Total de visualizações de página

Leitores online

domingo, 6 de fevereiro de 2022

Água líquida com propriedades 'anticongelantes' pode se esconder sob polo sul de Marte, diz estudo

 


Nova pesquisa sugere que é provável que exista água líquida salgada sob o gelo localizado no polo sul de Marte, apesar das baixas temperaturas.

Como apontou um dos pesquisadores envolvidos no estudo, a água líquida escondida sob o gelo não é novidade, já que tais lagos "realmente existem sob geleiras nas regiões árticas e antárticas".
Segundo aponta o portal SciTechDaily, David Stillman, geofísico do Instituto de Pesquisa do Sudoeste no Texas, EUA, e coautor do novo estudo, disse que "lagos de água líquida realmente existem sob geleiras nas regiões árticas e antárticas".

"Os sais exóticos que sabemos que existem em Marte têm propriedades 'anticongelantes' surpreendentes, permitindo que as salmouras permaneçam líquidas até -103 graus Fahrenheit [-75 graus Celsius]", explicou. "Nós estudamos esses sais em nosso laboratório para entender como eles responderiam ao radar."

As medições laboratoriais conduzidas por Stillman alegadamente suportam os "reflexos estranhamente brilhantes" captados pelo Radar Avançado de Sondagem Ionosférica e do Subsolo de Marte (MARSIS, na sigla em inglês) da sonda Mars Express.
A cratera que apareceu recentemente na superfície de Marte - Sputnik Brasil, 1920, 31.01.2022
Sociedade e cotidiano
FOTO de cratera de Marte parecida com tronco de árvore revela detalhes da história marciana
"Meus colegas italianos contataram-me para ver se os meus dados experimentais de laboratório suportariam a presença de água líquida sob a calota de gelo marciana", explicou Stillman.

"A pesquisa mostrou que não precisamos ter lagos de salmouras de percloratos e cloretos, mas que essas salmouras poderiam existir entre partículas de gelo ou sedimentos e são suficientes para exibir uma forte resposta dielétrica. Isto é semelhante a como a água do mar satura grãos de areia na costa ou como um aromatizante penetra em um granizado, mas a [uma temperatura de] -103 graus Fahrenheit por baixo de uma milha de gelo perto do polo sul de Marte", disse cientista.

Recentemente, a Administração Espacial Nacional da China (CNSA, sigla em inglês) divulgou em um vídeo a passagem da sonda Tianwen-1 pelas calotas polares de Marte, revelando misteriosas dunas de gelo de dióxido de carbono e água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs