Comércio na Rua Maciel Pinheiro, em Campina Grande — Foto: Junot Lacet Filho/Jornal da Paraíba |
Decisão foi tomada após recomendação do MPF, MPT e MPPB. Atividades comerciais que não são consideradas essenciais ficam suspensas até o próximo dia 3 de maio.
A Prefeitura de Campina Grande resolveu manter a suspensão das atividades comerciais que não são consideradas essenciais na cidade até o próximo dia 3 de maio. A data é a mesma estipulada pelo governador João Azevêdo, por meio de um decreto, que estende as medidas de isolamento social para evitar a propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
A decisão foi tomada após uma recomendação feita pelo Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público da Paraíba (MPPB) na última quarta-feira (15). Segundo os Ministérios Públicos, enquanto a rede municipal de saúde não estiver completamente estruturada para receber pacientes de Campina Grande e municípios do interior, as medidas de isolamento social devem ser mantidas, por serem as mais eficazes para conter o avanço da doença.
A reabertura do comércio estava prevista para acontecer na próxima segunda-feira (20). Uma cartilha havia sido publicada com uma série de recomendações para retomada as atividades.
No entanto, após uma reunião com os órgãos, ficou decidido que o município deveria apresentar até esta sexta um relatório que mostrasse razões pelas quais o município possui condições de promover a flexibilização controlada, gradual e experimental do comércio.
O relatório foi enviado ao MP e por meio de um ofício direcionado aos órgãos, Romero informou que acatará a recomendação e seguirá estudando novas alternativas que equilibrem o retorno do funcionamento do comércio na área central da cidade e a prevenção ao coronavírus.
Por G1 PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário