Exercícios militares multinacionais da OTAN Arruaceiro de Aço (Steel Brawler), liderados pelo Canadá, estão previstos para começar nesta segunda-feira (13) no campo de treinamento Mza Mackevici, na Letônia.
Cerca de 600 soldados e 100 veículos militares deverão participar dos exercícios em uma região da Letônia, perto da fronteira com a Lituânia e a Bielorrússia.
O objetivo das atuais manobras é melhorar a cooperação dentro da aliança internacional em um cenário de proteção da fronteira oriental da Europa.
Arruaceiro de Aço (Steel Brawler) faz parte do exercício mais abrangente Defensor da Europa 2020 (Defender Europe 2020) que acabou sendo reduzido devido à pandemia da COVID-19. Espera-se que as manobras perdurem até dia 18 de abril, totalizando seis dias.
© AP PHOTO / MINDAUGAS KULBIS
Soldados da OTAN no tanque alemão Leopard 2 durante exercício da aliança na Lituânia
Anteriormente, o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, declarou que o potencial das Forças Armadas russas duplicou desde 2012, permitindo manter paridade estratégica com a OTAN.
"O potencial de combate das Forças Armadas mais do que duplicou até 2020, o que nos permitiu manter a paridade estratégica com a OTAN em meio a ameaças militares crescentes", afirmou Shoigu em sessão do Conselho da Federação da Rússia.
No ano passado, o bloco militar anunciou planos de reforçar sua presença na Polônia e nos países bálticos a fim de conter da chamada "ameaça russa". Por sua vez, Moscou tem repetidamente afirmado que o reforço militar da OTAN somente minaria a estabilidade regional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário