Total de visualizações de página

Leitores online

domingo, 19 de abril de 2020

PT aciona STF contra negligência de Bolsonaro na crise do coronavírus

Presidente do PT, Gleisi Hoffmann (PR) aponta negligência de Jair Bolsonaro ao estimular o fim da quarentena (Foto: Esq.: Agência Câmara / Dir.: Marcos Corrêa - PR)

A legenda, presidida pela deputada Gleisi Hoffmann (PR), exige a divulgação dos dados referentes à pandemia do Covid-19, cobra a suspensão da propaganda de medicamentos ainda não cientificamente testados para o tratamento da doença, bem como proibir o governo de adotar medidas que estimulam o fim do isolamento social


A presidenta nacional do PT, deputada feeral Gleisi Hoffmann (PR), entrou com ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal, pedindo que a corte declare inconstitucionais os atos "omissivos" e aqueles praticados pelo governo Bolsonaro. A legenda exige a divulgação dos dados referentes à pandemia do Covid-19, cobra a suspensão da propaganda de medicamentos ainda não cientificamente testados para o tratamento da doença, bem como proibir o governo de adotar medidas que estimulam o fim do isolamento social. O Brasil tem pelo menos 37,4 mil confirmações e 2,3 mil mortes provocadas pela covid-19.
A sigla pediu ao Supremo a concessão de medida cautelar para determinar ao governo que informe as medidas adotadas até o momento para disponibilizar testes para estados e municípios. De acordo com o parlamentar, é obrigação do governo indicar o número de testes disponibilizados e a projeção daqueles ainda a serem distribuídos. 
“Até agora não há informações confiáveis nem sobre o número de testes para o Covid-19 realizados até o momento no território nacional, o perfil das pessoas submetidas aos testes – profissão, idade, raça, cor, sexo, renda – e sequer a localização geográfica”, argumenta. 
Segundo a congressista, “estamos vivendo claramente uma crise de informações, porque está claro que há subnotificações e o governo ignora a realidade”. “Precisamos saber o número de internações por síndrome respiratória aguda grave – pelo SUS e rede privada – e as projeções dos números de casos de contágio e óbitos não notificados”, complementa.
O PT ainda solicitou ao STF que obrigue o governo a estabelecer uma base de dados nacional sobre a situação do contágio e morbidades relativas ao Covid-19 em todo o território nacional. Na ação, a legenda cobra que seja dada publicidade aos dados sobre o perfil das pessoas contagiadas – em tratamento, alta, isolamento ou que vieram à óbito – e os casos suspeitos de contágio e óbitos notificados, mas pendentes de resultado de exames. O governo deve informar profissão, idade, raça, cor, sexo, renda, e localização geográfica e demonstrar a metodologia e os critérios técnicos estatísticos adotados para formação da base de dados.
*Com informações da Agência de Notícias do PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs