Total de visualizações de página

Leitores online

terça-feira, 7 de abril de 2020

Bahia: Homem natural de Adustina é a 12ª vítima fatal do Coronavírus


O mesmo tinha 26 anos, morava em São Paulo e havia chegado em Adustina há 12 dias


A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) divulgou nesta terça-feira, 07, outros quatro óbitos em consequência da Covid-19. Três homens que estavam internados em hospital da rede pública e uma mulher em unidade de saúde da rede privada.

O primeiro caso é de um homem de 64 anos residente em Salvador (11ª vítima fatal). O paciente tinha comorbidades associadas, destaque para diabetes e problemas cardíacos. Outro homem de 53 anos (12ª VF), também com comorbidades associadas.

O terceiro que corresponde a (13ª VF) é um jovem de 26 anos, natural de Adustina, município localizado no território Semi-árido Nordeste II e que faz divisa com o Estado de Sergipe. Ele morreu infectado pelo novo coronavírus na manhã desta terça-feira, dia 06, no Hospital Couto Maia, em Salvador.

O 14º óbito é de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada desde o dia 25 de março em um hospital da rede privada.

Paciente da Adustina

Segundo o Calila Notícias apurou, o homem morava em São Paulo onde trabalhava na construção civil e diante do crescimento do Coronavírus naquele estado, ele retornou para Adustina, mas precisamente ao Povoado Bela Vista, onde residem seus familiares na noite do dia 22 de março, e permaneceu no anonimato até o dia 25, quando foi procurado pela agente comunitária de saúde que passou a monitorar.

De acordo com uma mulher de pré-nome Anabela que disse através de mensagens ao CN ser moradora da comunidade Bela Vista, desde que chegou de São Paulo o jovem vinha tendo uma vida normal, visitou os parentes tanto no Povoado como na cidade de Adustina, inclusive na feira-feira, pois ainda não estava suspensa e no vizinho município de Paripiranga.No dia 26 ele sentiu uma dor de coluna e foi ao hospital, onde foi medicado e voltou para casas dos pais.

O paciente que era obeso e hipertenso, no dia 28 reclamou de dores na coluna, passou a ter febre alta, cansaço e tosse seca, sintomas do Coronavírus e permaneceu sendo acompanhado e tendo o caso de saúde agravado. Na quinta-feira, dia 02/04, o paciente foi levado de ambulância até o campo de pouso da cidade da Caldas de Cipó onde a Secretaria de Saúde do Estado tinha disponibilizado um avião para conduzi-lo até Salvador onde faleceu na manhã desta terça.

Em contato com o prefeito Paulo Sergio (PSD), ele disse ao CN que todas as pessoas que manteve contato com o paciente estão sendo monitoradas e que conhece os familiares do homem, “portanto, estamos com toda equipe de saúde e social atentos”, falou o gestor.

SESAB atualiza números da Covid-19 na Bahia

A Bahia registra 462 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), o que representa 4,99% do total de casos notificados. Até o momento, 2.511 casos foram descartados e houve 14 óbitos, sendo dez do município de Salvador e quatro nos municípios de Lauro de Freitas (1), Itapetinga (1), Utinga (1) e Adustina (1). O 14º óbito é de uma mulher de 51 anos, residente em Salvador e com histórico de hipertensão e diabetes. Ela estava internada desde 25 de março em um hospital da rede privada da capital e veio a falecer hoje (7).

Este número contabiliza todos os registros de janeiro até as 17 horas desta terça-feira (7). Ao todo, 106 pessoas estão recuperadas e 51 encontram-se internadas, sendo 29 em UTI. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Os casos confirmados estão distribuídos em 51 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (58,01%). A mediana de idade é 40 anos, variando de 4 dias a 96 anos. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 27,71% do total. Porém, o coeficiente de incidência por 100 mil habitantes foi maior na faixa de 50 a 59 anos (5,92/100.000 hab), indicando o maior risco de adoecer nessa faixa etária.

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação. em saude.ba.gov.br/coronavirus.
Para acessar o boletim completo, clique aqui.

Veja onde estão os casos confirmados em todo estado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs