Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Autoridades dos EUA alertam sobre presença e perigo de peluda lagarta venenosa (FOTO)

 


A lagarta peluda, cientificamente denominada Megalopyge opercularis, é considerada a lagarta mais venenosa dos Estados Unidos.

As autoridades do estado da Virgínia emitiram um alerta na terça-feira (6) aos moradores para que ficassem longe de lagartas peludas. Esta espécie de lagarta, de menos de cinco centímetros, tem uma aparência macia devido à sua pelagem idêntica a cabelo humano, mas, na realidade, essa camada é composta por farpas tóxicas.

"Os 'cabelos' desta lagarta são, na verdade, pontas venenosas que causam uma reação dolorosa quando tocadas", avisa o Departamento Florestal da Virgínia através da sua conta no Facebook, acrescentando que recebeu vários relatos sobre a presença desse lepidóptero em alguns condados orientais do estado.

"Estas lagartas comem folhas de carvalho e olmo, mas podem ser encontradas em parques ou perto de prédios. Se você encontrar uma lagarta, deixe-a em paz e deixe que seus inimigos naturais controlem suas populações", avisa o departamento.

A Megalopyge opercularis é a larva de uma pequena mariposa-flanela, mas antes de se transformar e abrir as asas, é considerada um perigo para os humanos. Tocar nos seus pelos pode causar reações dolorosas, incluindo erupções cutâneas com comichão, náuseas, vômitos, glândulas inchadas, febre ou mesmo sintomas de "choque", indica a Universidade de Michigan.

Crystal Gaston revelou o que sentiu ao ter contato direto com uma lagarta venenosa ao tabloide The Daily Progress: "Parecia que tinha perfurado a parte externa da minha coxa com uma faca em chamas." Crystal teve que se dirigir ao hospital, tendo demorado três dias para se recuperar totalmente.

Os especialistas ressaltam que, em caso de contato com uma lagarta peluda, deve-se lavar a área afetada para retirar os pelos do inseto e o veneno que permaneceu na pele. Pessoas que são sensíveis a picadas de insetos também devem procurar atendimento médico.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs