Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Mística e fé: 12 plantas selvagens britânicas que contam a história da Páscoa

Em A paixão pelas plantas , o naturalista urbano Bob Gilbert e o irmão Samuel, um frade franciscano, percorrem nossas florestas rurais e as calçadas do East End para procurar as plantas selvagens britânicas associadas à História da Páscoa, da “planta aleluia” à "Árvore de Judas."


1. Salgueiro de cabra
Quando Jesus montou em Jerusalém, montado num jumento, o povo ficou em êxtase, deitando suas capas e agitando folhas de palmeiras - o símbolo da realeza.

Essas palmeiras se tornaram uma parte significativa da tradição das procissões do Domingo de Ramos.


A paixão nas plantas 
Mas na Inglaterra havia um problema: a palmeira não era uma árvore nativa. Então, em vez disso, as pessoas se voltaram para o salgueiro de cabra. A caprea Salix ( "salgueiro de cabra" , "salgueiro de bichano" ou "pálido" ) é uma árvore lenhosa e bastante indistinta, mas em março e abril seus amentilhos prateados começam a surgir, antes de explodir em uma brilhante flor dourada .

Por esse motivo, foi o ramo que foi cortado e transportado neste país nas procissões do Domingo de Ramos. HE Bates afirma como: "É, com o narciso, a verdadeira flor da Páscoa."

Salgueiro de cabra: o Salix caprea (também conhecido como "salgueiro" ou "pálido").


2. O teixo
Há outra árvore tradicionalmente associada ao Domingo de Ramos. Uma de nossas árvores mais veneráveis ​​e mais antigas: Taxus baccata , ou teixo . Foi usado nas procissões e para decorar igrejas, e em muitas partes do país o dia era conhecido como “Domingo do Teixo”.

No sul, Devon e Irlanda, o teixo às vezes era conhecido como “palmeira” e era queimado para fazer cinzas na quarta-feira de cinzas. Não é surpresa que o teixo seja encontrado em mais de 2.000 pátios de igrejas na Grã-Bretanha - mas você sabia que em muitos casos as árvores estavam lá muito antes de as igrejas serem construídas?

O teixo tem um significado espiritual desde os tempos pagãos. Como seus galhos começam a torcer quando atingem o solo, para formar novas árvores, há muito que estão conectados à ressurreição e à vida eterna.

O teixo de Beltingham - um antigo teixo que se pensa ter cerca de 1000 anos no cemitério de Beltingham, Northumberland, Inglaterra.


3. Tansy
Tanacetum vulgare , ou tansy , é uma planta de estradas e sebes gramadas e ásperas. Possui folhas muito finas e emplumadas e flores amarelas semelhantes a botões e seu sabor amargo ganhou o apelido de "botões amargos" . Durante a Quaresma, quando as pessoas não estavam comendo carne, elas comiam peixe (se pudessem pagar), e pensava-se que os peixes lhe davam vermes. Assim, eles crescem e comem tansy na esperança de que a adstringência expulse qualquer parasita!

Tansy também passou a ser associado às ervas amargas da ceia judaica da Páscoa (ou Seder ) e, por extensão, à Última Ceia (descrita como uma refeição da Páscoa em três dos evangelhos). O povo judeu come ervas amargas como um lembrete da escravidão no Egito, da qual são entregues na Páscoa e no Êxodo, e o uso de plantas amargas também foi adotado nas práticas da Páscoa - para simbolizar a traição de Judas Iscariotes. As pessoas faziam bolos e pudins de tansy, e havia até uma salsicha de tansy irlandesa.

O sabor amargo de Tansy ganhou o apelido de "botões amargos".


4. O ancião
O Sambucus nigra ou ancião não é arbusto nem árvore. Por um lado, apresenta crescimento de ervas daninhas e folhas fedorentas (um perfume semelhante à urina de gatos!), Mas, por outro, possui lindas flores brancas e uma baga com todos os tipos de usos. Essa ambivalência da árvore se reflete em seu folclore.

Pensa-se que ele cura qualquer coisa, desde verrugas até reumatismo, e tem seu próprio espírito protetor - a mãe mais velha - cuja permissão você procurava se queria usar alguma parte da planta. Mas quando o cristianismo chegou, tornou-se associado à bruxaria: pensava-se que uma bruxa poderia se transformar em uma árvore mais velha.

Também se diz que é a árvore da qual a cruz de Jesus foi feita e da qual, após a traição, Judas se enforcou, ganhando o apelido de "árvore de Judas". É até o anfitrião de um fungo pequeno, marrom e gelatinoso, conhecido como Auricularia auricula-judae - latim para "o ouvido de Judas".

O ancião (Sambucus nigra) tem lindas flores brancas e uma baga com todos os tipos de usos.


5. O espinheiro
O espinheiro , Crataegus monogyna , recebe a última parte do nome por causa de farpas robustas e bastante dolorosas. A idéia de que o espinheiro foi usado para fazer a coroa de espinhos de Jesus foi escrita já em 400 dC e se tornou parte do folclore desde então, em toda a Europa.

Assim como a vida e a morte se juntam à história de A Paixão, acredita-se que o espinheiro represente ambos. Por um lado, está associado à fertilidade e às grandes celebrações do primeiro de maio. Se você lavasse o rosto no orvalho de um espinheiro antes do amanhecer de 1º de maio, isso garantiria sua eterna juventude e boa aparência! Mas leve as flores para dentro de casa e pensava-se que pressagia uma morte.

Além disso, suas flores liberam uma substância que é produzida nos estágios iniciais de decomposição no tecido animal: trimetilamina . Sua flor literalmente cheira a morte. Diz a lenda que os espinheiro estavam em plena floração durante a praga, e suas flores absorveram o cheiro dos cadáveres nas ruas de Londres.

A idéia de que o espinheiro foi usado para fazer a coroa de espinhos de Jesus foi escrita já em 400 dC.


6. Speedwell
Quando Cristo carregou sua cruz para o Calvário, ele foi seguido por uma multidão de pessoas. Diz a lenda que uma mulher naquela multidão, Veronica, tirou o véu e enxugou o suor na testa. Ao retirar o véu, ela viu o selo do semblante de Jesus no tecido, e diz-se que a imagem de Cristo permaneceu no tecido para sempre.

Há uma planta que serve para nos lembrar dessa história. Speedwell , ou "olho de pássaro" , é uma planta minúscula, arranhada, com hastes longas e flores azuis leitosas. Seu nome literalmente significa "acelere-se bem" , ou "vá com segurança em sua jornada" , talvez porque cresça nas ruas e nas estradas, e na Irlanda foi costurado em suas roupas para garantir uma viagem segura. O nome latino dado a esse gênero é Veronica - a associação é que Veronica estava ajudando Cristo em sua jornada.

Speedwell, ou "olho de pássaro", é uma planta minúscula, arranhada, com hastes longas e flores azuis leitosas. Seu nome significa literalmente "acelerar-te bem" ou "ir com segurança em sua jornada".


7. Aspen
O Aspen folhas da árvore são cinza-verde, com uma borda bela scalloped, e, longo, fino caules anexá-los aos galhos. Essas hastes longas significam que as folhas estão sempre mudando, tremendo e tremendo - uma característica que se reflete em seu nome científico: Populus tremula .

É uma das várias árvores do folclore e da tradição que foi creditada por fornecer a madeira para a cruz de Jesus, e alguns acreditavam que ela foi condenada a tremer de remorso pelo papel ignominioso que ela desempenhou. Em algumas partes das Ilhas Britânicas, essa árvore foi considerada amaldiçoada. Você não teria nada de aspen em sua casa ou em seu barco, e se passasse por um, jogaria pedras nele.

Os longos caules da árvore significam que as folhas estão sempre mudando, tremendo e tremendo.


8. A caneca de cuco
Arum maculatum , também conhecido como "cuckoo pint" ou "senhores e damas" , tem todo tipo de associações obscenas e sexuais no folclore, e também há uma história sobre como conseguiu seus pontos lustrosos de tinta preta. Diz a lenda que esta planta estava crescendo na base da cruz e salpicada com o sangue gotejante de Cristo - e ainda carrega a mancha até hoje.

Diz a lenda que esta planta estava crescendo na base da cruz e salpicada com o sangue gotejante de Cristo - e ainda carrega a mancha até hoje.


9. Orquídea roxa precoce
A reputação da cerveja cuco é compartilhada por várias outras plantas, como a orquídea roxa, que aparece no início de abril até o início de maio. Orchis mascula também tem folhas que mostram manchas pretas e é conhecido em Devon como "a flor da cruz".

Orchis mascula também tem folhas que mostram manchas pretas.


10. Pearlwort
Sagina procumbens , ou pérola , é uma planta minúscula com pequenas flores brancas que, à medida que crescem, aumentam de volume para formar almofadas. Segundo a lenda gaélica, quando Cristo ressuscitou dos mortos e saiu da tumba, era a pérola que estava lá para amortecer seu primeiro passo.

Por esse motivo, a planta assumiu um papel abençoado e protetor nas Terras Altas da Escócia. Uma mulher no parto colocaria algumas sob o joelho direito para aliviar as dores do parto, ou uma dama poderia escorregar um pouco na boca antes de beijar um homem para amarrá-lo para sempre!

Segundo a lenda gaélica, quando Cristo ressuscitou dos mortos e saiu da tumba, era a pérola que estava lá para amortecer seu primeiro passo.


11. bálsamo de toque-não
Impatiens noli tanger é uma planta rara e local encontrada apenas em certas áreas de floresta úmida no norte de Gales ou no distrito dos lagos. É o único alimento de uma mariposa: a mariposa com rede. Quando as vagens estão maduras, elas explodem, ejetando suas sementes da planta-mãe.

Seu nome latino - que significa "toque-me-not" - refere-se ao encontro de Cristo e Maria Magdelen no jardim da ressurreição, quando este último confundiu Jesus com o jardineiro. Quando ela se aproxima dele, ele diz: - Não me toque; porque ainda não ascendi a meu Pai. ”

Impatiens noli tanger - que significa "toque-me-not" - refere-se ao encontro de Cristo e Maria Magdelen no jardim da ressurreição.


12. azeda de madeira
Esta é uma planta da floresta na primavera, com pequenas folhas de trevo e um sabor acentuado de limão - como azeda. Oxalis acetosella tem muitos nomes, incluindo “cuco” , “pão e queijo” e “manteiga e ovos” , mas possui um nome de país pelo qual era mais conhecido, não apenas neste país, mas em toda a Europa, e esse foi o “Planta aleluia” - porque suas delicadas flores brancas estarão abertas no dia da Páscoa.

Aleluia é uma palavra hebraica que significa "louvar ao senhor" e é ouvida em igrejas em todo o país no domingo de Páscoa.

A azeda da madeira (Oxalis acetosella) tem muitos nomes, mas é mais conhecida em toda a Europa como a "planta aleluia" - porque suas delicadas flores brancas estarão abertas no dia da Páscoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs