Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 14 de junho de 2024

'Feijão verde': astrônomos descobrem raríssima galáxia ativa

 



Astrônomos da Universidade Estadual do Novo México (NMSU, na sigla em inglês) e de outros países relataram a descoberta de mais uma galáxia de classe rara chamada "feijão verde", informa o artigo publicado no portal de pré-impressão arXiv.

As galáxias do tipo feijão verde são galáxias ativas que emitem um brilho verde devido à intensa radiação emitida pela região que circunda o buraco negro central. Até o momento, apenas 17 dessas galáxias foram identificadas pelo Levantamento Digital do Céu Sloan (SDSS, na sigla em inglês). Os astrônomos supõem que sua ocorrência rara se deve ao fato de que essas fontes podem estar passando por uma fase de curta duração em sua evolução.

O telescópio VLA identificou uma fonte de rádio estendida designada RGZ J123300.2+060325. Ele possui um desvio para o vermelho de aproximadamente 0,3 que corresponde a uma distância de mais de três bilhões de anos-luz. Novas observações confirmaram que essa fonte é uma galáxia deste tipo chamada RGB1.

Uma impressão artística do Pulsar - uma estrela de nêutrons densa e girando rapidamente enviando ondas de rádio para o cosmos - Sputnik Brasil, 1920, 10.06.2024

Ciência e sociedade
'Nunca detectado antes': astrônomos descobrem no espaço um estranho sinal de rádio


Devido à sua extrema raridade, em média há apenas uma dessas galáxias em um cubo de 1,3 bilhão de anos-luz de diâmetro.
As observações também identificaram várias nuvens separadas em torno de RGB1 a uma distância de 123.000 anos-luz do núcleo, sugerindo uma redução na radiação ionizante nos últimos 150.000 anos. A origem de RGB1 permanece incerta e requer mais observações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs