Total de visualizações de página

Leitores online

terça-feira, 16 de junho de 2020

Morte em treino de alpinista de 16 anos que competiria nas Olimpíadas choca a França


Campeã mundial juvenil, Luce Douady era destaque mesmo em competições entre adultos e promessa francesa para os Jogos de Tóquio



A França está em choque com a morte da alpinista adolescente Luce Douady. O jornal Daily Mirror e o site francês de alpinismo Grimper noticiam que a atleta de 16 anos, atual campeã mundial na categoria "boulder", morreu ao escorregar e cair em uma fenda de 150 metros enquanto praticava alpinismo em uma área próxima à casa dela, no sudeste da França.

Promessa francesa para as Olimpíadas de Tóquio, adiadas para 2021 por conta da pandemia do novo coronavírus, a alpinista teve sua morte lamentada pela Federação Francesa de Alpinismo de Montanha e pela Federação Internacional de Alpinismo.



A especialidade de Douady era na categoria “boulder”, modalidade de escalada em rocha, praticada sem o uso de equipamentos de segurança convencionais, como cordas e mosquetões. O alpinismo fará sua estreia nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

A alpinista francesa Luce Douady (Foto: Instagram)


Os textos em homenagem a Luce lembram de seus vários feitos e suas diversas conquistas em sua breve carreira. No ano passado, com apenas 15 anos, ela ficou em quinto lugar na Copa do Mundo de Alpinismo, na cidade de Vail, no estado norte-americano de Colorado, competindo entre adultos da mesma categoria.

Ela ficou com o primeiro lugar na categoria juvenil do mesmo torneio. Em 2019, também competindo entre adultos, ela ficou em terceiro no European Difficulty Championship.

“É com imensa tristeza que a comunidade de alpinismo ficou sabendo da morte de uma das suas”, escreveram os assessores da Federação Francesa de Alpinismo no site da organização.


“A Luce era um jovem e promissora atleta da equipe de alpinismo da França. Com apenas 16 anos, ela tinha todo o futuro à frente. Ela era apaixonada por todas as facetas do alpinismo, sendo capaz de feitos incríveis. A Federação está em luto. Temos a família dela em mente e estamos à disposição deles”.

Já o texto da Federação Internacional de Alpinismo em homenagem à atleta cita Doudy como “uma atleta brilhante e talentosa”. O site francês Grimper afirmou: “Há momentos nos quais as palavras não ineficientes para expressar horror e injustiça. A Luce era o futuro do alpinismo”.



A alpinista francesa Luce Douady (Foto: Instagram)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs