente expulso do grupo liderado por André Andrade, atual prefeito.




Dos onze vereadores, sete fazem parte da bancada da oposição e esta junção entre o PSD e grupo liderado por Edivaldo Cayres, na opinião da vereadora Valda, dos republicanos, foi “projeto de Deus” e destacou a seriedade de Ricardo Lopes.

Para Tarcisio Pedreira, ex-prefeito, esta adesão esta cercada de muita expectativa política e dada com certa à vitória e também com a esperança de uma gestão diferenciada.



André de Edivaldo, depois de disputar duas na cabeça de chapa aceitou a proposta de concorrer a vice, mas ressalta que sonho de ser prefeito continua



Neto foi eleito pela base do Governo que não quis ele reeleito, mas a oposição chegou junto e ele conseguiu a reeleição e segue firme com a oposição


Ex-prefeito Tarcíso Pedreira


Fonte Calila Notícias

domingo, 28 de maio de 2023

FAMOSAS CALIENTES: APÓS SUCESSO DE CONVITE, DEBORAH SECCO FAZ NOVA PROPOSTA DE SEXO A 3 COM GIOVANNA EWBANK

 


Deborah Secco, de 43 anos de idade, reagiu em seu Instagram, nesta quarta-feira (24), à proposta de sexo a três com Giovanna Ewbank, de 36. A atriz reforçou seu convite à amiga e disse que tem recebido outras propostas desde que o assunto voltou à tona, quando a apresentadora fez a citação em seu podcast, no episódio da última terça (23).

“Já faz tanto tempo, não é, Giovanna? Estou aqui te esperando. E foi boa essa viralização, estamos [ela e Hugo Moura, seu marido] recebendo um monte de propostas. Se você se interessar, deixa seu arroba”, brincou a artista.


Ponto Novo - Bahia: como foi a estrutura da festa de maio? Estrutura e segurança foram boas?

 


Festa de maio em Ponto Novo

Mesmo já  se passando uma semana da tradicional festa de maio de Ponto Novo, venho aqui comentar algumas coisas que observei nela. Não tive tempo de comentar na mesma ocasião, tanto por falta de tempo, como preferi deixar passar um tempinho para comentar sem ser levado pelo calor do momento.

Primeiro quero elogiar as atrações que tocaram na festa, realmente muito boas. Segundo, quero comentar algumas coisas que percebi e não achei legal. Uma dessas coisas que causa espanto é ver uma festa popular, paga pela população, passando uma espécie de "PRIVATIZAÇÃO BRANCA", ou seja, primeiro tirou-se a festa da praça e levou para um local com barracas pagas e bem caro, fazendo com que as bebidas no local da festa ficassem pela hora da morte; segundo, criaram tais áreas vips e camarotes, numa festa que tem que ser do povão e não pode ter elites pois é o povo que paga e não o prefeito do próprio bolso! Mas, agora virou moda, ver prefeitos querendo ser os donos dos municípios que governam.

Uma outra coisa que me revoltou bastante foi ver montarem uma especie de estacionamento papo em ruas públicas, onde cidadãos que foram participar de uma festa pública, bancada pelo dinheiro público e com segurança pública paga pelo povo, tendo que pagar por um falso estacionamento. PAGUEI R$ 20 reais para colocar meu carro numa vaga, mas, quando voltei, não vi mais ninguém e tinham batido no meu carro! Um absurdo.

Outra coisa revoltante é ver passando nos telões, propagando de obras, dizendo que elas foram feitas pelo "MELHOR PREFEITO DA BAHIA", quando todos os anos e em todas as gestões, vemos as mesmas ladainhas. E isso acontece em todos os municípios, prefeitos demagogos, usando uma festa pública para se promover. Enfim. As atrações foram boas, mas, a organização foi péssima! E para terminar, vimos que a segurança com muitos agentes da da GCM, quando da PM eram focados exclusivamente no local dos shows e que aquele papo furado de não entrar com garravas ou copos de vidros eram balela. O local tanto dentro quando fora estava cheio de incontáveis garrafas vazias por todo lado.

Da redação do C7 Notícias






Minha lista de blogs