Dois broches de bronze, datados do início do século X e usados por mulheres viking, foram encontrados na ilha de Man, no mar da Irlanda.
As joias, descobertas por meio de detectores de metais em uma propriedade particular, foram declaradas "tesouros", o que significa que passam a pertencer à Coroa Britânica, sendo conservadas pelo Manx National Heritage (MNH), que anunciou a descoberta.
Somente objetos com mais de 300 anos se enquadram na designação de "tesouro", após serem avaliados e objeto de uma decisão legal.
Os broches, de aproximadamente dez centímetros de comprimento e de forma oval, eram "típicos" da Era Viking, sendo usados por mulheres adultas, informa à BBC Allison Fox, curadora de arqueologia do MNH.
Estas peças são a "primeira evidência real" de que a ilha foi visitada por vikings. Foram ainda encontradas uma conta de vidro decorada e uma fivela de bronze.
Os itens foram encaminhados para tratamento de conservação no Fundo Arqueológico de York, e posteriormente, devem seguir para o Museu Manx.
- ...
- As forças de Defesa Antiaérea das Frotas do Mar Negro e do Báltico identificaram e acompanharam aeronaves da Alemanha e dos EUA, com...
- Ensaio sensual da Renata Godio A RING GIRL CAPIXABA Por: Roni Peçanha ... Santaluz: Sucateada pela gestão da Prefeita Qu...
- Como já se tornou rotina em organismos internacionais, o Brasil se alinhou aos EUA nesta semana em uma proposta para atingir a China...
- A modelo natural de Umuarama é destaque na revista masculina em grande estilo. O ensaio foi realizado realizado em uma barbearia
Nenhum comentário:
Postar um comentário