Total de visualizações de página

Leitores online

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Hubble encontra galáxia ultradifusa a 4 bilhões de anos-luz de distância (FOTO)

 


Astrônomos usando o Telescópio Espacial Hubble da NASA capturaram uma foto impressionante da galáxia ultradifusa GAMA 526784.

Objetos tão grandes quanto a nossa Via Lácteagaláxias ultradifusas são difíceis de se observar porque parecem nuvens cósmicas, objetos fracos pela carência de gases e com 100 a 1.000 vezes menos estrelas que galáxias convencionais.
Galáxias ultradifusas foram descobertas pela primeira vez em 2015 e suas origens permanecem incertas, mas os astrônomos especulam que podem ser galáxias "falidas" que perderam seu suprimento de gás no início de suas vidas, mantendo diversas peculiaridades.

"Por exemplo, seu conteúdo de matéria escura pode ser extremamente baixo ou extremamente alto – foram observadas galáxias ultradifusas com uma quase completa falta de matéria escura, enquanto outras consistem em quase nada além de matéria escura", explicam astrônomos que trabalham com o Hubble.

Segundo os cientistas, diferente de outros tipos de galáxias, a abundância anômala de aglomerados globulares brilhantes é uma característica estranha inerente à sua classe.
Utilizando a câmera WFC3, o Telescópio Espacial Hubble registrou uma imagem da galáxia espiral NGC 7329, que está localizada na constelação de Tucano - Sputnik Brasil, 1920, 11.04.2022
Sociedade e cotidiano
'Monstro astronômico' é revelado em galáxia pelo Hubble (FOTO)
A galáxia ultradifusa GAMA 526784 está localizada a aproximadamente quatro bilhões de anos-luz de distância na constelação de Hydra e foi descoberta em 2015 por astrônomos usando o Telescópio Anglo-Australiano como parte da pesquisa Galaxy And Mass Assembly (GAMA).
Segundo a Sci-News, a nova imagem da GAMA 526784 vem de um conjunto de observações do Hubble projetado para explicar as propriedades das galáxias ultradifusas. Graças ao telescópio, os astrônomos puderam estudar esta galáxia em alta resolução em comprimentos de onda ultravioleta, que ajudaram a avaliar tamanhos e idades de suas regiões compactas de formação de estrelas que estão espalhadas nela.
imagem colorida foi feita a partir de exposições separadas tiradas nas regiões visível e infravermelho próximo do espectro com a câmera avançada para pesquisas (ACS, na sigla em inglês) do Hubble.

"O instrumento ACS foi instalado em 2002 por astronautas durante a Missão de Manutenção Hubble 3B [...] Desde então, o instrumento desempenhou um papel fundamental em alguns dos resultados científicos mais impressionantes do Hubble, incluindo a captura do Campo Ultra Profundo do Hubble", disseram os astrônomos.

China está desenvolvendo projeto para salvar Terra de potencial impacto de asteroide

 


China está planejando uma nova iniciativa para combater a ameaça de uma potencial colisão de asteroide com Terra, disse Wu Yanhua, o vice-diretor da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, na sigla em inglês).

Ele anunciou que nos próximos anos o departamento começará um projeto para neutralizar asteroides que representam uma ameaça ao nosso planeta.
Neste momento os detalhes do projeto não são totalmente claros, no entanto, o que se sabe é que a CNSA está trabalhando em um sistema de alerta precoce em terra e no espaço capaz de observar asteroides que se aproximam e acionar o alarme se eles puderem representar risco de colisão com a Terra.
Além disso, a CNSA planeja também desenvolver um método para evitar que esses impactos ocorram, com o vice-diretor especificando que eles vão "realizar uma colisão" para deslocar o asteroide que se aproxima de sua órbita.

"Tentaremos até o final do 14º plano quinquenal (2021-2025), ou em 2025-2026, começar a testar tecnologias para a observação de curta distância de qualquer asteroide que represente uma ameaça para a Terra. Com a sua ajuda realizaremos uma colisão, em resultado da qual esse corpo será deslocado de sua órbita", disse Wu Yanhua citado pela emissora estatal Televisão Central da China (CCTV).

Impactos de asteroides são dos piores desastres naturais possíveis, já que o nível de destruição que eles podem causar excede o de qualquer outro.
Possíveis danos que um impacto de asteroide pode causar variam com base em uma série de fatores, especialmente o tamanho. A NASA considera que asteroides de 140 metros ou mais de diâmetro sejam uma grande preocupação se eles atingirem o planeta, escreve portal Digit News.
Asteroide (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 16.03.2022
Sociedade e cotidiano
Astrônomo descobre asteroide poucas horas antes de este se chocar com a Terra (VÍDEO)
Atualmente, o único projeto de defesa contra asteroides que foi lançado é o da sonda DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) da NASA, cuja missão é colidir com um asteroide para desviá-lo e avaliar se é um método eficaz para proteger a Terra.
A missão, lançada no final de novembro do ano passado, está programada para chegar ao asteroide Didymos em 26 de setembro de 2022.

Ponto Novo: prefeito foi criticado por não dar transporte time em competição

 


PREFEITO NÃO DEU TRANSPORTE PARA EQUIPE IR DISPUTAR IMPORTANTE SEMIFINAL


Desportistas criticaram o prefeito de Ponto Novo Thiago Gilleno, pela falta de apoio ao time do município que disputou a Semifinal em Capim Grosso. É um absurdo, numa região como a nossa, onde as pessoas já não tem tantas oportunidades, uma gestão que não apoia o esporte, cultura ou qualquer tipo de arte, que sirva de lazer, profissão e caminho longe de práticas erradas. Enquanto as pessoas continuarem elegendo gestores que só pensam no próprio poder, que vise apenas politicagem, toma lá da cá e não se importante com o desenvolvimento do município, a prosperidade e progresso nunca chegarão. As pessoas tem que entender que a politicagem, populismo, distribuição de cargos e perseguições só servem a um pequeno grupo de privilégiados que tomam conta do poder, enquanto as cidades não se desenvolvem e o povo fica abandonado ao retrocesso.



O Atlético Pedras Altas é o primeiro finalista da Copa Arena Capim Society, após vencer o Vasco de Ponto Novo nas penalidades por 3 a 2, depois de um empate eletrizante em 3 a 3. Destaque para o goleiro Whalisson do Atlético que operou um milagre defendendo duas cobranças e ainda converteu a sua cobrança.

O Atlético aguarda o vencedor da outra semifinal no próximo sábado dia 30, entre o Sports Arena de Ipirá e o Arsenal Mirangaba.

Veja o vídeo com as criticas ao prefeito de PONTO NOVO ABAIXO:






domingo, 24 de abril de 2022

Qual a Musa ou Raina mais sensual do carnaval 2022 dessas quatro deusas: Paola Oliveira, Sabrina Sato, Iza ou Lexa?

 


Veja as fotos de quatro musas, Rainhas do Carnaval 2022 incríveis e suas fantasias. Sabrina Sato, Lexa, IZA e Paola Oliveira... qual delas você acha que foi a mais sexy e gostosa na avenida nesses desfiles? 



  • ...















































  • Minha lista de blogs