Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 6 de agosto de 2022

Arqueólogos descobrem mais de 3.000 moedas e útero de bronze em santuário na Itália (FOTOS)


 


Arqueólogos italianos que realizavam escavações em um antigo santuário situado na comuna italiana de San Casciano dei Bagni na província de Siena, desenterraram mais de 3.000 moedas, bem como oferendas de sacrifício de bronze em forma de várias partes do corpo humano, como orelhas, pernas ou úteros.


De acordo com a agência ANSA, na época romana, muitas pessoas esperavam se livrar de suas enfermidades através dessas dádivas aos deuses.
San Casciano dei Bagni é conhecida por suas nascentes geotérmicas que começaram a ser utilizadas desde os tempos dos etruscos.
Antes da recente descoberta, os arqueólogos, que trabalham no sítio há três anos, já tinham descoberto um tanque, altares e objetos dedicados aos deuses.
No entanto, a verdadeira surpresa, anunciada pelo arqueólogo Jacopo Tabolli, chegou nas últimas semanas com a descoberta de termas romanas ao ar livre, bem como de um santuário de vários níveis construído durante o reinado do imperador Augusto e edificado no lugar de outro ainda mais antigo que remonta à época etrusca.
Tabolli observou que talvez o mais importante dos novos achados seja um surpreendente útero de bronze, elaborado na época que vai do final da República Romana ao começo do Império.

"Os úteros de terracota são frequentemente descobertos em templos estruscos e dedicados à fertilidade; os de bronze são extremamente raros", explicou o arqueólogo.


Além disso, no local foram desenterradas "mais de 3.000 moedas recém-cunhadas" dessa época, disse Giacomo Pardini, especialista da Universidade de Salermo.


quinta-feira, 4 de agosto de 2022

NASA revela novos detalhes sobre formação estelar em galáxia misteriosa (FOTO)

 


A NASA observou de perto o caos da galáxia Cartwheel, descrita como estando envolta em poeira e mistério.

A nova imagem capturada pelo telescópio James Webb mostra a misteriosa Cartwheel e outras duas galáxias espirais menores.
Sua formação, com uma aparência muito semelhante à da roda de uma carroça, foi resultado de uma colisão entre uma grande galáxia espiral e outra menor.
A Cartwheel está localizada a aproximadamente 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sculptor.
Esta misteriosa galáxia possui dois anéis, um interno brilhante e um colorido circundante, sendo que ambos se expandem para fora do centro de colisão, como ondulações em um lago após uma pedra ser atirada na água.
A Cartwheel está localizada a aproximadamente 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sculptor - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022
A Cartwheel está localizada a aproximadamente 500 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Sculptor
Além disso, a Cartwheel é considerada um mistério, já que a poeira em sua volta obscurece sua visão. Contudo, o James Webb conseguiu revelar novos detalhes de sua estrutura.
Suas áreas mais brilhantes hospedam as estrelas mais antigas, já o anel exterior, que se expandiu por aproximadamente 440 milhões de anos, é dominado pela formação de novas estrelas e supernovas.
O telescópio também revelou que, à medida que este anel se expande, ele penetra no gás circundante e desencadeia a formação de estrelas.

Telescópio ALMA detecta pela 1ª vez colisão que produz mais energia que toda a vida do Sol (VÍDEO)

 


Uma equipe de astrônomos do Telescópio ALMA, no Chile, confirmou a detecção de uma das mais energéticas estrelas de raios gama já observada.

Esta é a primeira vez que os astrônomos detectam luz em comprimentos de ondas milimétricas, proveniente de uma forte explosão causada pela colisão entre uma estrela de nêutrons e outra estrela.
comunicado do projeto ALMA informa que as explosões de raios gama são as mais brilhantes e energéticas do Universo, capazes de produzir em poucos segundos mais energia do que a emitida pelo Sol durante toda a sua existência.
Um vídeo também foi divulgado mostrando o evento envolvendo a GRB 211106A onde a luz, que parece ter viajado aproximadamente seis ou nove bilhões de anos-luz ao longo do Universo, foi detectada pelo telescópio.
A GRB 211106A, identificada a aproximadamente 20 bilhões de anos-luz da Terra, pertence a uma subclasse de eventos conhecidos como "explosões de raios gama de curta duração".
Segundo a comunidade científica, estas explosões, que são responsáveis pela criação dos elementos mais pesados do Universo, como a platina e o ouro, são resultado de uma fusão violenta entre sistemas estelares binários contendo uma estrela de nêutrons.


terça-feira, 2 de agosto de 2022

Grande asteroide se aproxima da Terra nesta semana, diz NASA

 


Foi descoberto um asteroide que mede entre 170 e 380 metros se aproximando da Terra, que foi descoberto apenas na última semana.

Um asteroide recém-descoberto se aproximará da Terra em poucos dias, revelam dados do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (CNEOS, na sigla em inglês) da agência espacial americana NASA.
O Apollo 2022 OE2 está assim se aproximando atualmente em alta velocidade, e deve chegar nesta quinta-feira (4) a 5,15 milhões de quilômetros de nosso planeta em sua própria órbita ao redor do Sol às 08h23, horário de Brasília.
Asteroide (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 25.06.2022
Sociedade e cotidiano
Asteroide semelhante em tamanho à Ponte Benjamin Constant se aproxima da Terra
Isso é cerca de 13 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, não representando assim uma ameaça de colisão para a vida na Terra.
De acordo com os cálculos, o corpo celeste viajará a uma velocidade de 32,16 km/s, ou 115.776 km/h, cerca de 40 vezes mais rápido que uma bala de fuzil e cerca de um terço da velocidade de um relâmpago.
É estimado que o asteroide, visto pela primeira vez na última terça-feira (26), meça entre 170 e 380 metros. Com o tamanho máximo nessa faixa, o asteroide seria tão alto quanto o Empire State Building de Nova York, EUA, que tem 381 metros de altitude, sendo ele um dos prédios mais altos da cidade.

Minha lista de blogs