Total de visualizações de página

Leitores online

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

VÍDEO mostra aldeões de vilarejo indiano enfrentando soldados chineses 'disfarçados' de civis

 


Soldados chineses atravessaram recentemente a fronteira com a Índia, entrando na aldeia de Changtang, na região de Nyoma, a cerca de 135 quilômetros de Leh, na região conflituosa de Ladakh.

Os soldados chineses, que estavam vestindo roupas de civis, supostamente estavam se opondo à passagem do gado dos moradores pela zona. No entanto, os soldados se viram forçados a voltar para trás ao se depararem com um imenso protesto por parte dos aldeões, que também reportaram o que estaria acontecendo à Polícia da Fronteira Indo-Tibetana (ITBP, na sigla em inglês), segundo o jornal The Times of India.

No vídeo postado no domingo (20), e que se tornou viral, podemos ver dois veículos chineses com alguns materiais de campanha entrando na aldeia mencionada, que é parte do território indiano. O vídeo mostra os soldados sendo forçados a recuar pelos habitantes locais e pela polícia fronteiriça, que acabou intervindo. No final, a última preferiu não comentar sobre o sucedido, explica o artigo.  

A localidade na qual o incidente ocorreu alberga maioritariamente refugiados tibetanos, situando-se a cerca de 14.600 metros acima do nível do mar, no vale Rushpo.

O encontro desagradável acontece no oitavo mês de tensões militares entre a China e a Índia no leste de Ladakh, onde os soldados de ambos os lados batalham entre si nos chamados "pontos de fricção" de Pangong Tso, Chushul e das áreas da nascente de Gogra, ao mesmo tempo que lutam ao longo da Linha de Controle Real na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs