Total de visualizações de página

Leitores online

quinta-feira, 21 de abril de 2022

Ponto Novo: A reprovação política das contas de Tiago Venâncio que não surpreendeu ninguém

 


Aprovadas pelo TCM, contas de Tiago Venâncio são reprovadas na Câmara em decisão política


Numa votação que não surpreendeu ninguém, vereadores, que vistos de longe, por nós que somos de outro município, parecem bem submissos ao prefeito atual, levaram a um desfecho já esperado sobre as contas da gestão anterior. Assim as contas do ex-prefeito Tiago Venâncio (PT) na noite da última quarta-feira (20).

Sabemos bem que votações em casas legislativas se dão de forma técnica ou política, mas, em muitos casos a subserviência de um poder ao outro, tira todo esplendor da harmonia entre os poderes. A Comissão de Orçamento, Finanças e Seguridade Social da Casa, presidida pelo vereador Arnóbio Carneiro, opinou pela reprovação das contas alegando, entre outros pontos, a falta dos repasses previdenciários ao IPNN. O voto do vereador Bujão, integrante da comissão que foi contrário ao parecer, não foi lido em plenário. Já vimos gestões obscuras, atrapalhadas e desastrosa, num passado não muito distante e mesmo assim, nunca vimos muitos dos que hoje defendem a gestão atual, que diga-se de passagem, também não é muito transparente, não agiram com tanta vontade de copiar o que o TCM DIZIA. Não somos também muito admiradores da gestão do ex-prefeito Tiago Venância, mas, olhando daqui de longe, a votação pareceu já arranjada, sem levar muito ou nada em conta, sobre a defesa do ex-gestor.

Na defesa do ex-prefeito, o advogado Dr. Manoel apresentou indícios que colocaram em xeque a confiança jurídica do parecer da comissão, já que [palavras dele] “o voto da comissão copia, transcreve o parecer do Tribunal de Contas”. Perguntado pelo advogado de defesa se as cópias da defesa final haviam sido apresentadas aos vereadores, o presidente da Câmara patinou, gaguejou e não respondeu evidenciando uma articulação meramente política que já estava pronta para reprovar as contas do ex-prefeito. Além da falta da apresentação da defesa final do ex-prefeito aos vereadores, o que já é um absurdo, Tiago Venâncio denunciou que antes que a defesa chegasse à comissão, o parecer votando pela reprovação das contas já estava pronto! É muito estranho, pois vereador Arnóbio Carneiro, que no ano de 2016, enquanto era presidente da Casa, recebeu contas do ex-prefeito Adelson Maia reprovadas pelo TCM e as mesmas foram aprovadas pela Câmara, e olha que foi uma gestão muito criticável, pra dizer o mínimo, o que pra nós, parece ser votos dados pelo senhor Arnóbio e seus colegas governistas, mais por ideologia e submissão ao prefeito, do que por convicção.

O vereador Nel Maia, que votou pela aprovação das contas, sem dar mais detalhes afirmou que foi chamado para votar contra as contas de Tiago, evidenciando que já havia uma articulação para ‘tirar o ex-prefeito da jogada’. O vereador Bujão em um dos seus melhores discursos na Casa, criticou o sistema e conclamou o caráter dos vereadores “Vejo um julgamento onde não tem cabimento reprovar as contas do ex-gestor”. A sessão encerrou com o resultado que foi comemorado com gritos dentro da Câmara e fogos do lado de fora: a reprovação por 8 votos a 3 das contas do ex-prefeito Tiago Venâncio. Algo jamais registrado na história de Ponto Novo: o TCM opina pela aprovação e a Câmara vai contra e reprova as contas. 

Enfim, que os moradores de Ponto Novo, acompanhem o trabalho dos vereadores e tirem suas conclusões, mas, que mostra incoerências e falta de independência... ao menos pra nós fica muito evidente.


C7 NOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs