A hidroxicloroquina não tem efeito no tratamento da COVID-19 e seu uso deve ser abandonado com "urgência", disse nesta sexta-feira (17) a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Os infectologistas que assinam a nota dizem que novos estudos indicam a ineficácia do medicamento no tratamento de qualquer fase da doença, inclusive na prevenção.
A entidade cita "dois estudos clínicos robustos", publicados em "revistas médicas prestigiosas" nesta quinta-feira (16), para justificar o alerta, segundo publicado pelo portal G1. As pesquisam indicam que a hidroxicloroquina não é eficaz no combate ao coronavírus e ainda traz complicações para os pacientes.
"Com essas evidências científicas, a SBI acompanha a orientação que está sendo dada por todas as sociedades médicas científicas dos países desenvolvidos e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a hidroxicloroquina deve ser abandonada em qualquer fase do tratamento da COVID-19", diz a SBI.
Mesmo sem ter uso recomendado pela ciência e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente Jair Bolsonaro vem defendendo o uso da droga.
O presidente, que divulgou estar com COVID-19, disse que utilizou o medicamento em seu tratamento. Em transmissões em redes sociais, ele chegou a segurar uma embalagem da droga e elogiou a cloroquina para combater a doença, mesmo admitindo que não existe comprovação científica de sua eficácia.
'Não gastando dinheiro público'
Após a saída de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich do Ministério da Saúde, a pasta passou a promover o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da COVID-19, inclusive na fase inicial da doença, o que foi oficializado com publicação de portaria orientada ao Sistema Único de Saúde.
A SBI, por sua vez, pede que Ministério da Saúde, estados e municípios reavaliem suas orientações, "não gastando dinheiro público em tratamentos que são comprovadamente ineficazes e que podem causar efeitos colaterais".
A organização cobrou o uso de recursos financeiros, tecnológicos e humanos em tratamentos comprovadamente eficazes e seguros para pacientes com coronavírus.
- ...
- Um duplo homicídio e uma tentativa foram registrados na noite desta quinta-feira santa, 09, no Povoado Santa Rosa, município de Conceiç...
- Apenas 19 anos de idade, mas que não significa menos experiente, estamos falando de Nathy Gregório. A paulistana que afirma ter começado...
- “Homem de 33 que matou menina de 17 confundiu paixão com amor”: temos apologista da pedofilia no MECPublicado por Nathalí Macedo /DCM Uma zapeada no canal no YouTube do novo Ministro da Educação do Governo Bolsonaro, o pastor M...
- O telescópio Hubble, que em breve deverá ser substituído pela NASA, fez uma nova descoberta, encontrando uma galáxia com aspecto dif...
- Guarnições da Polícia de Choque da Bahia, Rondesp, Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) e Operação Águia Após diversos conf...
Nenhum comentário:
Postar um comentário