Total de visualizações de página

Leitores online

sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Sonda 'suicida' DART da NASA envia suas primeiras IMAGENS do espaço

 



O objetivo da sonda é colidir com o asteroide Didymos e desviá-lo para avaliar se é um método eficaz para proteger a Terra de possíveis ameaças cósmicas.

A sonda DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) da NASA, cuja missão é colidir com um asteroide para desviá-lo e avaliar se é um método eficaz para proteger a Terra de ameaças potenciais, enviou suas primeiras imagens do espaço, informou a agência espacial.
As fotos foram capturadas no dia 7 de dezembro por meio do único instrumento que a nave carrega, uma câmera telescópica de alta resolução chamada DRACO (sigla em inglês para Câmera para Navegação Ótica e Reconhecimento do Asteroide Didymos). O objetivo, além de registrar o asteroide Didymos e a colisão, é ajudar o sistema de orientação autônomo da DART a conduzir a sonda em direção ao seu impacto final.

"Tirada a cerca de dois milhões de milhas [cerca de 3,2 milhões de quilômetros ou 11 segundos-luz] da Terra, muito perto, astronomicamente falando, a imagem mostra cerca de uma dezena de estrelas claras e nítidas contra o fundo preto do espaço, próximo de onde as constelações de Perseu, Áries e Touro se cruzam", descreveu a NASA.


Depois de abrir a porta circular para seu imageador telescópico, o DART da NASA capturou esta imagem de cerca de uma dúzia de estrelas perto de onde as constelações de Perseu, Áries e Touro se cruzam - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2021
Depois de abrir a porta circular para seu imageador telescópico, o DART da NASA capturou esta imagem de cerca de uma dúzia de estrelas perto de onde as constelações de Perseu, Áries e Touro se cruzam
Graças aos corpos de luz detectados nas imagens, a equipe de navegação, do Laboratório de Propulsão a Jato da Califórnia, pôde determinar em detalhes como a DART estava orientada e como apontar sua câmera. Com essas medições, o aparelho poderia ser movido com mais precisão para focar a DRACO em objetos de interesse.
A câmera DRACO do DART capturou e retornou esta imagem das estrelas em Messier 38, ou Starfish Cluster, que fica a cerca de 4.200 anos-luz de distância - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2021
A câmera DRACO do DART capturou e retornou esta imagem das estrelas em Messier 38, ou Starfish Cluster, que fica a cerca de 4.200 anos-luz de distância
A missão, lançada no final de novembro deste ano, está programada para chegar ao asteroide Didymos em 26 de setembro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs