Total de visualizações de página

Leitores online

sábado, 28 de março de 2020

Especialistas dos EUA e Rússia avaliam vantagens do caça MiG-35



A revista norte-americana National Interest e o especialista militar russo Dmitry Litovkin destacaram numerosas vantagens do moderno caça de quarta geração MiG-35.

O caça é de fato o último membro da família de caças bimotores MiG-29 e se encaixa na categoria da geração 4++, comenta o autor da publicação, Caleb Larson.
As modernas aeronaves, segundo a página da corporação aeronáutica MiG, possuem um alto grau de unificação de estrutura, propulsor, aviônicos e armas.
Larson acrescenta que os caças desta geração utilizam um esquema aerodinâmico mais eficiente e materiais compostos mais leves, contam com uma maior carga de combate, alcance das armas e eficiência de uso do combustível.

© SPUTNIK / KIRILL KALLINIKOV
Caça MiG-35 no polígono de testes da fábrica de aeronaves de Lukhovitsy
"Um dos grandes atrativos" do MiG-35 é o empuxo vetorial, comenta o analista. Este tipo de avião tem maior controle sobre a direção que tomam seus gases de escape e, portanto, são mais manobráveis.
"Talvez seja uma das plataformas de quarta geração plus mais capazes que existem", observar o analista norte-americano.
Por sua parte, o especialista militar russo Dmitry Litovkin comentou à Sputnik que o mais importante neste caça é o radar de varrimento eletrônico ativo que permite integrar a aeronave em um moderno sistema de controle de combate.
"Permite escanear rapidamente o espaço, detectar mais objetivos, apontar-lhes as armas e em paralelo suprimir os meios de interferência eletrônica dos aviões ou sistemas terrestres inimigos", explicou.
Outra vantagem, segundo Litovkin, é que leva mísseis que nenhum outro caça no mundo utiliza.
"Está armado com dois mísseis de cruzeiro: o Kh-31 está desenhado para destruir radares inimigos, o Kh-35 para destruir navios, ou seja, é uma aeronave polivalente, um avião muito bom."
Ao mesmo tempo, o analista destacou que o caça em questão combina uma cabine totalmente digital e um motor aperfeiçoado com controle digital, que aumenta a potência e controla o consumo de combustível.
"As melhorias na aeronave permitiram criar um caça qualitativamente novo. E, ainda que a tecnologia furtiva seja mínima, todas as atualizações lhe conferem uma categoria 4++, portanto, de fato é um caça de quinta geração", assegurou o especialista russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs