Total de visualizações de página

Leitores online

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Pandemia em Queimadas: os boletins da secretaria de saúde, não mostram os números reais de casos no município


 

O NÚMERO DE CASOS EM ESPANTA GADO É MUITO MAIOR DO QUE O APRESENTADO PELA SECRETARIA DE SAÚDE

A forma como a secretaria de saúde do Queimadas trata o combate a Covid no município, tem falhas e erros, desde o início da pandemia, assim como também o governo do Estado e Federal, Prova disso, foi colapso que os queimadenses enfrentaram no pico da segunda onda da pandemia.

E podemos assinalar aqui dois grandes erros: o primeiro dele é a forma como a secretaria sempre cuidou dos tais decretos, que nunca foram cumpridos como estavam no papel. Além disso, o tratamento dado na sede do município sempre foi de uma forma e nos povoados de outro, como se a doença não se movimentasse por meio dos munícipes. Agora recentemente por exemplo, festas com paredões, cavalgadas e outras tantas bebedeiras, liberadas, espalham o vírus. 

Outra grande mentira é o boletim da prefeitura, que nunca foi preciso desde o início da pandemia, passando uma falsa sensação de que tudo está tranquilo, quando na verdade, a substantificação é altíssima. O papo furado do secretário e sua equipe, além de seus apoiadores, sempre foi alegar, que "NÃO PODE FORÇAR AS PESSOAS A IREM NA SECRETARIA DIZER QUE ESTÃO DOENTES...", ora meu caro secretário, auto lá! Isso é só migué. Acompanhamos desde o início as decisões em Brasilia, desde o Supremo, até o Congresso e agências de vigilâncias e vimos muito bem, que a responsabilidade é da UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS. Ou seja, o poder público, não pode simplesmente lavar as mãos e deixar que o cidadão decida. 

Aqui em Espanta Gado, por exemplo, nunca tivemos o número real de doentes nos boletins da prefeitura. Foi dito no Congresso Nacional, que por exemplo, agentes de saúde, ao saber de pessoas doentes na comunidade, deveriam informar imediatamente a secretaria de saúde, para que ela tomasse as devidas providências, entre elas o isolamento da pessoa e atendimento devido. Outra coisa bem questionável que a prefeitura de Queimadas faz é, ao ser informada a equipe de saúde, sobre um paciente doente, que procura atendimento, mandar essa pessoas esperar 10 dias para poder fazer o teste. Dessa forma, grande parte ao fazer o teste, recebe a afirmação que já está quase o totalmente curado, entrando assim na lista de curados e sem ter sequer passado na lista de casos ativos. Além do mais, esses testes que dizem que a pessoa está curada, são muito questionáveis, pois cada organismo é de um jeito, não sendo o prazo igual para todo mundo. Tem pessoas que fiquem semanas e semanas doentes. 

Assim, além das prefeituras não fazer mais barreiras e testes ou monitoramento, já vimos várias denúncias de pessoas que procuram atendimento e não recebem o teste. Recentemente um senhor e sua espora aqui do povoado, segundo informações, um deles passando mal, ao ser atendido, afirmaram a ele, que já estava curado! ORA, SE O HOMEM TAVA COM SINTOMAS E PASSANDO MAL, COMO ESTAVA CURADO? Deveriam ter critérios mais rígidos ao decretar, quem tá curado ou não.

Os casos vem aumentando no mundo. A pandemia tá longe de tá acabada. Vemos prefeituras como a de NORDESTINA, informar que tá zerado, o mesmo migué que a prefeitura de PONTO NOVO deu há tempos atrás, mas, era tudo engano. Se a Covid tá circulando em todos os municípios da região, é improvável que uma cidade que não está isolada do resto do mundo, não tenham casos no município. Mas, essa pandemia serviu para mostrar a ganância de muita gente, as manipulações e a falta de respeito com a vida humana.

Aqui mesmo, sabe-se de mais de vinte casos de Covid no povoado mas, no boletim, apareceu apenas 7 casos. E sempre foi assim, desde o início da pandemia, a prefeitura de Queimadas, nunca se interessou como deveria de informar corretamente aos munícipes e investigar direito caso a caso, quando a gente vem saber, já aparece o papo furado que já tá é CURADO!

A equipe de vigilância ao saber que alguém tá com suspeita de infecção, tem a obrigação de ir lá, independente se a pessoa procura o não a secretaria e averiguar o cidadão. Fazer teste e exigir o isolamento. 

Notícia do G1 7 HORAS ATRÁS:

Casos de Covid-19 no mundo ultrapassam 200 milhões com disseminação da variante delta

Cerca de 10% de todos os casos do mundo foram contágios no Brasil, onde vive 2,7% da população mundial. EUA são o país com o maior número geral de casos.


CARTA CAPITAL

‘Catástrofe’: governadores emitem alerta ao Ministério da Saúde sobre a variante Delta

Em carta, chefes estaduais expressam preocupação com uma eventual 3ª onda da Covid-19... Leia mais em https://www.cartacapital.com.br/politica/catastrofe-governadores-emitem-alerta-ao-ministerio-da-saude-sobre-a-variante-delta/. O conteúdo de CartaCapital está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Essa defesa é necessária para manter o jornalismo corajoso e transparente de CartaCapital vivo e acessível a todos


REDE BRASIL ATUAL

Fiocruz alerta para risco da variante delta para idosos e crianças

Estudo aponta aumento de internações de idosos após um mês de queda no Rio, estado que teve transmissão comunitária da nova cepa já detectada. Brasil está a um dia de 20 milhões de casos de covid


NOTÍCIAS AGRICULAS

Novos surtos da variante delta mantêm mercados globais em alertas; soja na contramão


Ou seja, a pandemia tá longe de acabar. Não se enganem achando que a vacina vai resolver tudo ou que podem liberar tudo sem ter consequências. Vamos ter mais amor ao próximo e a vida.


Da redação do C7 NOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs