Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Para que serviu Stonehenge? A resposta pode ser mais simples do que você imagina

 


Calculadora astronômica? Plataforma de pouso da nave espacial? Exposição no Museu Britânico usa as pesquisas mais recentes para olhar além das teorias bizarras.

Stonehenge foi construído há cerca de 4.500 anos, aproximadamente ao mesmo tempo que a Esfinge e a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito.
Desde a sua descoberta pelo homem moderno, teorias se acumulam para explicar os mistérios da formação rochosa incomum.
O monumento pré-histórico da Reino Unido já foi chamado de "abertura pela qual a Mãe Terra deu à luz as plantas e os animais", uma calculadora astronômica, um observatório que ajudou a demarcar as estações do ano, um lugar de cura, e muitas teorias de origem alienígena.


Stonehenge, Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 17.02.2022
Stonehenge, Reino Unido. Foto de arquivo
O conhecimento incompleto sobre o propósito de Stonehenge tornou-se parte da identidade do monumento. Para a nova exposição no Museu Britânico, "The World of Stonehenge", o monumento "era um lugar importante para onde as pessoas iam, para estarem juntas como uma comunidade".

Quem garante é Neil Wilkin, curador principal da exposição. Ele descreveu o local como uma mistura entre uma prefeitura e uma catedral, onde as pessoas se misturavam por motivos religiosos e sociais.
"Queremos retroceder e olhar para o mundo em que existia", acrescentou, segundo informações do The New York Times. A exposição do museu visa diminuir o mistério em torno de Stonehenge, concentrando-se em descobertas recentes.
Ela começa apresentando aos visitantes uma estrutura que antecedeu Stonehenge: um círculo de pedras construído no mesmo local cerca de 500 anos antes, que, segundo os arqueólogos, era um cemitério.
Stonehenge, Reino Unido - Sputnik Brasil, 1920, 19.01.2022
Sociedade e cotidiano
Arqueólogos descobrem 'Stonehenge espanhol' em terreno onde foi construído castelo (FOTO)
Até agora, os restos mortais de 150 a 200 homens, mulheres e crianças foram encontrados lá. Outra descoberta recente revelou que alguns dos peregrinos que ajudaram a construir Stonehenge ficaram em Durrington Walls, um assentamento próximo que, em seu auge, continha cerca de 1.000 casas temporárias.
Stonehenge foi construído em um momento de drástico declínio e dispersão populacional, disse Mike Parker Pearson, professor da University College London, que fez grandes descobertas relacionadas a Stonehenge, incluindo o assentamento de Durrington Walls.
Segundo ele, haviam poucas aldeias, ou nenhuma, e a sociedade estava "tentando criar um senso de unidade e colaboração entre seus membros", explicou.
Construído no local de um antigo cemitério, Stonehenge foi um "monumento de memória", disse ele, e uma "expressão de unidade que uniu as pessoas na busca de um esforço comum". O problema, disse ele, é que "as pessoas não querem que seja tão simples como uma explicação".
Tambor milenar ao lado de bola de giz e alfinete de osso polido - Sputnik Brasil, 1920, 11.02.2022
Sociedade e cotidiano
Tambor da época de Stonehenge é um dos 'achados mais importantes dos últimos 100 anos' (FOTOS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs