Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

'Pancadões' provocam aglomerações às vésperas de Natal em SP



Festas aconteceram após o estado inteiro ser colocado na fase vermelha de restrições para evitar a propagação da Covid-19. Na Zona Sul, 2 foram baleados em local que tradicionalmente registra baile funk

Mesmo após o estado de São Paulo entrar na fase mais restritiva do plano de contenção do governo contra a propagação da Covid-19, vídeos mostram festas acontecendo na capital e interior do estado às vésperas e na noite de Natal


A reclassificação temporária foi anunciada na terça-feira (22) pelas autoridades após aumento no número de casos e de óbitos pela Covid-19 nas últimas semanas no estado. O estado permanecerá na fase vermelha nos dias 25, 26 e 27 de dezembro e 1º, 2 e 3 de janeiro de 2021. Durante esse período, apenas o funcionamento de serviços essenciais é permitido.


No entanto, imagens gravadas pelo GloboCop mostram dezenas de pessoas reunidas em um baile funk, na vila São Nicolau, na Zona Leste de São Paulo. A festa começou na noite de quinta-feira (24) e terminou durante a tarde desta sexta-feira (25).


Em Paraisópolis, na Zona Sul da capital paulista, outra festa começou na noite de quinta-feira (24) e foi até as 12h desta sexta-feira (25). Também na Zona Sul, moradores do Capão Redondo e do Jardim Ângela reclamaram do barulho das festas que aconteceram na região. No Jardim Ângela, dois foram baleados - e um deles morreu - em local onde tradicionalmente ocorrem os bailes funks. 


“Tem que tentar acabar com essas "bagunça" ai, que ninguém consegue dormir

e quando não consegue dormir, aí sai essas brigas ai, sai tiroteio, pode pegar em

quem não tem nada haver. Tudo por causa desses 'pancadão' ai”, disse um

dos moradores da região.

Aglomerações no interior

No interior também foram registradas aglomerações. Em Araçariguama as ruas ficaram cheias e a festa foi até a madrugada desta sexta-feira (24), assim como em Sorocaba.


Os mais jovens estão entre a maioria dos infectados pelo coronavírus. Dos 1,4 milhão dos casos da doença registrados no estado, 61% possui entre 20 e 49 anos.


Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Militar realiza operação Paz e Proteção em todo o estado para coibir a aglomeração de pessoas e a formação de pancadões.


"Os locais são mapeados e, dentro do critério técnico, direcionadas as viaturas para impedir sua instalação. Quando já iniciado, a PM mantém o policiamento pelas imediações, para garantir o direito de ir e vir das demais pessoas e evitar que o evento aumente".


Na tarde desta sexta-feira (25), o 3ª Batalhão de Choque realizou operação na Vila Industrial e dispersou frequentadores que iniciavam um baile funk no local, informou a PM.


Desde o início da pandemia, a Polícia Militar presta apoio a órgãos municipais e vigilância sanitária, responsáveis pelas fiscalizações e demais ações que visam coibir a aglomeração de pessoas. Paralelamente, a PM realiza um trabalho de orientação ao público sobre as formas de prevenção ao novo coronavírus e a importância do isolamento social. Essa ação é feita por meio de alertas sonoros emitidos pelas viaturas em patrulhamento e sempre que necessário, é intensificada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs