Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Vereadores visitam prédios escolares no Distrito de Espanta Gado

 

Situação e reformas nas escolas, são vistoriadas por vereadores

Vereadores da Comissão de Educação da Câmara visitaram escolas no Distrito de Espanta Gado, nesta sexta-feira 23 de julho de 2021. Anteriormente, há algumas semanas, o vereador Léo, já tinha feito visita as mesmas escolas, logo depois fez cobranças na sessão da Câmara sobre as reformas dos prédios, especialmente do Educandário Manoel Rosa. Após as cobranças do vereador Léo, dias depois, uma equipe da prefeitura, inclusive com a presença do Secretário de Educação Rogério, esteve também nas escolas, onde garantiu que as reformas teriam continuidade. 

Em matéria do Repórter Pedro Oliveira do Jornal Tribuna da Bahia, foi listado investimentos da secretaria de educação de Queimadas em diversos colégios, inclusive no Distrito de Espanta Gado, citando também o Educandário Manoel Rosa. E de fato, reformas na área externa estão sendo feitas, mesmo que há um bom tempo paralisadas. Porém, na área interna, apenas uma pequena pia de plástico, foi colocada no corredor e o prédio continua em situação muito ruim, como os vereadores constataram. 

O estranho, é que o Presidente da Aplb Sindicato, citou que mais de setecentos mil reais, teriam sido gastos em licitações para reformas das escolas do Distrito de Espanta Gado e outras escolas do município, no ano 2020, não sabemos bem em que, mas, pelo que vimos até aqui, não nos parece ter tido obras com gastos desse valor. Enfim, os vereadores que acompanham as contas e o Conselho de Educação, devem ter alguma noção desses gastos. A pior situação, no entanto, é a de Espanta Gado.

Na visita também ao antigo matadouro, a ex-vereadora Reinilda sugeriu a construção de um local para a comercialização de animais. Estiveram presente o Vereador Pastor Clemente, a Vereadora Valda, Gordo de Pininho e o Vereador Léo, (ambos da Oposição). Só o Vereador LÉO é da Comissão de Educação da Câmara.

É muito estranho ver o presidente Bolsonaro e seu Ministro da Educação, (inclusive fazendo pronunciamento na TV), pressionando para o retorno das aulas, quando a pasta reteve muitos recursos, ao invés de investir para capacitar a rede ao retorno das aulas. Na pandemia, MEC registra o menor gasto para educação básica da década. Escrito por Paulo Saldaña/Folhapress, 06:22 / 22 de Fevereiro de 2021. Atualizado às 06:40 / 22 de Fevereiro de 2021 - O Ministério da Educação repassou R$ 48,2 bilhões no ano passado, o menor investimento desde 2010

Da mesma forma o Governador Rui Costa, que se ateve apenas a fazer decretos, pouco investiu para melhorar a rede do estado. Aliás, em muitos municípios, ele apenas se encosta na estrutura municipal, como vemos aqui em Queimadas e outros municípios da região, aliás, Rui Costa não é muito diferente do Bolsonaro, como bem comparou o presidente da APLB-Sindicato, Rui Oliveira da Bahia. Pelo que vimos até aqui ele apenas passou a pandemia assinando e revogando decretos. 

Também as prefeituras, não vimos grande interesse deles em melhorar a rede municipal, melhorar a internet nas escolas, trazer sinal de celular, distribuir equipamentos eletrônicos e qualificar os prédios para que aluns e professores tenham a segurança devida. Não basta apenas aplicar a vacina nos professores, sem os alunos imunizados, o risco continua elevado. Especialmente, sem as normas sanitárias necessárias nas escolas. 

A Bahia está investindo R$ 305 milhões para a requalificação das escolas públicas na retomada das aulas presenciais, na próxima segunda-feira (26). Nas unidades escolares foram realizadas manutenções e adequações que possibilitarão que os alunos sejam recebidos com mais segurança,  Será que esse investimento foi suficiente? Pelo que vemos na nossa região, está muito longe de isso ser o suficiente!






















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs