Total de visualizações de página

Leitores online

domingo, 30 de agosto de 2020

Grécia e Emirados Árabes respondem à 'ameaça' turca no Mediterrâneo Oriental



A Grécia e os Emirados Árabes Unidos iniciaram exercícios das suas forças aéreas no Mediterrâneo Oriental.

Os voos começaram na sexta-feira (28), depois que as autoridades dos Emirados Árabes enviaram quatro caças F-16 para uma base em Creta para treinamento conjunto com o exército grego.
No dia 29 de agosto, o Ministério das Relações Exteriores da Grécia emitiu um comunicado de imprensa em resposta aos avisos turcos de iniciar uma ação militar para proteger "seus direitos sobre cada metro cúbico" no Mediterrâneo Oriental. O motivo foi a tensão entre os dois países motivada pela prospecção de petróleo e gás que Ancara está empreendendo na área em questão.

© FOTO / ESTADO-MAIOR DA DEFESA NACIONAL DA GRÉCIA
Exercícios conjuntos entre a Grécia e a França no mar Mediterrâneo em 13 de agosto de 2020
"A ideia sem precedentes da Turquia de que pode ameaçar seus países vizinhos com o uso da força quando estes exercem seus direitos legítimos vai contra a cultura política moderna e os princípios fundamentais do direito internacional", declarou o ministério.
O motivo que agravou as relações entre estes países no início de agosto foram os depósitos de hidrocarbonetos nesta área marítima e a ausência de uma fronteira nas águas da região, causando uma série de acusações mútuas sobre a extração ilegal de matérias-primas.
O conflito entre a Grécia e a Turquia começou ainda em 1974 após a anexação de parte do Chipre pela Turquia. A Turquia enviou tropas para o norte da ilha, proclamando a República Turca do Norte de Chipre, país não reconhecido internacionalmente, enquanto a outra parte da ilha, a República do Chipre, é governada por gregos cipriotas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs