Total de visualizações de página

Leitores online

segunda-feira, 27 de abril de 2020

Médico, prefeito no Pará não fecha comércio por crer que sol quente mata coronavírus

Nélio Aguiar, prefeito de Santarém. Foto: Divulgação



O prefeito de Santarém (PA), Nélio Aguiar, que também é médico especialista em otorrinolaringologia, acredita que o sol quente mata o novo coronavírus, causador da doença covid-19, e não fechou o comércio durante a pandemia, conforme indicação de decreto ainda vigente do governo estadual do Pará, que determina funcionamento apenas de departamentos essenciais. Infectologistas afirmam que o isolamento social é a melhor forma de prevenção da doença que já matou 4.543 pessoas no Brasil.
O prefeito alterou o horário de funcionamento do comércio e determinou que os estabelecimentos só podem operar das 9h às 15h, horário em que, segundo ele, é o período mais quente do dia, e autorizou todas as lojas a ficarem abertas. A informação foi divulgada ontem pelo próprio prefeito no Twitter, mas a publicação foi apagada na manhã de hoje, após uma série de críticas.
“Por isso que, no início das nossas medidas, no lugar de fecharmos o comércio, optamos em alterar o horário do comércio entre 9 às 15 horas. Nesse horário o sol está mais quente, em tese teríamos a redução do risco de contaminação pelo coronavírus. Com um risco maior à noite”, disse o prefeito, explicando a teoria.
Desta forma, o isolamento social em Santarém está afetado porque trabalhadores são obrigados a saírem de casa todos os dias, correndo risco de exposição ao novo coronavírus.
(…)
Cinco pessoas morreram de covid-19 em Santarém e existem outras 48 infectadas com o novo coronavírus — destas, oito estão internadas em leitos e duas na UTI do Hospital Regional do Baixo do Amazonas. Outros 21 infectados estão em tratamento domiciliar e 17 pessoas se recuperaram da doença, de acordo com boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém.
(…)
Do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs